sexta-feira, 29 de outubro de 2021

HISTÓRIA: SID WATKINS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sid_Watkins (Wikipedia)



  • Eric Sidney Watkins OBE FRCS (6 de setembro de 1928 - 12 de setembro de 2012), comumente conhecido na fraternidade da Fórmula 1 como Professor Sid ou simplesmente Prof, foi um neurocirurgião inglês. Nascido em Liverpool, Watkins matriculou-se na Universidade de Liverpool, onde se formou em 1952. Mais tarde, serviu quatro anos no Royal Army Medical Corps antes de se especializar em neurocirurgia em Oxford e, posteriormente, em Londres. Watkins também atuou como médico em pista de corrida nos fins de semana, que continuou na Watkins Glen International quando foi nomeado professor de neurocirurgia na Universidade Estadual de Nova York Upstate Medical University em Syracuse.
  • Em uma reunião com o chefe da equipe Brabham, Bernie Ecclestone, ele foi convidado a desempenhar o papel de Delegado Médico e de Segurança da Fórmula 1 da FIA, chefe da equipe médica da Fórmula 1 em pista e socorrista em caso de acidente, função desempenhada por Watkins por 26 anos. Ele ajudou a salvar a vida de muitos motoristas, incluindo Gerhard Berger, Martin Donnelly, Érik Comas, Rubens Barrichello, Karl Wendlinger e Mika Häkkinen. Watkins era casado, tinha quatro filhos e duas filhas. Ele faleceu em 12 de setembro de 2012 de ataque cardíaco.
  • Sidney Watkins nasceu em Liverpool, filho de Wallace e Jessica Watkins. Wallace era originalmente um mineiro de carvão de Gloucestershire, mas mudou-se para Liverpool durante a Grande Depressão da década de 1930, onde começou um pequeno negócio consertando bicicletas antes de passar para os consertos de veículos motorizados. Watkins trabalhou para seu pai na garagem até os 25 anos. Ele tinha dois irmãos e uma irmã. Watkins ganhou uma bolsa de estudos na Prescot Grammar School. Disse ao pai que queria ser médico, ideia que seu pai desaprovava.
  • Watkins graduou-se como Doutor em Medicina pela Universidade de Liverpool em 1956; durante seu tempo lá, ele realizou pesquisas sobre os efeitos do estresse térmico no desempenho, descobrindo que o aumento do calor afetava enormemente o desempenho intelectual. Mais tarde, essa pesquisa seria útil como parte de seu trabalho no automobilismo. Após a formatura, ele serviu no Royal Army Medical Corps na África Ocidental por quatro anos. Lá ele competiu em seu único evento de automobilismo, pilotando um Ford Zephyr Zodiac no Rally da África Ocidental de 1955, retirando-se do evento após a primeira etapa. Ele retornou ao Reino Unido em 1958 para se especializar em neurocirurgia na Radcliffe Infirmary, Oxford, e foi em 1961 quando ele iniciou seu primeiro evento de automobilismo como médico em uma corrida de kart no circuito de Brands Hatch. Durante seu tempo livre, ele atuou como médico de corrida no Circuito de Silverstone.
  • Ao receber uma oferta para ser professor de neurocirurgia na State University of New York em 1962, Watkins mudou-se para Syracuse, Nova York, e continuou seu interesse pelo automobilismo no circuito Watkins Glen. Watkins levou quatro membros para o circuito e seu próprio equipamento médico devido à falta de suprimentos fornecidos pelos oficiais do circuito. Ele retornou à Inglaterra em 1970 para atuar como chefe da neurocirurgia no Hospital de Londres, e foi convidado para se juntar ao painel médico da RAC no mesmo ano.

Sid Watkins (1928-2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui