segunda-feira, 28 de abril de 2014

HISTÓRIA: HEBE CAMARGO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hebe_Camargo (Wikipedia)
http://jovemolhar.blogspot.com.br/2012/09/homenagem-hebe-nossa-eterna-rainha.html


  • Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani DmSE • Dama Oficial • DmIH [6](Taubaté, 8 de março de 1929 — São Paulo, 29 de setembro de 2012), mais conhecida como Hebe Camargo, foi uma apresentadora de televisão, cantora e atriz brasileira, tida como a "rainha da televisão brasileira". Morreu no dia 29 de setembro de 2012 por conta de uma parada cardíaca em São Paulo.
  • Nascida em Taubaté, filha de Esther Magalhães Camargo e Sigesfredo Monteiro Camargo, ambos de origem portuguesa,[9] Hebe teve uma infância humilde. Caçula de 7 filhos (4 mulheres e 3 homens) ela estudou até a quarta série do primário e acompanhava seu pai em suas apresentações em festas, casamentos e recitais. Seu pai, mais conhecido como Fêgo Camargo, era violinista e cantor.
  • Sua família mudou-se para a capital, São Paulo, em 1943, quando Hebe tinha 14 anos de idade. Fêgo já na capital passou integrar a Orquestra da Rádio Difusora, onde ele regeu a orquestra da emissora de rádio e sempre levava consigo Hebe Camargo. Ela iniciou como cantora na rádio Tupi aos 15 anos de idade no programa Clube Papai Noel.
  • Ainda na década de 40, ela iniciou juntamente com sua irmã e duas primas o quarteto Dó-Ré-Mi-Fá; o grupo durou três anos.Já na Rádio Difusora no programa Arraial da Curva Torta em 1944, ela formou com sua irmã Stella Monteiro de Camargo Reis a dupla caipira Rosalinda e Florisbela.Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates. Ao gravar um disco em homenagem a Carmen Miranda, ela ficou conhecida como "estrelinha do samba" e posteriormente como "a estrela de São Paulo".Em 1950 Hebe lançou sua primeira música cantada, "Oh! José" juntamente com "Quem Foi que Disse" em um compacto de 78 rotações.Após isso, abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão.
  • Hebe ajudou o grupo que foi ao porto da cidade de Santos pegar os equipamentos para dar início a primeira rede de televisão brasileira, a Rede Tupi.Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, na cidade de São Paulo, em 1950.o primeiro dia de transmissões da Rede Tupi, Hebe Camargo viria a cantar no início do TV na Taba (que representava o início das transmissões) o "Hino da Televisão", mas teve que faltar ao evento e foi substituída por Lolita Rodrigues.ebe faltou à cerimônia para acompanhar seu namorado na época em uma cerimônia na qual seria promovido e também considerava a letra do hino horrível.
  • O programa Rancho Alegre (1950) foi um dos primeiros programas de que Hebe participou na TV Tupi de São Paulo: sentada em um balanço de parquinho infantil Hebe fez um dueto com o cantor Ivon Curi. Tal apresentação está gravada em filme e é considerada uma relíquia da televisão brasileira, uma vez que o videotape ainda não existia e na época não se guardava a programação em acervos, como atualmente.
  • Em 1955, Hebe iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres dirigido por Walter Forster,onde chegou a apresentar cinco programas por semana. Em 1957, Hebe, originalmente com os cabelos escuros passou a se apresentar com os cabelos tingidos de louro, os quais tornaram-se uma de suas marcas registradas.Em 1964 a apresentadora abandonou o programa para casar com o empresário Décio Cupuano, união da qual nasceu Marcello.Em 1960 é contratada pela TV Continental para apresentar Hebe Comanda o Espetáculo, cuja edição especial em 1961 é lançada em disco.
  • Em 10 de abril de 1966, vai ao ar pela primeira vez o seu programa dominical Programa Hebe, acompanhada do músico Caçulinha e seu regional TV Record; o programa a consagrou como entrevistadora e a tornou líder absoluta de audiência da época.Durante a Jovem Guarda muitas personalidades e novos talentos passaram pelo "sofá da Hebe", no qual eram entrevistados em um papo descontraído. Seus temas preferidos na época eram separações, erotismo, fofoca e macumba.
  • Logo depois, a apresentadora Cidinha Campos veio ajudá-la nas entrevistas. Hebe também arranjava tempo para o seu programa diário na Rádio Panamericana (Jovem Pan).Nos anos 70, produzido pela Transbrasil e lançado pelo Selo Continental, gravou participação com a música "Pai Nosso" na adaptação para radiodifusão do livro Fernão Capelo Gaivota ou "Johnathan Gaivota" narrado por Moacyr Ramos Calhelha.
  • Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. Na Bandeirantes, ficou até 1985, quando foi contratada pelo SBT.
Eliana visita a casa de Hebe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui