sábado, 29 de fevereiro de 2020

LUTO: RUI DO CHAPÉU "O MELHOR JOGADOR DE SINUCA DO BRASIL"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Chap%C3%A9u (Wikipedia)


  • José Rui de Mattos Amorim, mais conhecido como Rui Chapéu (Itabuna, 21 de março de 1940 - São Paulo, 29 de fevereiro de 2020) foi um jogador de sinuca brasileiro, radicado em São Paulo, considerado o maior nome da sinuca no Brasil. Seu apelido deve-se ao fato de sempre aparecer em público com um pequeno chapéu branco - uma espécie de boina - feito sob medida, encomendado de um alfaiate para que fique da maneira que gosta.
  • Tornou-se famoso ao fazer desafios e dar aulas de bilhar no programa Show do Esporte da Rede Bandeirantes na segunda metade da década de 1980, sendo considerado, por isso, o responsável por mudar a imagem deste esporte no país, antes visto como exclusivo de malandros e vagabundos. Segundo a a Revista Isto É, Rui Chapéu foi incluído e relacionado entre os 1.000 maiores esportistas do século XX.
  • Morreu em São Paulo no dia 29 de fevereiro de 2020, vítima de um infarto fulminante.
  • No fim da década de 1970 Rui largou a profissão de caminhoneiro e passou a viver de seu verdadeiro talento, a sinuca, cruzando o Brasil em apresentações.
  • Entre 1984 e 1992, Rui Chapéu desafiava jogadores de sinuca na Rede Bandeirantes, em jogos transmitidos aos domingos no programa Show do Esporte, apresentado por Luciano do Valle. Após bater os doze melhores jogadores do país, Rui Chapéu ganhou um contrato e permaneceu no ar por oito anos.
  • Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, então campeão mundial de sinuca, em 1986 e em 1987.
  • Em 2019, ele foi um dos "masters" do programa Tá Brincando, da Rede Globo.

Descanse em Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui