sexta-feira, 30 de junho de 2023

HISTÓRIA: PALMIRINHA ONOFRE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmirinha (Wikipedia)

https://extra.globo.com/famosos/noticia/2023/05/morre-apresentadora-palmirinha-aos-91-anos.ghtml (Fonte da imagem)



  • Palmira Nery da Silva Onofre (Bauru, 29 de junho de 1931 – São Paulo, 7 de maio de 2023), mais conhecida como Palmirinha Onofre, ou somente Palmirinha, foi uma cozinheira e apresentadora de televisão brasileira, apelidada carinhosamente por muitos como a "vovó do Brasil".
  • Palmira Nery da Silva Onofre, nascida em 29 de junho de 1931, em Bauru, São Paulo, é filha do baiano Felippe Nery da Silva e da imigrante italiana Ana Zambolin. Com apenas seis anos de idade, deixou a casa dos pais após desentendimentos com sua mãe e foi morar com uma francesa que gostava de cozinhar. Foi lá que ela aprendeu muito do que descobriu sobre a culinária. Anos depois, precisou voltar para casa após a morte do pai, mas os problemas continuaram. Aos 16 anos, sua mãe a vendeu para um fazendeiro, mas ela conseguiu fugir com a ajuda de uma tia. Aos 19 anos, a apresentadora se casou para poder sair de casa, vivendo, por quase 20 anos, um relacionamento abusivo em que sofreu agressões físicas. Palmirinha teve três filhas: Tânia, Nancy e Sandra.
  • A carreira na televisão começou quando ainda fazia salgados e doces para vender e sustentar suas três filhas, depois que se separou do marido. Sua primeira aparição na televisão se deu em 1994, aos 63 anos, quando foi como convidada do programa Sílvia Poppovic na TV Bandeirantes, cujo tema era "criei meus filhos sozinha". Além de contar sua história, Palmira presenteou a apresentadora com uma cesta de salgadinhos. O talento de Palmirinha despertou interesse da apresentadora Ana Maria Braga que a convidou para participar do Note e Anote, apresentado na época pela Rede Record. Palmirinha permaneceu como colaboradora da atração por mais de cinco anos onde ensinava a preparar receitas. Em 1997 a culinarista recebeu uma proposta da TV Gazeta e a partir de maio daquele ano ela atuou na emissora paulista como colaboradora dos programas Mulheres e Pra Você com suas receitas. Na emissora, Palmirinha também comandava o programa TV Culinária, onde mostrava o passo-a-passo de receitas e tirava dúvidas dos telespectadores. Por decisão própria de não renovar contrato com a TV Gazeta onde permanecera por treze anos, no dia 30 de agosto de 2010 Palmirinha deixou o comando do programa TV Culinária. Segundo informações, Palmirinha pretendia se dedicar a projetos pessoais. O programa teve continuidade, onde Palmirinha foi substituída pela apresentadora Viviane Romanelli.
  • Em fevereiro de 2012 a imprensa anunciou a contratação de Palmirinha pelo canal de TV a cabo Bem Simples, do grupo Fox. Ela afirmou em algumas entrevistas que fora cogitada por outras emissoras, mas que nenhuma delas aceitava a presença do boneco Guinho no programa, por isso Palmirinha optara por assinar com o Bem Simples. O programa intitulado Programa da Palmirinha estreou no canal no dia 11 de julho de 2012. Além de adotar o tradicional formato utilizado pela culinarista em programas anteriores, contava com a produção de Rafa Coleone entre outros produtores e roteiristas. O novo programa teve em sua equipe 60 profissionais, além de cozinha de apoio. Foram 26 programas com a duração de 30 minutos. Durante 2 anos mesmo com a mudança de nome do canal de Bem Simples para o Fox Life, Palmirinha recebeu artistas. Em 2014, desfez parceria com o ator Anderson Clayton, que interpretava o boneco Guinho. Em outubro de 2015 Palmirinha é dispensada do Fox Life após o fim do contrato, decidindo afastar-se da televisão. Em 2017, fez uma participação especial no filme Internet: O Filme, interpretando ela mesma. Em 26 de fevereiro de 2018, foi anunciada a volta da cozinheira para participação no Mulheres após saída conturbada da TV Gazeta em 2010, e em 1 de março aparece para participar no Melhor da Tarde com Catia Fonseca na Rede Bandeirantes. Em 2018, fechou contrato com o Grupo Globo para participar do reality show de culinária Chefe ao Pé do Ouvido, no canal a cabo GNT, no qual ela dava dicas e técnicas de receitas para os participantes.


R.I.P.
Em memória Palmirinha Onofre

VÍDEOS: KASKÃO DO TRILHA SONORA DO GUETO É COBRADO POR PIXADORES APÓS MANDA O PAPO PARA ELES DURANTE SHOW AO VIVO

 

Kaskão do Trilha Sonora do Gueto é cobrado por pixadores

MUSIC: TAME IMPALA - YES, I'M CHANGING "LIVE" (LEGENDADO)

https://tameimpala.com/# (Site)

https://www.facebook.com/tameimpala (Facebook)

https://www.instagram.com/tameimpala/ (Instagram)

 

Tame Impala - Yes, I'm Changing (Legendado)

AVIÕES: CAIXA PRETA - PARTE 1

 

Caixa Preta - Parte 1


terça-feira, 27 de junho de 2023

HISTÓRIA: RITA LEE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rita_Lee (Wikipedia)



  • Rita Lee Jones de Carvalho OMC (São Paulo, 31 de dezembro de 1947 – São Paulo, 8 de maio de 2023) foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista brasileira. Conhecida como a "Rainha do rock brasileiro", ultrapassou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a artista feminina mais bem-sucedida em vendas no Brasil e a quarta no geral, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Construiu uma carreira que começou com o rock, mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia, durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, o pop, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
  • Rita foi considerada uma das musicistas mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo as mais populares "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Flagra" e "Doce Vampiro". O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.
  • Em 1976 iniciou um relacionamento amoroso com o multi-instrumentista e compositor Roberto de Carvalho, que foi o parceiro da maioria das composições de Rita. Tiveram três filhos, entre eles o guitarrista Beto Lee, que acompanhava os pais nos shows. Rita era vegana e defensora dos direitos dos animais. Com uma carreira de sessenta anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970, para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, apresentando-se com inúmeros artistas, entre eles Elis Regina, João Gilberto e a banda Titãs. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde ela ocupa o 15° lugar. Em 2023, Rita, que havia sido diagnosticada com câncer de pulmão dois anos antes, morreu aos 75 anos, em 8 de maio.
  • Nascida na véspera de Ano-Novo, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tennessee estabelecidos em Santa Bárbara d'Oeste, e de Romilda Padula (1904–1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. Lee é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano. Originalmente, seu primeiro nome era planejado para ser Bárbara, em homenagem à santa, mas na hora do batizado resolveram homenagear a avó materna, que se chamava Clorinda, mas tinha o apelido de Rita.
  • Ela nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu até o nascimento de seu primeiro filho. Em entrevistas, revelou que esse bairro lhe era especial, já que lá tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida. A artista foi educada no colégio franco-brasileiro Liceu Pasteur; era poliglota e falava fluentemente português, inglês, francês, castelhano e italiano. Chegou a ingressar no curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, em 1968, na mesma turma da atriz Regina Duarte. Assim como Regina, abandonou o curso no ano seguinte.
  • Durante a infância teve aulas de piano com a musicista clássica Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock, mas em ser atriz de cinema, veterinária ou a profissão que seu pai queria, dentista. Suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.
  • Na adolescência passou a se interessar por música e compôs suas primeiras canções. Junto de alguns amigos começou a se apresentar em clubes da região como componente do "Tulio's Trio". Em 1963 formou um conjunto musical com mais duas garotas, as Teenage Singers, que faziam pequenos shows em festas colegiais. No ano seguinte elas conheceram o trio masculino Wooden Faces. Nesse mesmo ano, fez sua primeira gravação nos vocais para um álbum de Prini Lorez. Teenage Singers e Wooden Faces juntaram-se, formando o Six Sided Rockers, banda que depois passou a se chamar "Os Seis" e que chegou a gravar um disco compacto, com duas músicas.
  • Depois da saída de três componentes, sobraram Rita e os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista. O trio passou a se chamar Os Bruxos. Entretanto, o trio não estava satisfeito com esse nome e queriam mudá-lo, antes da apresentação do grupo, na estreia do programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von, da TV Record (1966). Segundo Carlos Calado, a ideia do nome "Os Mutantes" veio de uma brincadeira irônica de Alberto Helena Júnior, produtor do programa, com Ronnie Von, que, na época, estava lendo O Império dos Mutantes, de Stefan Wul e não falava de outro assunto. "Vocês ainda estão procurando um nome para o conjunto dos meninos? Por que não Os Mutantes?" Ronnie Von gostou da ideia de Alberto Helena e levou-a ao grupo, que a aprovou imediatamente.

Entrevista com Rita Lee

sexta-feira, 9 de junho de 2023

FRASES: MARTHA MEDEIROS

 



  • Les plus intelligents sont ceux qui réalisent qu'il vaut mieux avoir une femme incroyable à ses côtés qu'une bande de salopes. (FRA)

  • Los más inteligentes son los que se dan cuenta de que es mejor tener una mujer increíble a tu lado que un montón de zorras. (ESP)

  • The smartest ones are the ones who realize it's better to have an amazing woman by your side than a bunch of sluts. (ING)