https://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho-de-laterais-brancas-do-pac%C3%ADfico (Wikipedia)
- O golfinho do Pacífico (Lagenorhynchus obliquidens) é um golfinho muito ativo encontrado nas águas frias e temperadas do Oceano Pacífico Norte.
- O golfinho de face branca do Pacífico foi nomeado pelo mamífero-cientista Smithsonian Theodore Nicholas Gill em 1865. É morfologicamente semelhante ao golfinho sombrio, encontrado no Pacífico Sul. A análise genética de Frank Cipriano sugere que as duas espécies divergiram cerca de dois milhões de anos atrás.
- Embora ambos sejam tradicionalmente colocados no gênero Lagenorhynchus, as análises moleculares indicam que estão mais próximos dos golfinhos do gênero Cephalorhynchus. O novo gênero Sagmatias foi proposto para essas espécies.
- O golfinho do Pacífico tem três cores. O queixo, a garganta e a barriga são branco-creme. O bico, nadadeiras, costas e barbatana dorsal são cinza escuro. Manchas cinzas claras são vistas nas laterais e uma faixa cinza clara adicional corre de cima do olho até a barbatana dorsal, onde se espessa ao longo da cauda. Um anel cinza escuro envolve os olhos.
- A espécie é um golfinho oceânico de tamanho médio. As fêmeas pesam até 150 kg (330 lb) e os machos 200 kg (440 lb), com os machos atingindo 2,5 m (8,2 pés) e as fêmeas 2,3 m (7,5 pés) de comprimento. Golfinhos do Pacífico normalmente tendem a ser maiores que os golfinhos escuros. As fêmeas atingem a maturidade aos sete anos. De 1990 a 1991, um estudo realizado por Richard C. Ferrero e William A. Walker revelou que a grande maioria dos golfinhos do Pacífico que foram vítimas das redes de deriva tinha entre 8,3 e 11 anos quando amadureceram sexualmente. O período de gestação geralmente dura um ano. Acredita-se que os indivíduos vivam 40 anos ou mais.
- O golfinho do Pacífico é extremamente ativo e se mistura com muitas das outras espécies de cetáceos do Pacífico Norte. Aproxima-se facilmente de barcos e passeios de arco. Grupos grandes são comuns, com média de 90 indivíduos, com supergrupos de mais de 300. As presas incluem principalmente pescada, anchova, lula, arenque, salmão e bacalhau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui