sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ANIMAIS EM GERAL: ARIRANHA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ariranha (Wikipedia)


  • A ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul.
  • "Ariranha" provém do termo tupi-guarani ari'raña que significa "onça d'água". No espanhol são usados ocasionalmente "lobo do rio" (lobo de río) e cachorro d'água (perro de agua), e podem ter sido mais comuns nos relatos de exploradores espanhóis nos séculos XIX e início do XX. Todos os três nomes são usados com variações regionais, junto com lontra-gigante (em português) e nutria-gigante (em espanhol). No povo Achuar são conhecidas como wankanim, e entre os Sanumá como hadami. O nome do gênero "Pteronura" deriva do grego antigo pteron/πτερον (pena ou asa) e ura/ουρά (cauda), em referência a sua distinta cauda parecida com uma asa.
  • As lontras formam a subfamília Lutrinae dentro da família dos mustelídeos e a ariranha é a única espécie do gênero Pteronura. Duas subespécies são reconhecidas pelo canônico Mammal Species of the World, P. b. brasiliensis e P. b. paraguensis. Descrição incorreta da espécie levou a vários sinônimos (a última subespécie é frequentemente chamada P. b. paranensis na literatura). P. b. brasiliensis ocorre na porção norte da distribuição da ariranha, incluindo o rio Amazonas e os sistemas fluviais das Guianas. Ao sul, P. b. paraguensis teve ocorrência sugerida no Paraguai, Uruguai, sul do Brasil e norte da Argentina, embora possa estar extinta nos últimos três locais. A IUCN considera a presença na Argentina e Uruguai incerta. Na Argentina, uma investigação mostrou remanescentes populacionais escassamente distribuídos. P. b. paraguensis é supostamente menor e mais sociável, com dentição e morfologia craniana diferentes. Carter e Rosas, entretanto, rejeitaram a divisão subespecífica em 1997, observando que a classificação só foi validada uma vez, em 1968, e o espécime-tipo de P. b. paraguensis era muito similar a P. b. brasiliensis Biólogo Nicole Duplaix chama a divisão de "valor duvidoso".

Explicando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui