segunda-feira, 7 de junho de 2021

HISTÓRIA: JANUÁRIO DE OLIVEIRA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Janu%C3%A1rio_de_Oliveira (Wikipedia)



  • Januário de Oliveira (Alegrete, 12 de fevereiro de 1940 — Natal, 31 de maio de 2021), foi um locutor e narrador esportivo brasileiro que ficou famoso por conta de vários bordões usados em suas narrações.
  • Januário é torcedor colorado e atuou de 1952 a 1998, quando foi obrigado a se aposentar devido a uma cegueira causada por diabetes.
  • Morreu em 2021, aos 81 anos, acometido por uma parada cardíaca enquanto, 11 dias antes, havia sido internado para tratar de uma pneumonia.
  • Foi um radialista, locutor e narrador esportivo, começou na Radio Farroupilha, de Porto Alegre, Rádio Cultura de Bagé, e no Rio de Janeiro, atuou na Rádio Mauá AM, na Rádio Nacional AM, TVE-RJ (1982-1992) e TV Bandeirantes (1992-1997). Aposentou-se em 1998, quando começou a sofrer de diabetes e ficou cego de um olho. Ainda nesse mesmo ano, narrou algumas partidas da Copa do Mundo pela hoje extinta Rede Manchete.
  • Após a aposentadoria, viveu em Goiânia, e nos últimos tempos vivia em Natal participando de um projeto que transmite jogos pela televisão e internet.
  • Januário foi responsável também por dar apelidos a muitos jogadores, entre eles o atacante Ézio como "Super Ézio", o atacante Sávio como "Anjo Loiro da Gávea", o atacante Túlio como "Tá, Té, Tí, Tó, Túlio...", o atacante Valdir Bigode como "matador de São Januário", o atacante Valdeir (ex-Botafogo) como "The Flash", o atacante Charles (Bahia e Flamengo) como "Príncipe Charles", o volante e lateral Charles (Flamengo) como "Charles Guerreiro".

Januário Narrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui