sábado, 9 de junho de 2018

HISTÓRIA: JOHN GARANG



  • John Garang de Mabior (23 de junho de 1945 - 30 de julho de 2005) foi um político e líder sudanês. De 1983 a 2005, liderou o Exército Popular de Libertação do Sudão durante a Segunda Guerra Civil Sudanesa e, após um acordo de paz, serviu como Primeiro Vice-Presidente do Sudão desde 9 de julho de 2005 até sua morte em um acidente de helicóptero em julho 30, 2005. Economista desenvolvente de profissão, o Dr. Garang foi uma grande influência no movimento que levou à fundação do Sudão do Sul.
  • Membro da etnia Dinka, Garang nasceu em uma família pobre na vila de Wangulei, distrito de Twic East, na região do Alto Nilo, no Sudão. Um órfão de dez anos de idade, ele tinha seus honorários pela escola pagos por um parente, indo para escolas em Wau e, em seguida, Rumbek. Em 1962 ele se juntou à primeira guerra civil sudanesa, mas por ser tão jovem, os líderes encorajaram a ele e a outros de sua idade a buscar uma educação. Por causa dos combates em curso, Garang foi forçado a completar seu ensino secundário na Tanzânia. Depois de ganhar uma bolsa de estudos, ele se formou em economia em 1969 pelo Grinnell College em Iowa, Estados Unidos. Ele era conhecido por sua experiência de livro. Ele recebeu uma bolsa de estudos para cursar pós-graduação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, mas optou por retornar à Tanzânia e estudar economia agrícola na África Oriental como pesquisador Thomas J. Watson, da Universidade de Dar es Salaam (UDSM). Na UDSM, ele era membro da Frente Revolucionária Africana dos Estudantes Universitários. No entanto, Garang logo decidiu retornar ao Sudão e se juntar aos rebeldes.
  • Há muitos relatos errados de que Garang conheceu Yoweri Museveni, futuro presidente de Uganda, neste momento; enquanto Garang e Museveni eram estudantes da UDSM na década de 1960, eles não compareceram ao mesmo tempo. Em 1970, Garang estava entre um dos grupos de soldados de Gordon Muortat Mayen, o então líder do movimento de libertação Anyanya, enviado para Israel. para treinamento militar.
  • A guerra civil terminou com o Acordo de Adis Abeba de 1972 e Garang, como muitos rebeldes, foi absorvido pelos militares sudaneses. Por onze anos, ele foi um soldado de carreira e subiu do posto de capitão para coronel depois de fazer o Curso Avançado de Oficiais de Infantaria em Fort Benning, na Geórgia, Estados Unidos. Durante este período, ele tirou quatro anos de licença acadêmica e recebeu um mestrado em economia agrícola e um PhD da Iowa State University depois de escrever uma tese sobre o desenvolvimento agrícola do sul do Sudão. Em 1983, o coronel Garang estava servindo como instrutor sênior na academia militar em Wadi Sayedna, a 21 km do centro de Omdurman, onde instruiu os cadetes por mais de quatro anos. Mais tarde ele foi nomeado para servir no departamento de pesquisa militar na sede do Exército em Cartum.

Documentary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui