Vampyrum spectrum, também conhecido por morcego-espectral, carcará-da-amazônia, e entre os nativos por andirá-guaçu, é uma espécie de morcego carnívoro. O animal tem também aparecido na imprensa brasileira com o nome de morcego-fantasma-grande.
Alimenta-se de pequenos vertebrados, pondendo pesar até 230 g e ter até 1 metro de envergadura.É a maior espécie de morcego das Américas e também é o maior representante dos Microchiroptera. No Brasil, sua ocorrência foi registrada na região amazônica e do Pantanal sul; apesar do nome, este morcego é carnívoro, e não hematófago, e portanto sem relação ao vampiro.
Os animais dessa espécie são monogâmicos e, ao contrário da espécie proximamente relacionada Chrotopterus auritus, não ingere materia vegetal, sendo estritamente carnívoro. Recentemente, a espécie foi registrada para o estado do Mato Grosso do Sul, sendo este o registro mais ao sul desse morcego.
Oleksandr Oleksandrovych Usyk (ucraniano: Олександр Олександрович Усик) é um boxeador profissional ucraniano que detém o título dos pesos pesados juniores da WBO desde 2016. A partir de maio de 2017, ele é classificado como o melhor do mundo na divisão pela revista The Ring, a International Transnational Boxing Rankings Board , E BoxRec. Como amador, Usyk ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2012, bem como bronze e ouro nos Campeonatos Mundiais de 2009 e 2011, respectivamente, tudo na divisão de pesos pesados.
Usyk nasceu em Simferopol, Oblast da Crimeia. Até os 15 anos de idade, ele costumava jogar futebol de associação e foi treinado na escola de esportes especializadas SC Tavriya Simferopol (academia de futebol do clube). Em 2002 Usyk mudou para boxe. Ele é formado pela Lviv State University of Physical Culture.
No Campeonato Europeu de 2006, ele venceu suas três primeiras partidas contra oponentes pouco conhecidos, na semifinal ele foi superado pela estrela russa Matvey Korobov.
Ele então se mudou para o peso-leve mais tarde e ganhou a Copa Strandja em 2008.
Em fevereiro de 2008, ele mudou outra classe de peso e foi enviado ao qualificador olímpico em Roseto degli Abruzzi, substituindo o campeão europeu Denys Poyatsyka. Lá ele derrotou a classe mundial Azeri Elchin Alizade e Daniel Price.
Em Pequim, ele bateu facilmente o internacional de classe local Yushan Nijiati (23: 4), mas encontrou o campeão mundial Clemente Russo e perdeu (4: 7).
Ele caiu para pesado e capturou os Campeonatos Europeus de 2008, mas mais tarde voltou a subir.
No Campeonato Mundial de Boxe Amador 2011 ele venceu Artur Beterbiev e Teymur Mammadov para ganhar o título de Heavyweight e se qualificar para as Olimpíadas.
Nos Jogos Olímpicos de 2012 (resultados) em Londres, Usyk ganhou a medalha de ouro, batendo Artur Beterbiev, Tervel Pulev e Clemente Russo da Itália, superando-o por 6-3 na Ronda 3.
Usyk tornou-se pro no final de 2013 aos 26 anos e assinou um acordo promocional com as Promoções K2 dos irmãos Klitschko, lutando na divisão Cruiserweight.
Em 9 de novembro de 2013, Usyk fez sua estréia profissional ao derrotar o lutador mexicano Felipe Romero por nocaute na quinta rodada. No mês seguinte, ele parou o Epifanio Mendoza de 38 anos em quatro rodadas. Em sua terceira luta profissional em abril de 2014, Usyk fez sua estréia na Alemanha no cartaz de Klitschko-Leapai na Arena Koenig Pilsener derrotando Ben Nsafoah por nocaute na terceira rodada. Um mês depois, Usyk voltou para casa e eliminou Cesar David Crenz em Rodada 4, tendo derrubado ele na rodada 3 também.
Carlotta Mercedes McCambridge (16 de Março de 1916 – 2 de Março de 2004) foi uma atriz norte-americana. É conhecida por ter dublado a voz do demônio Pazuzu no filme O Exorcista, de 1973. Ganhou um Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1950 por seu papel em All the King's Men (br: A grande ilusão / pt: A corrupção do poder).
"Mercy" McCambridge nasceu em Joliet (Illinois) de pais imigrantes irlandeses e católicos; posteriormente dizia ter nascido em 17 de Março de 1918, o que era falso.
McCambridge começou sua carreira como intérprete de radio na década de 1940, trabalhando ao mesmo tempo em espetáculos na Broadway. Sua arrancada em Hollywood aconteceu quando foi escalada para contracenar com o ator Broderick Crawford no filme All the King's Men de 1949. McCambridge cimentou seu prestígio vencendo o Oscar de melhor atriz coadjuvante de 1950 por seu papel no filme, que também ganhou o prêmio de Melhor Filme do Ano. McCambridge ganhou ainda o troféu Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e de Revelação Feminina pelo mesmo filme.
Em 1954, McCambridge co-estrela com Joan Crawford e Sterling Hayden o filme de faroeste, Johnny Guitar, hoje um clássico cult. McCambridge e Hayden publicamente declararam sua aversão por Crawford, com McCambridge rotulando Crawford de "a bad egg (um ovo podre)." O elenco ainda incluia uma cara nova, apesar de seus quase 40 anos: um certo ator chamado Ernest Borgnine.
Seu desempenho em Johnny Guitar levou-a a co-estrelar com Burt Lancaster e Walter Matthau o filme The Kentuckian, no qual interpreta, mais uma vez, uma mulher de más intenções".
Destacou-se ainda por seu trabalho no filme Giant (br: Assim Caminha a Humanidade / pt: O Gigante) de 1956, de George Stevens, onde interpreta a irmã mais velha de Rock Hudson, Luz Benedict.
McCambridge também é bastante conhecida por ter dublado a voz demoníaca da personagem possuída, interpretada pela atriz Linda Blair, no filme O Exorcista de 1973. McCambridge, no entanto, não foi originalmente creditada pela voz na primeira release do filme, provavelmente para acentuar sua mítica inicial. McCambridge posteriormente veio a público em uma disputa com o criador do filme William Friedkin e a Warner Bros. por sua exclusão dos créditos e, com uma ajuda do Screen Actors Guild, teve seu trabalho incluído nas futuras releases da obra.
McCambridge possui duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood: uma por seus trabalhos no cinema (localizada à altura do nº 1722 da Vine Street), e outra por seus trabalhos em televisão (localizada à altura do nº 6243 da Hollywood Boulevard).
Desde o início da década de 1980, Mercedes McCambridge começou a desfrutar de uma gradativa aposentadoria, interrompida por aparições em eventos especiais. Compareceu à 70ª cerimônia de entrega dos Oscars, em 1998, sendo homenageada em conjunto com outros vencedores do prêmio no decorrer desses 70 anos. Também apareceu no programa em homenagem aos 30 anos do filme O Exorcista, em 2003, discutindo seu papel.
McCambridge contou a história de sua vida no livro The Quality of Mercy: An Autobiography (publicado pela Times Books c1981; ISBN 0812909453). O título faz uso de seu apelido quando criança.
Mercedes McCambridge (Voice of the demon)
The Exorcist
Para ver a tradução do vídeo basta clicar em: 1- Configurações do próprio vídeo 2 - Legendas/CC 3 - Inglês (Gerada automaticamente) 4 - Traduzir automaticamente 5 - Escolha o idioma que você quer (Português) 6 - Click na configuração do vídeo para fechar e pronto
Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch (Newark, 16 de março de 1926 - Las Vegas, 20 de agosto de 2017), foi um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano.
Tornou-se famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.
Em fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do vídeo assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje).Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois.
Joseph Levitch nasceu em Newark, Nova Jersey, numa família de judeus russos. Seu pai, Daniel Levitch, era mestre de Cerimônias e ator de vaudeville, e usava o nome Danny Lewis como nome artístico.Sua mãe, Rachel "Rae" Brodsky, era pianista de uma rádio.
Lewis começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, em que consistia em dublar canções em um fonógrafo. Primeiramente, ele iria usar como nome artístico o nome "Joey Lewis", mas depois acabou mudando para "Jerry Lewis" para evitar confusões com o nome de outro comediante, Joe E. Lewis, e com o do campeão de boxe, Joe Louis.Ele se formou na Irvington High School em Irvington na Nova Jersey.
Lewis inicialmente ganhou fama com o cantor Dean Martin, em que este fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis. Os dois se distinguiam em relação a outras duplas dos anos 40, por se interagirem um com o outro durante as apresentações ao invés de seguir um roteiro. No final da década de 40, eles já eram conhecidos nacionalmente, primeiro por suas apresentações em casa de shows, segundo por terem seu próprio programa de rádio, depois por fazerem aparições na televisão (principalmente no programa The Colgate Comedy Hour) e por último, por protagonizarem filmes pela Paramount Pictures, que eram um sucesso atrás do outro.
A partir dos anos 50, os papéis de Dean Martin começaram a ser passados para trás, fazendo com que a relação da dupla começasse a esfriar. A desconsideração de Martin pelo trabalho veio a tona em 1954, quando a revista Look Magazine publicou como capa de sua revista a foto da dupla mas, com a parte de Martin rasgada. A dupla se desintegrou em 25 de julho de 1956. Com a popularidade da dupla, a DC Comics publicaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a ser publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal. Ao decorrer dessa última série, Lewis às vezes se encontrava com Superman, Batman e com outros heróis e vilões da DC Comics. Essa experiência inspirou a Filmation a produzir, em 1970, uma série de desenhos animados (Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?) com Jerry Lewis como o único personagem inspirado na realidade ao lado de outros personagens fictícios.
Dean Martin e Jerry Lewis continuaram a fazer sucesso em suas respectivas carreiras solo, mas ao passar dos anos, nenhum deles comentava sobre os motivos da desintegração da dupla ou que queriam uma reunião. A última vez que os dois seriam vistos juntos em público foi em 1976, no programa beneficente de Lewis, o Jerry Lewis MDA Telethon. A reunião foi feita de surpresa, planejada por Frank Sinatra. No livro de Lewis, Dean & Me: A Love Story, publicado em 2005, onde Lewis conta a sua amizade com Martin. A dupla finalmente se reconciliou, em 1987, após a morte do filho de Martin, Dean Paul Martin e se reuniram novamente em Las Vegas, quando Sinatra fez uma surpresa para Jerry em seu aniversário, apresentando na ocasião uma participação de Dean Martin. Martin morreu em 1995.
Depois da separação da dupla, Lewis continuou na Paramount e se tornou um artista top com o seu primeiro filme solo, The Delicate Delinquent, de 1957. Também manteve uma parceria com o diretor Frank Tashlin, que trabalhava com a série de desenhos Looney Tunes da Warner. Lewis partiu para um novo tipo de comédia nos filmes de Tashlin. Os dois fizeram mais cinco filmes juntos, incluindo uma participação especial de Lewis em Li'l Abner de 1959. Lewis quis mostrar que também sabia cantar, lançando o álbum Just Sings em 1957. No álbum incluia os hits "Rock-a-Bye Your Baby with a Dixie Melody" (canção associada com Al Jonson e mais tarde re-popularizada por Judy Garland) e "It All Depends on You".
Os filmes The Delicate Delinquent, Rock-a-Bye Baby e The Geisha Boy, produzidos por Hal B. Wallis, não agradou Lewis em relação a comédia, pois não fazia o seu tipo. Em 1960, Lewis terminou seu contrato com Wallis com o filme Visit to a Small Planet, e partiu para a produção com o filme Cinderfella. Cinderfella foi lançado no Natal de 1960, a pedido do próprio Lewis, e a Paramount, querendo um filme para o mês de julho de qualquer jeito, mandou Lewis fazer mais um filme. Foi aí que Lewis estreou na direção com The Bellboy. Esse filme teve o Fontainebleu Hotel de Miami como cenário, pouco orçamento, curto ou quase nenhum roteiro e gravação feita às pressas, com Lewis trabalhando com o filme de dia e fazendo suas apresentações por lá mesmo à noite. Bill Richmond o ajudou com o roteiro e durante as filmagens, Lewis usou a técnica em usar câmeras e circuitos monitores, o que ajudava em poder rever a suas cenas após de terem sido gravadas.
A Iberia - Líneas Aéreas de España, também conhecida apenas como Iberia, é a companhia aérea nacional da Espanha, com sede em Madrid. As suas principais bases são os aeroportos internacionais de Madrid e Barcelona. É integrante da aliança comercial Oneworld, a terceira maior do mundo.
A companhia aérea espanhola Iberia foi fundada como companhia aerea de transporte em 28 de junho de 1927, pertencendo em 51% ao Estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere alemã Lufthansa. A Iberia foi constituída por pequenas companhias aéreas espanholas, obrigadas a fundir-se por ordem do governo espanhol, sucedendo assim à Concesionaria de Líneas Aéreas Subvencionadas e as Líneas Aéreas Postales Españolas, anteriores transportadoras locais. A frota da Iberia era na altura constituída maioritariamente por aparelhos Junkers, dada a influência da Lufthansa.
No início a Iberia fazia apenas voos domésticos ou internacionais com destino e chegada a Espanha, mas em 1941 começou a fazer carreiras internacionais. No entanto, o desenrolar da Segunda Guerra Mundial levou a que essa expansão fosse adiada. No pós-guerra a Iberia aproveitou a frota de Douglas C-47 militares abandonados pelos norte-americanos para os adaptar ao transporte de passageiros, usando-os paralelamente aos Junkers.
Em 1946 a Iberia comprou alguns Douglas DC-4, que lhe permitiram começar a fazer voos internacionais, começando por Roma e Londres. Os DC-4 também começaram a ser utilizados nas rotas que tinham por destino a América Central, tendo sido ainda nesse ano a primeira companhia europeia a fazer a ligação entre a Europa e a América do Sul. Em 1954 a Ibéria inaugurou uma carreira para Nova Iorque, nos EUA, recorrendo para isso a aparelhos Lockheed Constellation. Os aviões a jacto surgiram na Iberia em 1961, com a compra de uma frota de aparelhos DC-8
Em 1991 a Iberia foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelização de clientes, o Iberia Plus. Dois anos depois adquiriu vinte por cento da companhia Aerolineas Argentinas, tendo subido a sua participação em 1995 para 85 por cento. No entanto, em finais da década de 1990 vendeu a transportadora argentina. De qualquer forma manteve interesses nesta companhia, assim como na Royal Air Maroc, Viva Air e Ladeco.
Em 2001 a Iberia tornou-se uma empresa completamente privada e actualmente é uma das cinco maiores linhas aéreas europeias, dominando as rotas da Europa para a América Latina. Oferece 119 destinos em 43 países, que fazem cerca de mil voos diários. Em 2006, a Iberia criou a sua primeira companhia low-cost, a Clickair, oferecendo voos principalmente a partir de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto.
Anunciou fusão com a British Airways para formar a International Airlines Group. Séra o terceiro maior grupo de aviação da Europa só ficando atrás da Air France/KLM e do Lufthansa Group. Em 8 de abril de 2010, a companhia aérea formalizou a união com British Airways.
Paulo Ricardo Campos Silvino, (Rio de Janeiro, 27 de julho de 1939 - Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2017) foi um humorista , compositor e ator brasileiro.
Filho de Silvino Netto e Naja Silvino, não tardou a despontar para a carreira artística. Com 20 anos, ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Durval Ferreira e Eumir Deodato, lançou o LP Nova Geração em Ritmo de Samba, compondo e interpretando com sua voz abaritonada a maioria das canções, ainda sob o nome de Silvino Júnior.
Durante as décadas de 1960 e 1970, ampliou sua produção musical e teatral, escrevendo e atuando em peças e filmes. Passa pelas extintas TV Tupi, TV Continental, TV Rio e TV Excelsior.
Estreou na TV Globo em 1967, em TV Ó – Canal Zero e ganha dois prêmios como o melhor comediante de televisão do ano. Desde então, apresentou e foi destaque em diversos programas de humor da TV Globo: Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo e Brasil Pandeiro. Em 1988, comandou inúmeras vezes o Cassino do Chacrinha, substituindo o Velho Guerreiro.
Esteve no SBT de 1989 a 1992, onde atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, com Ronald Golias. Participou da Escolinha do Professor Raymundo (1993 – 1995), na Globo, e da Escolinha do Barulho (1999), na TV Record.
De volta à Rede Globo, participa do programa Zorra Total, onde já fez muitos personagens mas agora interpreta o mulherengo Alceu.
Seu humor é fortemente baseado em bordões e piadas de duplo sentido. É, portanto, típico daquele que fez escola nos programas no qual atuou nos anos 60 e 70. São memoráveis o bordão do policial Fonseca, em quadro no qual contracenava com Jô Soares ("Guenta, doutor, ele gueeeeenta!!"), e, do porteiro Severino ("isso é uma tremenda bichona, seu diretor" e "Cara, crachá! Cara, crachá!"). O ator busca a piada simples, mas de gosto popular, ao criar seus tipos, popularizando assim os bordões de seus personagens.
No cinema, participou de Um Edifício Chamado 200 (1973), Com a Cama na Cabeça (1973, autor do argumento), O Rei da Pilantragem (1968), Minha Sogra É da Policia (1958) e Sherlock de Araque (1957)
Paulo Silvino tem três filhos: Flávio Silvino, João Paulo Silvino e Isabela Silvino. Após gravar seu primeiro LP e atuar em algumas novelas da TV Globo, Flávio Silvino teve sua carreira parcialmente interrompida em 2 de novembro de 1993 ao sofrer um grave acidente de carro que lhe causou danos cerebrais ao deixá-lo em coma durante 3 meses e meio.
Paulo Silvino continua fazia parte do elenco de Zorra Total com seu personagem Severino, que participava do Strip Trem Quiz, e o Senador (Eu quero é mamar!!!). Com a mudança no Zorra Total, Silvino integra o novo elenco do programa que tem pelo nome de Zorra apenas. Em 2017, deixa o programa.
O ator descobriu em julho de 2016 que tinha um endocarcinoma (câncer de estomago). Foi operado com sucesso total pelo cirurgião oncologista Dr. Leonaldson Castro e desde o início de setembro, o humorista faz sessões de quimioterapia pra limpar de uma vez o sangue. "Só faltam quatro sessões e Paulo Silvino está ótimo ! A intenção é voltar logo para a telinha mas antes disso estará lançando em março de 2017 seu livro-vídeo "AS AVENTURAS DO PAPACETA". "Quero morrer na ativa, trabalhando na minha querida TV Globo", contou à revista. Paulo Silvino está na emissora desde 1966. Nestes 50 anos de casa, já participou de diversos humorísticos, como "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo", apresentou o programa de auditório "Porque Hoje é Sábado", foi redator do "Domingão do Faustão" e chegou a narrar uma novela, "O Pulo do Gato".
Faleceu em 17 de agosto de 2017, no Rio de Janeiro, vítima das complicações do câncer.