domingo, 19 de março de 2017

LUTO: CHUCK BERRY

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chuck_Berry (Wikipedia)


Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry (Saint Louis, 18 de outubro de 1926 - St. Charles, 18 de março de 2017), foi um compositor, cantor e guitarrista estadunidense. É um dos pioneiros do rock and roll, embora não se possa garantir que criou o rock and roll sozinho, já que o estilo foi produto de um contexto do pós-guerra nos Estados Unidos e da mistura de jump blues e R&B que era feita por vários músicos afro-americanos até durante a época. Chuck Berry é considerado um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar. De uma forma geral se pode afirmar que o rock and roll foi criado pelos seus pioneiros, o que inclui vários músicos.
Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.
Nascido em uma família afro-americana de classe média em St. Louis, Missouri, Berry tinha interesse pela música desde tenra idade e deu sua primeira apresentação pública na Sumner High School. Embora ainda estudante do ensino médio, ele foi condenado por assalto à mão armada e foi enviado para um reformatório, onde foi preso de 1944 a 1947. Após a sua libertação, Berry estabeleceu-se na vida de casado e trabalhou em uma fábrica de montagem de automóveis. Berry afirmou em The Tonight Show que ele foi influenciado principalmente por 1940s swing artista Louis Jordan. "O cara principal era Louis Jordan, eu queria cantar como Nat Cole, com letras como Louis Jordan com o swing de Bennie Goodman com Charlie Christian na guitarra, tocando riffs de Carl Hogan, com a alma de Muddy Waters". No início de 1953, Influenciado pelos riffs de guitarra e técnicas de showmanship do músico de blues T-Bone Walker, Berry começou a se apresentar com o Johnnie Johnson Trio. Sua ruptura veio quando ele viajou para Chicago em maio de 1955 e conheceu Muddy Waters, que sugeriu que ele contactar Leonard Chess, de Registros de xadrez. Com Chess, ele gravou a adaptação de "Maybellene" - Berry da música country "Ida Red" - que vendeu mais de um milhão de cópias, alcançando o número um no gráfico de ritmo e blues da revista Billboard. No final dos anos 1950, Berry foi uma estrela estabelecida com vários discos de sucesso e aparições no cinema e uma lucrativa carreira de turnê. Ele também tinha estabelecido sua própria discoteca St. Louis, Berry's Club Bandstand. Mas em janeiro de 1962, ele foi condenado a três anos de prisão por delitos de acordo com a Lei Mann - ele tinha transportado uma menina de 14 anos através de linhas estatais.
Após sua libertação em 1963, depois de ter servido 20 meses dos três anos, Berry teve mais hits em meados da década de 1960, incluindo "No Place to Go", "You Never Can Tell" e "Nadine". Em meados da década de 1970, ele estava mais na demanda como um artista ao vivo, tocando seus sucessos do passado com bandas de backup local de qualidade variável. Em 1979 ele serviu 120 dias na prisão por evasão fiscal.
Berry foi um dos primeiros músicos a ser introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em sua abertura em 1986; Ele foi citado por ter "lançado as bases para não só um rock and roll som, mas uma rocha e roll stance." Berry está incluído em vários Rolling Stone da revista "maior de todos os tempos" listas; Ele ficou em quinto lugar em sua lista de 2004 dos 100 maiores artistas de todos os tempos. O Rock and Roll 500 Songs que Shaped Rock and Roll inclui três de Berry: "Johnny B. Goode", "Maybellene", e "Rock and Roll Music". "Johnny B. Goode" de Johnny é o único rock- And-roll incluída no Voyager Golden Record.
Nascido em St. Louis, Missouri, Berry era o quarto filho em uma família de seis. Ele cresceu no norte de St. Louis bairro conhecido como The Ville, uma área onde muitas pessoas de classe média viveu na época. Seu pai, Henry, era um contratante e diácono de uma igreja Batista nas proximidades; Sua mãe, Martha, era uma diretora de escola pública certificada. Sua educação lhe permitiu perseguir seu interesse pela música desde tenra idade. Ele deu sua primeira performance pública em 1941, enquanto ainda estudante na Sumner High School.
Em 1944, enquanto ainda era estudante na Sumner High School, ele foi preso por assalto à mão armada depois de roubar três lojas em Kansas City, no Missouri, e depois roubar um carro a punta de pistola com alguns amigos. A conta de Berry em sua autobiografia é que seu carro quebrou para baixo e marcou abaixo um carro de passagem e roubou-o na arma com uma pistola nonfunctional. Foi condenado e emitido ao Reformatory intermediário para homens novos em Algoa, perto da cidade de Jefferson, Missouri, onde deu forma a um quarteto do canto e fêz algum encaixotamento. O grupo cantor se tornou competente o suficiente para que as autoridades permitiam que ele executar fora do centro de detenção. Berry foi liberado do reformatório em seu 21o aniversário em 1947.
Berry se casou com Themetta "Toddy" Suggs em 28 de outubro de 1948, que deu à luz Darlin Ingrid Berry em 3 de outubro de 1950. Berry apoiou sua família tomando vários trabalhos em St. Louis, trabalhando brevemente como um trabalhador de fábrica em duas fábricas de montagem de automóveis e como um zelador no edifício de apartamento onde ele e sua esposa viveram. Depois ele treinou como esteticista na Faculdade Poro de Cosmetologia, fundada por Annie Turnbo Malone. Ele estava fazendo bem o suficiente em 1950 para comprar uma "pequena casa de três quartos de tijolos com um banho" na Whittier Street, que agora está listada como a Chuck Berry House no Registro Nacional de Lugares Históricos.
No início dos anos 1950, Berry estava trabalhando com bandas locais em clubes em St. Louis como uma fonte extra de renda. Ele estava tocando blues desde a adolescência, e emprestou tanto riffs de guitarra como técnicas de espetáculo do músico de blues T-Bone Walker. Ele também tomou lições de guitarra de seu amigo Ira Harris, que estabeleceu as bases para o seu estilo de guitarra.

Chuck Berry - Maybellene (Live)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui