quarta-feira, 25 de junho de 2014

ANIMAIS EM GERAL: LAGARTOS DE LÍNGUA AZUL

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagartos (Wikipedia)


  • Os Lagartos de língua azul compreendem o gênero australiano Tiliqua, que contém alguns dos maiores membros da família skink (Scincidae). Eles são comumente chamados de lagartos de língua azul ou simplesmente línguas de azul ou blueys na Austrália. Como sugerido por esses nomes comuns, uma característica proeminente do gênero é uma língua azul grande que pode ser exibida como um aviso de blefe para inimigos em potencial. Skinks de língua azul também são criados em cativeiro e vendidos como animais domésticos. Eles são relativamente tímidos em comparação com outros lagartos e também significativamente mais lentos devido às pernas curtas.
  • Os skinks de língua azul estão intimamente relacionados aos gêneros Cyclodomorphus e Hemisphaeriodon. Todas as espécies são encontradas na Austrália continental, com exceção de Tiliqua gigas, que ocorre na Nova Guiné e em várias ilhas da Indonésia. Uma subespécie de Tiliqua scincoides também é encontrada em várias pequenas ilhas da Indonésia entre a Austrália e a Nova Guiné. Tiliqua nigrolutea é a única espécie presente na Tasmânia. Com exceção da língua azul pigmeu, são lagartos relativamente grandes (comprimento total de até 45 cm), corpo leve, membros curtos, largos com cabeças distintas e dentes sem brilho.
  • A maioria das espécies é onívora diurna e forrageira, alimentando-se de uma grande variedade de insetos, gastrópodes, flores, frutos e bagas. A língua azul pigmeu é novamente a exceção, sendo principalmente um predador de emboscada de artrópodes terrestres. Todos são vivíparos, com tamanhos de ninhada que variam de 1-4 na língua azul pigmeu e cascalho a 5-24 nas línguas azuis do leste e do norte.


Documentary


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui