- John Keith Vernon (nascido Adolphus Raymondus Vernon Agopsowicz; 24 de fevereiro de 1932 - 1 de fevereiro de 2005) era um ator canadense. Ele fez carreira em Hollywood depois de alcançar o estrelato inicial na televisão no Canadá. Ele era mais conhecido por interpretar Dean Wormer em Animal House, o prefeito em Dirty Harry e Fletcher em The Outlaw Josey Wales.
- Nascido como Adolphus Raymondus Vernon Agopsowicz em Zehner, Saskatchewan, Vernon era um dos dois filhos de Adolf Agopsowicz, um dono da mercearia, e sua esposa Eleonore Krückel (também soletrado como Kriekle ou Kriekel). As famílias de seus pais imigraram para o distrito de Edenwold no final do século 19 da coroa austríaca e do ducado da Bucovina. A família Agopsowicz fazia parte da comunidade dos armênios na Polônia. Vernon era descendente de armênios, alemães e poloneses.
- De 1935 a 1953, ele frequentou a St. Joseph's School e Campion College em Regina, Saskatchewan, onde sua carreira de ator começou sob a direção do Rev. Arthur Nelson, S.J. e Mary Ellen Burgess no Regina Little Theatre. Vernon foi educado na Banff School of Fine Arts e na Royal Academy of Dramatic Art em Londres antes de se tornar um ator de teatro para os programas dramáticos da CBC Television. Em 1974, ele completou uma temporada no The Royal Shakespeare Theatre em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra, interpretando Malvolio. Vernon era o pai das atrizes Kate e Nan Vernon, e filho, o ator Chris Vernon.
- Vernon fez sua estreia nas telas em 1956 como a voz do Big Brother na versão cinematográfica de Michael Anderson de 1984 de George Orwell, estrelado por Edmond O'Brien. Ele voltou ao Canadá depois e ganhou experiência cinematográfica aparecendo na série de TV Tugboat Annie e The Last of the Mohicans.
- Ele estreou na Broadway em 1964 como DeSoto ao lado de Christopher Plummer e David Carradine em The Royal Hunt of the Sun. Durante a Era de Ouro do Drama da CBC na década de 1960, ele co-estrelou em Um Cacho de Belas Flores, de Edna O'Brien, contracenando com Colleen Dewhurst, e em Uncle Vanya, contracenando com William Hutt e Rita Gam. Ele apareceu na série da CBC Wojeck no final dos anos 1960, interpretando um legista que combate o crime. No entanto, ele decidiu ir para os Estados Unidos para continuar sua carreira de ator.
- Em 1967, ele contracenou com Lee Marvin em Point Blank.
- Em 1969, ele interpretou o revolucionário cubano Rico Parra no filme de espionagem da época da Guerra Fria, de Alfred Hitchcock, Topaz. Ele apareceu no The High Chaparral como o líder de um grupo de mineiros irlandeses (1969) em "No Irish Need Apply".
- Em 1970, ele estrelou o episódio "Force Of Waves" do Hawaii Five-O, como Cal Anderson, e apareceu no episódio de duas partes "The Banker" de The Silent Force em 1971. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970 , ele fez quatro aparições ao longo de cinco anos na série de TV Mission: Impossible como quatro vilões principais diferentes. Em 1974, Vernon teve uma atuação coadjuvante em Mary Jane Harper Cried Last Night.
- Em 1971, ele interpretou o prefeito de San Francisco, perpetuamente frustrado por Clint Eastwood, no primeiro filme Dirty Harry. Mais tarde, ele fez uma paródia desse papel no episódio de estreia de Sledge Hammer! e mais um trem para Rob.
- Em 1974, ele coestrelou o filme The Black Windmill com Michael Caine e Donald Pleasence. Também em 1974, ele apareceu em The Questor Tapes.
- Em 1976, ele interpretou Fletcher em The Outlaw Josey Wales, de Eastwood.
- Em 1972, ele apareceu como um vilão em Fear Is the Key e em 1973, ele apareceu em Charley Varrick como o chefão da máfia Maynard Boyle.
- Em 1975, Vernon interpretou o gangster Ben Larkin de Chicago no filme de John Wayne Brannigan ", que se passava em Londres, Inglaterra, estrelando ao lado de Wayne e Richard Attenborough.
- Vernon interpretou Dean Vernon Wormer do fictício Faber College em Animal House, de 1978 (um papel que ele repetiria na curta sequência para a televisão Delta House). Ele também interpretou Prindle em Herbie Goes Bananas, de 1980, o psiquiatra de Ted Striker, Dr. Stone, em Airplane II: The Sequel, de 1982, e Sherman Krader em Ernest Goes to Camp, de 1987.
- Em 1979, Vernon interpretou o vilão americano Jonathon Pritts no Novo México, que estava tentando roubar a terra de proprietários mexicanos na história de Louis L'Amour dos Sacketts.
- Ele também apareceu em vários filmes de ação e exploração de culto na década de 1980, mais notavelmente Chained Heat e Savage Streets, ambos estrelados por Linda Blair, e Jungle Warriors, ao lado de Sybil Danning. Ele minimizou sua imagem de vilão (interpretando um personagem chamado "Mr. Big") na paródia de Blaxploitation de 1988, I'm Gonna Git You Sucka: um personagem pensa que Vernon deveria estar "acima dos filmes de exploração" e Vernon responde que muitos atores famosos fizeram exploração filmes, listando Jamie Lee Curtis, Angie Dickinson e Shelley Winters como exemplos.
- Vernon interpretou "Ted Jarrett" na segunda temporada do episódio "Labor Pains" do The A-Team (1983). Vernon também interpretou "Cameron Zachary" na segunda temporada do episódio de Knight Rider "A Good Knight's Work" (1984). Vernon mais tarde interpretou "John Bradford Horn" no episódio "Discovery" da terceira temporada de Airwolf (1986).
- Em 1986, ele jogou o Principal em Fuzz Bucket. Ele interpretou o sargento Curt Mooney em Killer Klowns from Outer Space e foi o protagonista na curta série Acapulco H.E.A.T.
- Vernon estrelou como o principal mal-humorado Dinkler em "Brad to Worse", um episódio de Duckman na USA Network.
John Vernon Tributo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui