https://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Dean_Stanton (Wikipedia)
- Harry Dean Stanton (14 de julho de 1926 - 15 de setembro de 2017) era um ator americano, músico e cantor.
- Em uma carreira que durou mais de seis décadas, Stanton fez aparições notáveis nos filmes Cool Hand Luke (1967), Kelly's Heroes (1970), Dillinger (1973), The Godfather Part II (1974), Alien (1979), Escape from Nova Iorque (1981), Christine (1983), Repo Man (1984), Paris, Texas (1984), Pretty in Pink (1986), The Last Temptation of Christ (1988), Wild at Heart (1990), The Straight Story (1999), The Green Mile (1999), Alpha Dog (2006), Inland Empire (2006) e Lucky (2017), e teve papéis menores em muitos outros.
- Stanton nasceu em West Irvine, Kentucky, para Ersel (née Moberly), um cozinheiro e Sheridan Harry Stanton, fazendeiro de tabaco e barbeiro. Seus pais se divorciaram quando Stanton estava no colégio; ambos voltaram a casar.
- Stanton teve dois irmãos mais novos, Archie e Ralph, e um meio-irmão mais novo, Stan. Sua família tinha um histórico musical. Stanton freqüentou Lafayette High School e a Universidade do Kentucky em Lexington, onde atuou no Teatro Guignol sob a direção do diretor de teatro britânico Wallace Briggs e estudou jornalismo e artes de rádio. "Eu poderia ter sido um escritor", disse ele a um entrevistador para um documentário de 2011, Harry Dean Stanton: Crossing Mulholland, no qual ele canta e toca a harmônica. "Eu tinha que decidir se queria ser um cantor ou um ator. Eu sempre estava cantando. Achei que se eu pudesse ser um ator, eu poderia fazer tudo". Briggs encorajou-o a deixar a universidade e se tornar um ator. Ele estudou no Pasadena Playhouse em Pasadena, Califórnia, onde seus colegas de classe incluíam seus amigos, Tyler MacDuff e Dana Andrews.
- Durante a Segunda Guerra Mundial, Stanton serviu na Marinha dos Estados Unidos, incluindo um período como cozinheiro a bordo do Tanque de Navios de Aterragem USS LST-970 durante a Batalha de Okinawa.
- Stanton apareceu em filmes de indie e cult (Two-Lane Blacktop, Cockfighter, Escape from New York, Repo Man), bem como muitas produções de Hollywood, incluindo Cool Hand Luke, The Godfather Part II, Alien, Red Dawn, Alpha Dog, Pretty in Pink, Christine de Stephen King e The Green Mile. Ele era um ator favorito dos diretores Sam Peckinpah, John Milius, David Lynch e Monte Hellman, e também eram amigos íntimos de Francis Ford Coppola e Jack Nicholson. Ele foi o melhor homem no casamento de Nicholson em 1962.
- Ele fez sua primeira aparição em televisão em 1954 no Inner Sanctum e fez sua estréia no cinema três anos depois no Western Tomahawk Trail. Ele apareceu (sem créditos) como um homem BARRADO queixa no início do filme Gregory Peck, Pork Chop Hill, em 1959 . Ele teve uma parte muito pequena em How the West Was Won como uma das gangues de Charlie Gant (Eli Wallach), e seguiu isso com um papel menor como um beatnik de recitação de poesia no filme de Danny Kaye The Man from the Diner's Club em 1963. No início de sua carreira, ele tomou o nome de Dean Stanton para evitar confusão com o ator Harry Stanton.
- Sua parte inovadora veio com o papel principal em Wim Wenders 'Paris, Texas (1984). O dramaturgo Sam Shepard, que escreveu o roteiro do filme, viu Stanton em um bar em Santa Fe, no Novo México, em 1983, enquanto ambos estavam participando de um festival de cinema naquela cidade. Os dois entraram em conversação. "Eu estava dizendo que estava cansada dos papéis que eu estava jogando", lembrou Stanton em uma entrevista de 1986. "Eu disse a ele que queria jogar algo de beleza ou sensibilidade. Eu não tinha idéia de que ele estava me considerando por liderar em seu filme." Pouco tempo depois, Shepard o telefonou para Los Angeles para oferecer a Stanton a parte do protagonista, Travis ", um papel que exigia que o ator permaneça em grande parte silencioso ... como uma alma perdida e quebrada tentando reconstruir sua vida e reunir-se com sua família afastada depois de desaparecer anos antes".
Entrevista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui