sexta-feira, 10 de março de 2017

LUTO: JOHN SURTEES

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Surtees (Wikipedia)


  • John Surtees, CBE (11 de fevereiro de 1934 - 10 de março de 2017) foi um piloto de corrida de motocicleta do GP de Inglaterra e piloto de Fórmula 1. Ele foi quatro vezes campeão mundial de motocicleta de 500cc - conquistando esse título em 1956, 1958, 1959 e 1960 - o Campeão do Mundo de Fórmula 1 em 1964, e continua a ser a única pessoa a ter vencido Campeonatos Mundiais em duas e quatro rodas. Ele fundou a equipe Surtees Racing Organization que competiu como construtor na Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 5000 de 1970 a 1978. Ele também foi o embaixador da Fundação Steps Racing.
  • Surtees era o filho de um negociante de motocicleta de Londres do sul. Teve sua primeira excursão profissional no sidecar do Vincent de seu pai, que ganharam. Entretanto, quando os oficiais da raça descobriram a idade de Surtees, foram disqualified.He entrado em sua primeira raça em 15 em uma competição grasstrack. Em 1950, aos 16 anos, foi trabalhar para a fábrica de Vincent como aprendiz. Ele fez suas primeiras manchetes em 1951 quando deu a estrela de Norton Geoff Duke um forte desafio em uma corrida da ACU no Circuito de Thruxton.
  • Em 1955, o chefe da corrida de Norton, Joe Craig, deu a Surtees seu primeiro passeio patrocinado pela fábrica a bordo do Nortons. Ele terminou o ano batendo o atual campeão mundial Duke em Silverstone e depois no Brands Hatch. No entanto, com Norton em dificuldades financeiras e incertos sobre suas corridas , Surtees aceitou uma oferta para correr para a equipe de corrida de fábrica MV Agusta, onde ele logo ganhou o apelido figlio del vento (filho do vento).
  • Em 1956, Surtees ganhou o campeonato mundial de 500cc, MV Agusta é o primeiro da classe sénior. Neste Surtees foi assistido pela decisão da FIM de proibir o campeão, Geoff Duke, por seis meses por causa de seu apoio a uma greve dos pilotos para mais partida Na temporada de 1957, o MV Agustas não era páreo para o Gileras e Surtees lutou para um terceiro lugar a bordo de um 1957 MV Agusta 500 Quattro.
  • Quando Gilera e Moto Guzzi saíram da corrida de Grand Prix no final de 1957, Surtees e MV Agusta passaram a dominar a competição nas duas classes de deslocamento maiores. Em 1958, 1959 e 1960, ele venceu 32 das 39 corridas e tornou-se O primeiro homem a ganhar o Senior TT na Ilha de Man TT três anos em sucessão.
  • Em 1960, na idade de 26, Surtees mudou de motocicletas para carros em tempo integral, fazendo sua corrida de estréia de Fórmula 1 para Lotus no Monaco Grand Prix em Monte Carlo. Ele fez um impacto imediato com um segundo lugar em apenas a sua segunda corrida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, no Grande Prémio de Inglaterra de 1960, e uma pole position no seu terceiro, o Grande Prémio de Portugal de 1960. Depois de passar a temporada de 1961 com a Yeoman Credit Racing Team dirigindo um Cooper T53 "Lowline" gerenciado por Reg Parnell e na temporada 1962 com a Bowmaker Racing Team, ainda gerenciado por Reg Parnell, mas agora no V8 Lola Mk4, ele se mudou para a Scuderia Ferrari Em 1963 e ganhou o campeonato do mundo para a equipe italiana em 1964.
  • Em 25 de setembro de 1965, Surtees teve um acidente com risco de vida no Circuito Mosport (Ontário, Canadá) enquanto praticava um carro de corrida de esportes Lola T70. Uma fundição vertical dianteira havia quebrado. A.J. Baime em seu livro Go Like Hell diz que Surtees saiu do acidente com um lado de seu corpo quatro centímetros mais curto do que o outro. Os médicos colocaram a maior parte das quebras não cirurgicamente, em parte esticando fisicamente seu corpo quebrado até que a discrepância direita-esquerda estivesse abaixo de uma polegada - e lá ficou.
  • A estação 1966 viu a introdução de motores novos, maiores de 3 litros à fórmula um. A estreia de Surtees com o novo carro de F1 da Ferrari foi no Troféu Internacional BRDC de 1966 em Silverstone, onde ele qualificou e terminou um segundo próximo atrás Brabham BT19 de Jack Brabham de 3 litros. Poucas semanas depois, Surtees liderou o Grande Prêmio de Mônaco, afastando-se do BRM de 2 litros de Jackie Stewart nas rectas, antes que o motor falhasse. Quinze dias depois, Surtees sobreviveu à chuva de primeira volta que eliminou metade do campo e venceu o Grande Prêmio da Bélgica.
  • Devido a perenes greves na Itália, a Ferrari só conseguiu entrar dois carros (Ferrari P3) para as 24 Horas de Le Mans de 1966 em vez de sua entrada habitual de três protótipos (um terceiro P3 foi inscrito pelo NART e dirigido por Pedro Rodríguez e Richie Ginther). Sob Le Mans regras em 1966 cada carro foi permitido apenas dois motoristas por carro. Surtees foi omitido do line-up e uma equipe Ferrari deveria ser dirigido por Mike Parkes e Ludovico Scarfiotti eo outro por Jean Guichet e Lorenzo Bandini. Quando Surtees questionou o gerente da equipe da Ferrari sobre o motivo pelo qual, como líder da equipe da Ferrari, ele não teria permissão para competir, Dragoni disse a Surtees que não sentia que estava totalmente apto para dirigir em uma corrida de resistência de 24 horas por causa dos ferimentos Que ele tinha sustentado no final de 1965. Esta desculpa foi profundamente perturbador para Surtees, e ele imediatamente sair da equipe. Esta decisão provavelmente custou Ferrari e Surtees o Campeonato de Fórmula 1 em 1966. Ferrari terminou em segundo a Brabham-Repco no campeonato dos fabricantes e Surtees terminou em segundo a Jack Brabham no campeonato dos motoristas. Surtees terminou a temporada de condução para a equipe Cooper-Maserati, vencendo a última corrida da temporada e terminando em segundo lugar no campeonato de pilotos.
John Surtees


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