terça-feira, 30 de abril de 2019

LUTO: JOHN SINGLETON

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Singleton (Wikipedia)


  • John Daniel Singleton (6 de janeiro de 1968 - 29 de abril de 2019) foi um diretor de cinema, roteirista e produtor americano mais conhecido por dirigir Boyz in the Hood (1991), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, tornando-se aos 24 anos, a primeira pessoa afro-americana e mais jovem a ser nomeada para esse prêmio. (1993), Higher Learning (1995) e Baby Boy (2001), consideram as implicações da violência urbana. Também dirigiu o drama Rosewood (1997) e os filmes de ação Shaft (2000), 2 Fast 2 Furious (2003) e Four Brothers (2005). Ele co-criou o drama policial de televisão Snowfall.
  • Singleton nasceu em Los Angeles, filho de Sheila Ward-Johnson, executiva de vendas de uma empresa farmacêutica, e Danny Singleton, agente imobiliário, corretor de hipotecas e planejador financeiro. Ele freqüentou a Blair High School, o Pasadena City College e a Escola de Artes Cinematográficas da USC. Ele se formou na USC em 1990 e foi membro da fraternidade Kappa Alpha Psi.
  • Singleton pensava em cursar ciência da computação, mas se matriculou no programa de escrita cinematográfica da USC sob Margaret Mehring. O programa foi projetado para levar os alunos diretamente para o sistema de Hollywood como um escritor / diretor proficiente. Eu citei o filme original de Star Wars como uma de suas influências mais fortes, e o trabalho de Steven Spielberg como fonte de inspiração.
  • A estréia no cinema de Singleton, Boyz n the Hood (1991), um drama da cidade estrelada por Cuba Gooding Jr., Angela Bassett, Ice Cube e Laurence Fishburne, foi um sucesso crítico e comercial. Por seus esforços, Singleton recebeu indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor. Aos 24 anos, ele foi a pessoa mais jovem a ser indicada como melhor diretora e a primeira afro-americana a ser indicada ao prêmio. (Quatro outros - Lee Daniels, Barry Jenkins, Jordan Peele, e Spike Lee -. Foram nomeados desde então) O filme, desde então, alcançou status de clássico e, em 2002, os Estados Unidos Biblioteca do Congresso considerou o filme "culturalmente significativa" e selecionou para preservação no National Film Registry.
  • Sua capacidade de direção levou ao clipe de "Remember the Time", dirigido por VFX, para Michael Jackson, que contava com Eddie Murphy, Iman e Magic Johnson. Seus próximos filmes foram Poetic Justice (1993) e Higher Learning (1995), que eram similarmente socialmente. consciente e recebido misturado a comentários positivos.
  • O filme Rosewood (1997), drama histórico de Singleton sobre violência racial, foi celebrado no 47º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Tanto este filme quanto Baby Boy (2001) receberam críticas muito positivas e ajudaram a estabelecer a reputação crítica de Singleton. Além disso, sua adaptação de Shaft (2000), estrelado por Samuel L. Jackson no papel-título, teve sucesso de forma crítica e comercial.
  • Singleton mais tarde se voltou para dirigir filmes de ação, como 2 Fast 2 Furious (2003) e Four Brothers (2005), que receberam críticas mistas. Em 2005, Singleton juntou-se a Craig Brewer e financiou o filme independente Hustle and Flow, uma vez que ficou claro que a maioria dos demais apoiadores não o liberariam para o lançamento.
  • Foi anunciado em 2013 que Singleton foi anexado como diretor de um filme da biografia de Tupac Shakur. Em 3 de abril de 2015, Singleton informou que a produção foi suspensa. Quatro dias depois, foi anunciado que após divergências criativas com a Morgan Creek Productions, Singleton havia deixado o cargo de diretor e foi substituído por Carl Franklin.Singleton também declarou que ele era planejando fazer um filme concorrente sobre o Tupac.
R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui