http://www.taag.com.br/Aeronaves (Site)
https://pt.wikipedia.org/wiki/TAAG_Linhas_A%C3%A9reas_de_Angola (Wikipedia)
Landing and Takeoff
"Aterrizando e Decolando"
https://pt.wikipedia.org/wiki/TAAG_Linhas_A%C3%A9reas_de_Angola (Wikipedia)
- A TAAG Linhas Aéreas de Angola, também conhecida como TAAG Angola Airlines, é a companhia aérea nacional de Angola, tendo a sua sede em Luanda. TAAG é um acrónimo para Transportes Aéreos Angolanos.Actualmente a empresa atende a 17 destinos domésticos e a 25 destinos internacionais, na África, na América do Sul, no Caribe, na Europa e na Ásia. É também a única companhia aérea que opera voos regulares (directos ou com escalas) entre a África Central e a América Latina.
- A empresa foi criada em 1938 como DTA - Divisão dos Transportes Aéreos da Direcção dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Angola. No entanto, suas operações iniciaram-se de fato em 1940, com aviões Dragon Rapide, Klemen e Leopard Moth. São assim activadas as primeiras linhas regulares entre Luanda-Moçâmedes) e Lobito, e os primeiros voos internacionais Luanda – Ponta Negra.
- Em 1948 entram em serviço os primeiros aviões Douglas DC-3. Catorze anos mais tarde é adquirido o primeiro avião Fokker F27.
- 1973 - A DTA transforma-se em empresa de capital misto com a designação de TAAG – Transportes Aéreos de Angola, S.A.R.L., com capital maioritário do Governo, 30% da TAP e o restante repartido por empresas privadas. Durante esse período a TAAG explora os vos domésticos e inicia as carreiras regionais para São Tomé e Windhoek. As rotas Luanda-Lisboa e as ligações a Maputo, Beira e Salisbury (hoje Harare) servidos pela TAP.
- 1975 - Após a proclamação da independência nacional, são iniciadas negociações com a TAP para a participação da TAAG – como companhia aérea de bandeira – nos voos Luanda-Lisboa. Os primeiros voos Luanda-Lisboa passaram a ser operados por aviões TAP com a sigla DT das Linhas Aéreas de Angola. Nos voos com destino Lisboa os passageiros começam a ser assistidos por pessoal de cabine da TAAG. São nomeados os primeiros angolanos para a administração da empresa.
- 1976 - A 3 de Março com a chegada ao país do primeiro Boeing 737 é iniciada a era do jato em Angola.
- 1980 - A 13 de Fevereiro é publicado no Diário da República o Decreto No 15/80 que cria a Empresa Linhas Aéreas de Angola, U.E.E., abreviadamente designada por TAAG. Com aquisição dos novos Boeing 707 inicia-se rápido crescimento da TAAG. As estatísticas são suficientemente elucidativas. Em 1977 a TAAG transporta 230.000 passageiros em voos domésticos, atingindo no ano seguinte os 795.947. Em voos internacionais o desenvolvimento da companhia passa no mesmo período para 130.838 transportados. Outros dados estatísticos são também esclarecedores: 43.095 toneladas de carga e correio transportados num ano. As asas da TAAG voam 31.852 horas, percorrendo 18 milhões de quilómetros.
- 1985 - No dia 16 de junho de 1985 se iniciaram as operações para o Brasil com destino Rio de Janeiro com o equipamento Boeing 707.
- 1986 - A TAAG transporta um milhão de passageiros, na maioria tropas cubanos. A queda brusca dos preços do petróleo e o agravamento da situação político-militar no País exigem da empresa um esforço especial . A paralisação quase absoluta dos transportes rodoviários e ferroviários forçam a TAAG a voar entre as principais cidades com ocupações raramente abaixo dos 100% da oferta. Durante anos, a TAAG foi o único elo de ligação entre as cidades do país, o que bastante orgulha os seus cerca de 5 mil trabalhadores.
Landing and Takeoff
"Aterrizando e Decolando"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui