segunda-feira, 14 de setembro de 2015

HISTÓRIA: JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Erm%C3%ADrio_de_Moraes (Wikipedia)


  • José Ermírio de Moraes (Nazaré da Mata, 21 de janeiro de 1900 — São Paulo, 9 de agosto de 1973) foi um empresário, engenheiro e político brasileiro, criador do Grupo Votorantim.
  • Filho de usineiros abastados de Pernambuco, nasceu no engenho Santo Antônio, localizado em Nazaré da Mata, a 60 quilômetros do Recife. Estudou engenharia na conceituada Escola de Minas do Colorado, em Golden, Estados Unidos. Voltando ao Brasil, foi trabalhar em uma fábrica de tecidos no interior de São Paulo, casando depois com a filha do dono. Posteriormente comprou as ações desta empresa e assumiu o seu controle.
  • Sob sua administração o negócio cresceu e se diversificou, tornando-se o que é hoje o Grupo Votorantim. Já como um dos maiores empresários do Brasil elegeu-se senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), exercendo o cargo entre 1963 e 1971.Foi pai do também empresário "Antônio Ermírio de Moraes", que presidiu o Grupo Votorantim por muitos anos.
  • Ao voltar ao Brasil, em 1921, já como engenheiro de minas, trouxe na bagagem a melhor formação técnica modernizante, a qual o acompanhou toda a vida, influenciando e determinando os rumos de sua trajetória empresarial. Outra forte influência dessa sua estada em terras americanas foram as idéias de Woodrow Wilson. Em 1916, em plena campanha para sua reeleição à Presidência dos Estados Unidos, os discursos nacionalistas daquele que foi reitor da Universidade de Princeton exerceram-lhe forte fascínio, tornando-se um "exemplo a ser seguido" ao longo da vida de José Ermírio de Moraes. A vivência da realidade norteamericana, portanto, seria responsável não só por sua concepção que priorizava a indústria como forma de desenvolvimento econômico como também pela idéia de que o empresário moderno, pragmático e empreendedor deveria ampliar a maneira de produzir, enfrentando os riscos de tal empreitada.
  • No panorama nacional dos anos 1920, somente o estado de Minas Gerais, dotado de imensas reservas de jazidas minerais, comportava um profissional com aquelas características. E foi para lá que José Ermírio se dirigiu, assumindo o cargo de funcionário técnico do estado, encarregado de realizar um levantamento do perfil geológico da região. Ainda nesse período, durante 1922 e 1923, trabalhou na Saint John del Rey Mining Company, proprietária da mina Morro Velho. Essa experiência e esse conhecimento foram lembrados, inúmeras vezes, em seus discursos no Senado, na década de 1960, como fundamentos dos seus pareceres contrários à entrega do Pico de Itabirito para a Hanna Mining.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui