http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Abujamra (Wikipedia)
- Antônio Abujamra (Ourinhos, 15 de setembro de 1932 - São Paulo, 28 de abril de 2015) foi um diretor de teatro, ator e apresentador brasileiro.
- Antônio Abujamra era conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Começou no teatro amador, na peça Assim é se lhe parece, atuando no Teatro Universitário de Porto Alegre.Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi e, como ator, teve atuação destacada.
- No início da década de 1980, engaja-se na recuperação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com destaque para as obras “Os Órfãos de Jânio”, de Millôr Fernandes, e “Hamletto”, de Giovanni Testori, sendo esta última dirigida por ele no TBC e em Nova York, para o Theatre for the New City.
- Em 1998, esteve em Monte Carlo, principado de Mônaco, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin, no júri do Festival Mundial de Televisão, como único latino-americano convidado.
- Era pai do também ator e músico André Abujamra. As atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra são suas sobrinhas.
- Antônio Abujamra foi quem levou o ator Othon Bastos para a televisão, depois do grande sucesso do ator ao interpretar Corisco no filme Deus e o diabo na terra do sol de Glauber Rocha.Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, no ar desde 6 de agosto de 2000, onde adotou um estilo audacioso de fazer entrevistas.O programa era exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30. O último programa foi exibido no dia 21 de abril, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado.
Antônio Abujamra - Entrevista Viviane Mosé
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui