quinta-feira, 30 de novembro de 2017

HISTÓRIA: EARLE HYMAN

https://en.wikipedia.org/wiki/Earle_Hyman (Wikipedia)


  • Earle Hyman (11 de outubro de 1926 - 17 de novembro de 2017) era um ator de teatro, televisão e cinema americano. Hyman é conhecido por seu papel em ThunderCats como a voz de Panthro e vários outros personagens. Ele também apareceu no The Cosby Show como o pai de Cliff, Russell Huxtable.
  • Hyman nasceu em Rocky Mount, Carolina do Norte, como George Earle Plummer de acordo com o North Carolina Birth Index. Acredita-se que tenha sido de ascendência nativa americana. Seus pais, Zachariah Hyman (Tuscarora / Meherrin) e Maria Lilly Plummer (Haliwa-Saponi / Nottoway), mudaram sua família para Brooklyn, Nova York no final da década de 1920, onde Hyman cresceu principalmente. Hyman ficou interessado em atuar depois de ver uma produção de fantasmas do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen's Ghosts.
  • "A primeira peça que eu já vi foi um presente dos meus pais no meu 13º aniversário - Nazimova em 'Ghosts' na Brighton Beach no circuito do metrô - e eu simplesmente assustei".
  • Ele fez sua estréia em Broadway como adolescente em 1943 em Run, Little Chillun, e depois se juntou ao American Negro Theatre. No ano seguinte, Hyman começou uma corrida de dois anos desempenhando o papel de Rudolf na Broadway em Anna Lucasta, estrelado por Hilda Simms no papel-título. Ele era um membro do American Shakespeare Theatre começando com sua primeira temporada em 1955 e jogou o O papel de Othello na temporada de 1957. Em dezembro de 1958, ele veio a Londres para desempenhar o papel principal na Lua em um Xaile Rainbow, de Errol John, na Royal Court.
  • Em 1959 ele apareceu novamente no West End, desta vez na primeira produção de Londres de A Raisin In the Sun ao lado de Kim Hamilton. O show correu no Teatro Adelphi e foi dirigido de novo por Lloyd Richards. Um membro da vida do The Actors Studio, Hyman apareceu ao longo de sua carreira em produções nos Estados Unidos e na Noruega, onde também possuía propriedade. Em 1965, ganhou o Prêmio Teatro Mundial e, em 1988, recebeu a medalha de St Olav por seu trabalho no teatro norueguês.
  • Além de seu trabalho de palco, Hyman apareceu em vários papéis de televisão e filmes, incluindo adaptações de Macbeth (1968), Julius Caesar (1979) e Coriolanus (1979), e expressou Panthro na série de televisão animada ThunderCats (1985-1990). Ele tocou dois papéis (em horários diferentes) no The Edge of Night da televisão.
  • Um de seus papéis mais conhecidos, o de Russell Huxtable no The Cosby Show, lhe valeu uma indicação ao Prêmio Emmy em 1986. Jogou o pai do personagem principal Cliff Huxtable, interpretado pelo ator Bill Cosby, apesar de ter 11 anos mais que Cosby

Earle Hyman
(Voz de Panthro dos Thundercats)


Panthro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui