terça-feira, 30 de setembro de 2025

LUTO: PAULO SOARES (AMIGÃO)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Soares (Wikipedia)

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/morre-o-jornalista-paulo-soares-o-amigao-aos-63-anos/ (Fonte da imagem)



  • Paulo Soares de Almeida (São Paulo, 13 de setembro de 1962 – São Paulo, 29 de setembro de 2025), também conhecido como Amigão da Galera ou simplesmente Amigão, foi um jornalista, apresentador de televisão e locutor esportivo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho nos canais ESPN Brasil.
  • O apelido "Amigão da Galera" foi criado em 1990 por seu colega Osvaldo Pascoal, então repórter da Rádio Record.
  • Paulo Soares iniciou sua trajetória profissional aos 15 anos, em 1978, na Rádio Clube de Araras, no interior de São Paulo. Posteriormente, atuou em diversas emissoras de rádio pelo país até ingressar, em 1983, na Rádio Gazeta, na capital paulista. Ao longo dos anos, passou ainda pelas rádios Rádios Record, Globo, Bandeirantes e Estadão, mantendo-se no meio radiofônico até 2012.
  • Sua estreia na televisão ocorreu também em 1983, na TV Gazeta. Em seguida trabalhou na Record, na TV Cultura e, em 1994, na TVA Esportes — canal considerado o embrião da ESPN Brasil, fundada em 1995.
  • Antes de ingressar definitivamente nos canais ESPN Brasil, chegou a narrar partidas para o SBT, em 2003, além de ter breves passagens por outras emissoras, como Record, Cultura e Gazeta.
  • Na televisão, seu principal trabalho foi à frente do telejornal esportivo SportsCenter, onde dividiu a bancada com o apresentador Antero Greco, falecido em 2024. O telejornal esportivo foi criado em 2000, durante a cobertura das Olimpíadas de Sydney, e permaneceu no ar por conta do sucesso. Amigão e Antero Greco apresentaram o SportsCenter por mais de 20 anos, desde a fase inicial do programa, em 2001, na ESPN.
  • Paulo Soares morreu no dia 29 de setembro de 2025, aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde abril. Paulo lutava há anos contra vários problemas de saúde, entre eles um na coluna, e teve falência múltipla dos órgãos.

Muito obrigado por tudo

"Descanse em Paz"

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

MUSIC: THAÍDE FEAT CAJU E CASTANHA E ARNALDO TIFU - REP COM E

https://x.com/thaideoficial (X)

https://www.facebook.com/thaideoficiall (Facebook)

https://www.instagram.com/thaideoficial/ (Instagram)

https://www.youtube.com/@ThaideOficial (Youtube)


Thaíde feat Caju e Castanha e Arnaldo Tifu - Rep com E


LUTO: KONGJIAN YU (UM DOS MAIORES ARQUITETOS DO MUNDO)

https://en.wikipedia.org/wiki/Kongjian_Yu (Wikipedia)



  • Kongjian Yu (chinês simplificado: 俞孔坚; chinês tradicional: 俞孔堅; pinyin: Yú Kǒngjiān; 12 de maio de 1963 – 23 de setembro de 2025) foi um arquiteto paisagista e urbanista chinês. Foi professor na Universidade de Pequim e fundador da Turenscape, uma empresa de design especializada em arquitetura paisagística, planejamento urbano e restauração ecológica. Yu foi reconhecido por desenvolver o conceito de cidades-esponja, que promove soluções baseadas na natureza para a gestão de águas urbanas. Sua pesquisa influenciou políticas nacionais na China e foi aplicada ao planejamento urbano em todo o mundo. Yu foi aclamado por Michael Sorkin como "um herói da defesa eficaz em um sistema repleto de perigos" e reconhecido como um líder no urbanismo ecológico e na abordagem pós-modernista construtiva para a civilização ecológica.
  • Yu nasceu em 1963 na vila de Dongyu, Jinhua, província de Zhejiang, China, em uma família de agricultores. Yu obteve seus títulos de Bacharel e Mestre em Arquitetura Paisagística pela Universidade Florestal de Pequim. Em 1992, cursou o Doutorado em Design (DDes) na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard (GSD), concluindo sua dissertação sobre padrões de segurança ecológica em 1995.
  • Em Harvard, foi influenciado pelos acadêmicos Carl Steinitz, Richard Forman e Ian McHarg. Sua dissertação foi "Padrões de Segurança no Planejamento Paisagístico: Com um Caso no Sul da China".
  • Após retornar à China em 1997, Yu ingressou na Universidade de Pequim, onde fundou a Faculdade de Arquitetura e Paisagismo e atuou como reitor. Sua pesquisa concentra-se em planejamento ecológico, resiliência climática e mitigação de inundações. Retornou a Harvard como professor visitante de 2010 a 2015.
  • Yu publicou mais de 300 artigos acadêmicos e 20 livros sobre temas como urbanismo paisagístico, infraestrutura verde e cidades-esponja. Ele também fundou a revista Landscape Architecture Frontiers, que explora soluções baseadas na natureza para a resiliência urbana. Suas teorias e projetos influenciaram a formulação de políticas e o planejamento ambiental na China e internacionalmente.
  • Em 1998, Yu fundou a Turenscape, uma empresa de design interdisciplinar com foco em arquitetura paisagística, planejamento urbano, arquitetura e restauração ecológica, que a Fast Company elegeu como uma das 10 Empresas de Arquitetura Mais Inovadoras de 2021 por "equilibrar a urbanização acelerada da China com cidades-esponja verdes". Sob sua liderança, a Turenscape concluiu mais de 1.000 projetos em mais de 200 cidades, integrando técnicas tradicionais chinesas de gestão de recursos hídricos com o planejamento urbano moderno.
  • A filosofia de design de Yu está enraizada na ideia de padrões de segurança ecológica e urbanismo adaptativo. Ele defende a "Revolução dos Pés Grandes", um conceito que prioriza a resiliência, a funcionalidade e a sustentabilidade em detrimento da estética ornamental, e definiu o paisagismo e o design urbano como a Arte da Sobrevivência.
  • O conceito de Cidade Esponja de Yu é uma abordagem baseada na natureza para a gestão da água urbana, projetada para mitigar inundações, melhorar a qualidade da água e aumentar a biodiversidade. Em vez de depender de sistemas de drenagem de concreto, as Cidades Esponja utilizam áreas úmidas, superfícies permeáveis ​​e espaços verdes para absorver, filtrar e armazenar a água da chuva.
  • Yu argumentou que as estratégias climáticas predominantes se concentram predominantemente no carbono, ignorando amplamente o ciclo hidrológico desestabilizado que intensifica desastres e acelera as mudanças climáticas. Ele criticou as estratégias de adaptação atuais — fortemente dependentes de infraestrutura cinza — como míopes e inadequadas. Em contraste, propôs que a infraestrutura ecológica baseada na natureza poderia ajudar a reverter essa tendência. Yu definiu a Cidade Esponja como uma resposta holística à crise climática, superando em muito um foco restrito na gestão de inundações urbanas. Posteriormente, expandiu o conceito globalmente por meio da abordagem "Planeta Esponja", defendendo a restauração ecológica de áreas úmidas, rios e zonas costeiras para recuperar e estabilizar o ciclo hidrológico global — posicionando-a como uma solução abrangente e baseada na natureza para mitigação e adaptação climática.
  • Em 23 de setembro de 2025, Kongjian Yu e outras três pessoas morreram na queda de um pequeno avião na área rural de Aquidauana, na região do Pantanal, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. Ele tinha 62 anos. Yu estava no país para a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que estava acontecendo na época.

Muito obrigado, Sr. Kongjian Yu, infelizmente você partiu de uma forma que não merecia, é muito triste, que senhor descanse em paz.

R.I.P.