sábado, 4 de novembro de 2017

AVIÕES: RICO LINHAS AÉREAS



  • A Rico Linhas Aéreas S/A foi uma companhia aérea regional brasileira com sede no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, autorizada a operar transportes de passageiros e serviços de carga na região amazônica.
  • A companhia foi fundada em 1960, reorganizada em 1 de junho de 2010, mas em 7 de junho de 2011 teve sua licença de operação cassada.
  • Foi autorizada a operar como transportadora aérea regional em 1996, mas sua história é muito mais antiga. Em 1952, o imigrante turco Yurtsever Munur, conhecido como Comandante Mickey, que trabalhava como mecânico de avião em Nova Xavantina, Mato Grosso, comprou uma aeronave e começou a voar pela região. As operações consistiram de transporte de cargas para locais de mineração de ouro da região usando aviões de pequeno porte.
  • Durante a década de 1960, Mickey começou uma pequena empresa de táxi aéreo chamado Táxi Aéreo Rondônia, especializada em voar para centros de mineração de ouro em Rondônia e com sede em Porto Velho. Durante a construção da rodovia Transamazônica na década de 1970, a empresa mudou sua sede para Manaus, e oferecia serviços aéreos para as grandes empresas de construção que estavam construindo a rodovia.
  • Mais tarde, Yurtsever também criou Rico - Rondônia Indústria e Comércio, uma empresa que, em 1980, seriam fundidas com Táxi Aéreo Rondônia para criar Rico Taxi Aéreo.
  • De 1974 a 1982 Taxi Aéreo Rico manteve um contrato com a Petrobras para fornecer transporte aéreo, enquanto a estatal estava em busca de petróleo e gás natural na região amazônica. Na época a Rico operou 23 Douglas DC-3.
  • Em 1 de novembro de 1996, mantendo suas operações de táxi aéreo independentes, os donos da Rico Táxi Aéreo criaram a Rico Linhas Aéreas, uma companhia aérea regional. Em 2005, Rico Linhas Aéreas foi a maior companhia aérea regional do Brasil servindo Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
  • No entanto, a crise econômica de 2008 forçou Rico a diminuir drasticamente o tamanho de suas operações: entre janeiro e setembro de 2008, a Rico cancelou 90% de suas operações reduzindo sua participação para 0,02% do mercado e operando apenas dentro do estado do Amazonas.
  • Suspendeu temporariamente todos os voos regulares desde 01 de junho de 2010 para uma reestruturação operacional. Porém suas aeronaves estavam disponíveis para serem fretadas. Em 7 de junho de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cancelou sua licença de operação devido a falta de estrutura da empresa alegando falta de segurança na prestação do serviço.[1] Em outra ocasião a ANAC também suspendeu as operações da Rico por uma semana por motivos semelhantes.
  • As três aeronaves Boeing 737-200 que a empresa possui, ficaram em São José dos Campos (PP-VME, desmontado) e Manaus (PR-RLA e PP-VMM). O restante da frota de EMB120 e EMB110 foi redirecionada ao Taxi Aéreo, segmento na qual segue com forte atuação e tradição.

Landing "Aterrizando"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui