Doroteo Gerardo N. Alanguilan, Jr. (20 de janeiro de 1968 - 21 de dezembro de 2019), também conhecido nas Filipinas por seu pseudônimo Komikero, era um artista e escritor filipino de quadrinhos de San Pablo, Laguna. Ele foi uma figura importante no renascimento das histórias em quadrinhos das Filipinas nos anos 90 e início dos anos 2000, e é conhecido internacionalmente por seus romances gráficos Wasted e Elmer e por sua tinta em quadrinhos de super-heróis americanos como Wetworks, X-Men, Superman: Birthright, Wolverine e Quarteto Fantástico.
Muitos dos títulos de Alanguilan ocorrem nas Filipinas ou apresentam personagens filipinos, como Elmer, Johnny Balbona, Humanis Rex! E Timawa. Ele incorporou elementos de comentário social em seu trabalho, especialmente Elmer, que satiriza o racismo. O protagonista da série de quadrinhos de Whilce Portacio e Brian Haberlin, Stone, Gerry Alan, recebeu seu nome.
Gerry Alanguilan nasceu na cidade de San Pablo, Laguna, nas Filipinas. Segundo o folclore da família, seu sobrenome era San Gabriel e eles remontam ao bairro / barangay de Sta. Catalina, agora parte da cidade de San Pablo e conhecida como "Sandig" antes da conquista espanhola. O sobrenome deles mudou supostamente porque uma bruxa lançou uma maldição que os tornaria destituídos por sete gerações. Alanguilan mais tarde usaria esse conto como base para sua história San Dig 1944 na antologia Siglo: Freedom. A palavra "alanguilan" é em si mesma o nome tagalog de Cananga odorata, uma árvore que flui agora mais conhecida pela variante espanhola de seu nome, "Ylang-ylang".
Quando criança, ele possuía uma galinha chamada Solano, que mais tarde se tornaria a inspiração para sua graphic novel Elmer.
Alanguilan estudou para se tornar um arquiteto, mas transformou seu hobby de ilustração em quadrinhos em uma carreira para estar com sua então namorada. No começo, grande parte do trabalho de Alanguilan em quadrinhos era sobre títulos convencionais de super-heróis americanos. Seu primeiro quadrinho auto-escrito foi Wasted, originalmente destinado apenas a leitura de seus amigos, e mais tarde ficou envergonhado pelas grandes quantidades de violência e palavrões nele. Eventualmente, ele publicou Wasted nas Filipinas, e a partir daí sua popularidade se espalhou pelos Estados Unidos, onde foi elogiado por Warren Ellis, e o estabeleceu como um criador de quadrinhos independente.
Depois de desperdiçado, Alanguilan criou vários outros títulos que foram publicados em várias publicações filipinas, como Johnny Balbona, Humanis Rex !, Elmer, Timawa e Where Bold Stars to Die. Ele também contribuiu com antologias como Siglo: Freedom, Siglo: Passion e Filipino Komiks, todos publicados nas Filipinas. Seus títulos criados por si mesmos atraíram fãs, incluindo os criadores de quadrinhos Neil Gaiman e Warren Ellis. Alanguilan citou Barry Windsor-Smith, Alfredo Alcala, Frank Miller, Katsuhiro Otomo e Alan Moore como influências criativas, em particular a reinterpretação de Marvelman nos anos 80 de Moore.
Nos Estados Unidos, ele ficou conhecido como um pintor de títulos como Wetworks, X-Men, Superman: Birthright, Wolverine, High Roads, Quarteto Fantástico e Silent Dragon, às vezes trabalhando ao lado de outros criadores de quadrinhos filipinos, Leinil Francis Yu e Whilce Portacio.
Em 2007, Alanguilan criou um webcomic autobiográfico de fatia da vida chamado Crest Hut Butt Shop, com base em um minicomic anterior com o mesmo nome.
Depois de um longo período sabático dos quadrinhos, Alanguilan fez uma parceria novamente com Leinil Yu em 2012 na arte dos Supercrooks de Mark Millar.
Marie Fredriksson (Össjö, 30 de maio de 1958 — Danderyd, 9 de dezembro de 2019) foi uma cantora e compositora sueca, vocalista da dupla Roxette ao lado de Per Gessle. Dona de uma bem sucedida carreira solo na Suécia, Marie alcançou ao lado de Per Gessle sucesso internacional a partir do começo dos anos 90, com seis canções no Billboard Hot 100.
Marie Fredriksson nasceu em Össjö, Suécia, caçula de uma família de cinco filhos. Após seu nascimento, sua família mudou-se para a pequena cidade sueca de Östra Ljungby. Como sua família era pobre (ambos os pais eram obrigados a trabalhar) Marie costumava passar longos períodos sozinha. Foi durante este tempo a sós que ela desenvolveu um interesse em cantar, interpretando em pé na frente de um espelho. Juntamente com seus irmãos e vizinhos, Marie começou a tocar alguns instrumentos musicais e cantar. Sua mãe frequentemente lhe pedia que cantasse diante de seus amigos, que ficaram impressionados com o modo como a menina cantava, similar à performance de Olivia Newton-John.
O interesse pela música tornou-se mais forte na adolescência, quando ela descobriu artistas como Joni Mitchell, The Beatles e Deep Purple. Aos 17 anos, Marie matriculou-se em uma escola de música e passou a se apresentar em um teatro local. No entanto, ela achou a experiência incrivelmente chata, preferindo a emoção de uma audiência. Marie então se envolveu no teatro, e depois de se mudar para a cidade de Halmstad, ela se viu envolvida na cena da música local. Com a banda Strul, na qual cantava ao lado de seu namorado Stefans, eles tocaram em festivais locais e até gravaram um single. Após o fim do Strul, Marie e um novo namorado, Martin Sternhuvsvud, formaram a banda MaMas Barn, chegando a gravar um álbum. Per Gessle, vocalista do famoso grupo sueco Gyllene Tider, dividiu um estúdio com Marie e ambos tornaram-se amigos. Gessle acreditava que Marie era muito talentosa para se "esconder" atrás de teclados em bandas locais, e por isso ele conseguiu uma audição para Marie com o seu produtor, Lasse Lindbom, figura famosa na Suécia. Impressionado com a voz de Marie, Lasse ofereceu-lhe um contrato.
Lasse Lindbom pediu para que Marie gravasse um dueto com ele "Så nära nu", que a levou a se juntar ao grupo "The Lasse Lindbom Band". Per Gessle começou a incentivá-la para iniciar uma carreira solo e, quando Fredriksson finalmente aceitou, gravou seu primeiro álbum solo, Het Vind, produzido por Lindbom e lançado em 20 de setembro de 1984.
"Ännu doftar kärlek", primeiro single do álbum, foi um grande hit de rádio. O álbum recebeu críticas mistas. Um jornal escreveu: "É este o melhor que você pode fazer Marie?". A cantora saiu em turnê com a banda de Lasse Lindbom, pois ela não tinha auto-confiança suficiente para iniciar sua própria turnê. Lindbom, Marie, Gessle e Mats "MP" Persson começaram uma nova banda, chamada "Spännande Ostar", que excursionou por um curto período de tempo em alguns clubes. Em 1985, Marie e Lindbom passaram uma temporada nas Ilhas Canárias, onde escreveram canções para o segundo álbum solo de Marie, gravado na Suécia.
O álbum foi lançado em 1986, sob o nome Den Sjunde Vågen. "Den bästa dagen" e "Silver i din hand" foram lançadas como singles, e o álbum foi um grande sucesso, dando a Marie o incentivo que faltava para iniciar sua turnê solo.
The whole problem is the money, the son leaves his father for the money, kills the father for the money, the friend, the other's wife is also a problem, but he thinks first of the money.(ING)
Todo el problema es el dinero, el hijo deja a su padre por el dinero, mata al padre por el dinero, el amigo, la esposa del otro también es un problema, pero él piensa primero en el dinero.(ESP)
Вся проблема в деньгах, сын оставляет отца за деньги, убивает отца за деньги, друг, жена другого тоже проблема, но он думает в первую очередь о деньгах.(RUS)