segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANIMAIS EM GERAL: NAJA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobra (Wikipedia)


  • A cobra chinesa (Naja atra), também chamada de cobra de Taiwan, é uma espécie da família Elapidae, encontrada principalmente no sul da China e em algumas nações e ilhas vizinhas. É uma das cobras venenosas mais prevalentes na China e em Taiwan, que causou muitos incidentes com mordidas de cobra em humanos.
  • Naja atra foi descrito pela primeira vez pelo médico, zoólogo e botânico dinamarquês Theodore Edward Cantor em 1842. O nome genérico naja é uma latinoização da palavra sânscrita nāgá (नाग) que significa "cobra". O epíteto específico atra vem do termo latino ater, que significa "escuro", "preto" ou "sombrio".
  • Em chinês mandarim, a cobra é conhecida como Zhōnghuá yǎnjìngshé (simplificado: 中华 眼镜蛇, tradicional: 中華 眼鏡蛇, aceso. Zhoushan cobra) ou, em Guangdong e Hong Kong, fànchǎntóu (飯 鏟 頭, lit. "cabeça de pá de arroz"). "Cobra com óculos" refere-se às marcas que a cobra às vezes pode ter na parte de trás do capô que se assemelham a óculos. Em taiwanês, a cobra é conhecida como pn̄g-sî-chhèng (飯 匙 倩 / 銃, lit. "arroz paddle?"), Ba̍k-kiàⁿ-chôa (目鏡 蛇, lit. "cobra de óculos", ie cobra), ou tn̂g-am-chôa (長 頷 蛇, lit. "cobra de queixo comprido").
  • Essa cobra de tamanho médio geralmente mede de 1,2 a 1,5 metros (3,9 a 4,9 pés) de comprimento, mas pode atingir um comprimento máximo de 2 metros (6,6 pés), embora isso seja raro.
  • O formato da marca do capô é variável do espetáculo, da máscara para o formato de ferradura ou O e geralmente está ligado à área da garganta clara em pelo menos um lado. A área da garganta é uma luz claramente definida, geralmente com um par de pontos laterais claramente definidos.
  • A cobra chinesa é preta iridescente com várias linhas duplas transversais distantes de cor amarela. A superfície abdominal é de cor pérola ou ripada. A cor dorsal da cobra chinesa é geralmente marrom, cinza ou preto, com ou sem linhas transversais leves e estreitas em intervalos irregulares que são especialmente proeminentes em jovens. A cabeça superior é geralmente da mesma cor que a cauda e a parte dorsal do corpo, enquanto os lados da cabeça são de cor mais clara. Amostras com outras cores na superfície dorsal, como branco, amarelo ou marrom, ocorrem. Pode haver linhas irregulares ou dispersas de branco a cinza claro ao longo da parte superior do corpo e uma marca de óculos no capô. A cabeça e o pescoço ventral são de cor branca a cinza claro ou laranja claro. Há alguma variação na cor do corpo e cauda ventrais: pode ser branco a cinza, cinza escuro manchado de branco ou enegrecido. As populações em diferentes regiões geográficas de Taiwan mostram uma composição diferente de coloração ventral: a população oriental é toda negra (100%), as populações central e sul são principalmente brancas a cinza (ambas 80%), e as proporções negra e branca As fases cinzentas na população do norte são de 60% e 30%, respectivamente.
  • A cabeça desta espécie é larga, de forma levemente triangular e é ligeiramente distinta do pescoço. As escamas dorsais são lisas e brilhantes, enquanto as escamas dorsolaterais são fortemente oblíquas. Esta é uma cobra de corpo pesado, o corpo é levemente achatado e pode ser achatado significativamente quando ameaçado, e possui uma cauda curta. As narinas desta espécie são grandes e proeminentes. Os olhos são de tamanho médio e a íris é um amarelo escuro e sujo, manchado de preto-acinzentado ou preto-azulado e a pupila é redonda e preta.
  • Como outros elapídeos, esta é uma cobra proteroglífica com presas permanentemente eretas e localizadas na parte anterior da mandíbula superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui