domingo, 8 de fevereiro de 2026

LUTO: RICARDO SCHNETZER

https://www.facebook.com/cinemanoob (Fonte da imagem)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Schnetzer (Wikipedia)



  • Ricardo Luiz Guimarães Schnetzer (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1953 – 4 de fevereiro de 2026) foi um ator, dublador e diretor de dublagem brasileiro.
  • Formou-se na Escola de Teatro da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEIEG), atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde estudou de 1973 a 1976.
  • Na área da dublagem desde de 1975, seu primeiro contato direto com direção de dublagem foi nos estúdios da Herbert Richers, onde dirigiu durante 15 anos. Foi ainda diretor de dublagem dos estúdios da Audio Corp, Bluebird e Alcateia. Em 2016 participou da radionovela Herança de Ódio da novela Êta Mundo Bom!, da TV Globo.
  • Foi conhecido por dublar principalmente os atores Al Pacino, Nicolas Cage, Tom Cruise, Richard Gere, John Cusack, John Turturro, Daniel Day-Lewis, Kurt Russell e Patrick Swayze na maioria de seus filmes. Ele também é conhecido por dublar Hank do desenho Caverna do Dragão, Capitão Planeta, Mestre Macaco nos filmes de Kung Fu Panda, Benson em Apenas um Show, Exterminador em Jovens Titãs, Maurice em Madagascar 2 e Madagascar 3 e Albafica de Peixes em Saint Seiya: The Lost Canvas. Foi também o dublador oficial do ator mexicano Fernando Colunga.
  • Em janeiro de 2026, Schnetzer anunciou que havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica no ano anterior e pediu ajuda de seus seguidores para custear o tratamento por meio de doações. Ricardo faleceu em 4 de fevereiro de 2026, aos 72 anos.


Muito obrigado por tudo

Descanse em Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui