https://pt.wikipedia.org/wiki/Satoru_Iwata (Wikipedia)
Satoru Iwata (6 de dezembro de 1959 – 11 de julho de 2015) foi o quarto presidente da Nintendo,que sucedeu Hiroshi Yamauchi em 2002. É também o primeiro a assumir a presidência sem ter relação com a família Yamauchi por sangue ou por cônjuge. Foi o responsável em maior parte por definir a estratégia da Nintendo antes e durante o lançamento do Nintendo GameCube em 2001, uma visão que ajudou a Nintendo a alavancar um aumento de 40% em vendas ao fim do ano fiscal de 2002.
A revista Barron's nomeou Iwata um dos principais CEOs do mundo, devido em maior parte às vendas do Wii e de Brain Age, e também ao preço elevado das ações da Nintendo.
Satoru Iwata nasceu em Sapporo, Japão. Ele expressou interesse em criar videogames logo cedo, e começou a produzir jogos eletrônicos em sua casa durante seus anos do ensino médio. Os simples jogos numéricos produzidos por Iwata utilizavam uma calculadora eletrônica que compartilhava com seus amigos da escola. Depois do ensino médio, Iwata entrou no Instituto Tecnológico de Tóquio, formando-se em Ciências da Computação.Nessa época, ele trabalhou como programador freelancer para a HAL Laboratory, uma subsidiária da Nintendo.
Após terminar o colégio, Iwata entrou na HAL Laboratory em tempo integral.
Em 1983, ele veio a ser o coordenador de produção de software da empresa. Alguns dos jogos que ele ajudou a criar na época foram Balloon Fight, EarthBound, e os jogos da série Kirby.Posteriormente, Iwata foi promovido presidente da HAL em 1993.6 Ainda assim, Iwata e a HAL ocasionalmente ajudavam na criação de jogos para a Nintendo.
Satoru Iwata 2005 GDC Keynote
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui