segunda-feira, 12 de junho de 2017

HISTÓRIA: CHEICK ISMAËL TIOTÉ

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cheick_Tiot%C3%A9 (Wikipedia)


  • Cheick Ismaël Tioté (pronunciação francesa: [ʃɛik ismaɛl tjote], 21 de junho de 1986 - 5 de junho de 2017) foi um futebolista da Costa do Marfim que jogou como meio-campista defensivo.
  • Formada no FC Bibo em sua cidade natal, Yamoussoukro, estreou profissionalmente em 2005 com a Bélgica Anderlecht. Em 2008, depois de um empréstimo na Roda JC, ingressou no clube holandês FC Twente, conquistando a Eredivisie em sua segunda temporada. Depois disso, ele assinou para o Newcastle United na Inglaterra por uma taxa de £ 3,5 milhões. Tioté totalizou 156 jogos para o Newcastle em seis temporadas e meia, marcando um gol. Em fevereiro de 2017, ele se juntou às empresas de Pequim da China League One, onde morreu em junho em uma sessão de treinamento, aos 30 anos.
  • Tioté jogou 52 vezes para o time de futebol nacional da Costa do Marfim de 2009 a 2015, marcando uma vez. Ele representou o país em duas Copas do Mundo da FIFA e quatro Taças de África, ganhando a edição de 2015 deste último.
  • Nascido em Yamoussoukro, ele começou a jogar futebol de rua descalço com 10 anos de idade, não possuindo um par de botas até os 15 anos. Ele começou sua carreira com o FC Bibo, ligeiro menor da Costa do Marfim.
  • Em entrevista à Newcastle Evening Chronicle, Tioté disse que tinha nove irmãos e irmãs. Crescendo em Abdijan, ele abandonou seus estudos em uma idade jovem, afirmando que "o futebol sempre foi o maior para mim" e:
  • Crescendo em Abdijan, eu sabia o que queria fazer e me certificava de que essa seria a minha vida. Mas eu trabalhei e trabalhei e trabalhei para isso e é por causa desse trabalho árduo que eu consegui fazê-lo.
  • Em 23 de março de 2009, Tioté foi convocado pela Costa do Marfim pela primeira vez, mas não jogou.Depois de ser convocado novamente em maio, ele estreou internacionalmente em 12 de agosto em uma partida amistosa contra a Tunísia.Ele foi selecionado na equipe da Costa do Marfim para o time da Copa das Nações Africanas de 2010 e recebeu o time número 9.
  • Ele começou em todos os três jogos de Les Éléphants antes da eliminação de quarta-final pela Argélia.Tioté também iniciou cada uma das partidas da Copa do Mundo da FIFA Costa do Marfim 2010 na África do Sul. No entanto, o time não avançou para a segunda rodada.Durante um dos jogos contra o Brasil, Tioté esteve envolvido em um desafio com Elano que o viu sofrer uma lesão e afastar-se pelo resto do torneio.
  • Em 26 de agosto de 2010, Tioté juntou-se ao lado da Premier League inglesa Newcastle United por uma taxa de £ 3,5 milhões, depois de ter obtido uma autorização de trabalho. Ao entrar no clube, Tioté falou com o jornal local, Evening Chronicle, sobre o movimento, dizendo : "É uma grande emoção para eu se juntar a um clube tão famoso como o Newcastle United". Ele recebeu a camisa do número 24.
  • Ele estreou em 18 de setembro contra o Everton no Goodison Park. Ele completou todas as suas 64 passagens, fez duas interceptações, completou as cinco tentativas de ataque e seu único tiro estava no alvo. Tioté rapidamente se tornou um favorito entre os adeptos. Em 8 de janeiro de 2011, ele foi expulso durante a terceira rodada FA de Newcastle Liga de Copa contra Stevenage. Enquanto Tioté conseguiu tocar a bola antes de Jon Ashton, sua maneira pouco ortodoxa de fazer isso significava que Ashton colidiu com ele, e o árbitro Andre Marriner teve pouca escolha senão dar-lhe as ordens de marcha. Newcastle tentou apelar a decisão, mas a FA decidiu mantê-la, e Tioté foi suspenso por três partidas. Em 5 de fevereiro, Tioté marcou seu primeiro, e qual seria o seu único gol para o clube, um vôlei de 25 jardas para O empate tardio em um empate 4-4 contra o Arsenal, depois de Newcastle ter perdido 4-0 na metade do tempo. Em 25 de fevereiro de 2011, o Newcastle anunciou que Tioté havia assinado um novo contrato de seis anos e meio para demonstrar seu compromisso Para o clube, mantendo-o em Newcastle até 2017. Ao assinar seu novo acordo, Tioté disse: "A experiência de jogar na Premier League foi melhor do que eu já esperava. Isso é um ótimo clube e os fãs foram Brilhante - nunca conheci apoio como isso. "Apesar do revés das suspensões, ele terminou sua primeira temporada, fazendo vinte e oito aparições e marcando uma vez em todas as competições.
R.I.P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui