sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ANIMAIS EM GERAL: URUBU-REI

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Urubu-rei (Wikipedia)



  • Sarcoramphus papa (L.), popularmente chamado de urubu-rei, urubu-real, urubutinga, corvo-branco, urubu-branco, urubu-rubixá e iriburubixá, é uma ave da família Cathartidae. Habitante de zonas tropicais a semitropicais, desde o México à República da Argentina. Habita todo o território brasileiro, onde sua caça é proibida, pois é considerada uma ave importante na limpeza do meio ambiente: quando muitos animais são exterminados por doença, o urubu ajuda a controlar a epidemia comendo os animais mortos e agonizantes. Tem cabeça e pescoço nus, pintados de vermelho, amarelo e alaranjado, a parte superior do corpo amarelo-clara, esbranquiçada, asas e cauda pretas, o lado inferior branco, com plumagem branca e negra. Possui uma envergadura de 2 metros e peso que oscila de 3,5 a 5 kg, medindo cerca de 85 cm de comprimento. Na natureza, tem poucos predadores naturais, mas, devido à baixa reprodutividade da espécie e à degradação do seu habitat, é uma espécie cada vez mais rara de se observar.
  • Sarcoramphus vem da junção dos termos gregos sárx, "carne" e rámphos, "bico", significando, portanto, "bico de carne". É uma referência aos apêndices que revestem parte de seu bico.
  • "Urubu" vem do tupi uru'bu. "Urubutinga" vem do termo tupi para "urubu branco".
  • Urubu-rei no Zoológico de Londres, na Inglaterra
  • O maior e mais colorido de todos os urubus recebe este nome por vários motivos: pela exuberante coloração, presente principalmente na cabeça e pelo seu forte bico, que lhe proporciona ser o único urubu a conseguir a abrir as partes mais difíceis de seu alimento, como a carcaça de um animal grande, sendo capaz de rasgar o couro de um boi ou de um cavalo e até mesmo de um bacalhau. Como é um urubu sociável, frequenta carniça com outros urubus. Quando ele abre uma carcaça, é seguido por outras aves necrófagas, que se aproveitam da carcaça já aberta para se alimentarem. Quando ele não encontra a carniça, espera que outros urubus achem-na, para, então, se alimentar. Essas espécies que o acompanham na alimentação se afastam, devido ao tamanho superior do urubu-rei, dando a ele o aspecto de ser o "rei" entre elas. Essas espécies nunca disputam alimento com ele, esperando respeitosamente que ele se satisfaça para, então, comerem o que sobra.


Explicando


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui