domingo, 26 de janeiro de 2020

LUTO: KOBE BRYANT

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kobe_Bryant (Wikipedia)


  • Kobe Bean Bryant (Filadélfia, 23 de agosto de 1978 — Los Angeles, 26 de janeiro de 2020 - Calabasas, California), foi um jogador norte-americano de basquete profissional. Atuava como ala-armador no Los Angeles Lakers. Filho do ex-jogador do Philadelphia 76ers e ex-técnico do time da WNBA, Los Angeles Sparks, Joe Bryant, é tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Kobe foi um dos poucos atletas a ser escolhido no draft da NBA direto do High School para a liga norte-americana.
  • Kobe, juntamente com o pivô Shaquille O'Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson, levou os Lakers a três campeonatos consecutivos da NBA, a chamada dinastia nos Estados Unidos – 2000, 2001 e 2002. Após a temporada 2003–04, Shaquille O'Neal saiu do time e Kobe tornou-se a estrela principal dos Lakers, sendo o cestinha da liga por duas temporadas consecutivas: 2005–06 e 2006–07. Nessas temporadas Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da liga. Em 2006, fez 81 pontos num jogo contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962. Contudo, há analistas da NBA que defendem que a performance de Kobe foi melhor.
  • Em 2003, Kobe envolveu-se num escândalo sexual no estado do Colorado, quando foi acusado de estupro por uma funcionária do hotel em que estava hospedado. Kobe admitiu que foi adúltero, mas que não havia cometido o crime. Em setembro de 2004, o processo foi retirado. Desde a segunda temporada da carreira, Kobe foi titular em todos os Jogos das Estrelas da NBA, sendo MVP em quatro ocasiões: 2002, 2007, 2009 e 2011. Em 2010 ele foi convocado para ser titular, mas uma contusão o impediu de participar do evento.
  • Kobe Bryant fazendo uma enterrada, em 2005.‎
  • Foi o Jogador Mais Valioso da Liga (MVP), na temporada 2007–08, após ter liderado seu time à melhor campanha na conferência Oeste, tida como uma das mais difíceis dos últimos tempos[6] e levou o time às Finais da NBA, mas não ao título, que ficou na mão do maior rival dos Lakers, o Boston Celtics. No mesmo ano, Kobe foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.
  • Em 2009, Bryant levou os Lakers ao título da NBA e, assim, conquistou o seu quarto campeonato na carreira. Foi também o Jogador Mais Valioso das Finais, que ocorreram contra o Orlando Magic. Nesse ano, o uniforme de Kobe foi o mais vendido nos Estados Unidos, Europa e China. Ainda em 2009, o rapper Lil Wayne homenageou Kobe com uma música com o próprio nome de Bryant. No ano seguinte, numa partida contra o Memphis Grizzlies, tornou-se o maior pontuador da história do Los Angeles Lakers. Ainda em 2010, Kobe Bryant comandou os Lakers a mais um título da NBA ao bater em sete jogos os Celtics. Foi a primeira vez que Kobe disputou um jogo 7 das Finais da NBA. E pela segunda vez na carreira, foi escolhido como o Jogador Mais Valioso das Finais.
  • Em 2018, Bryant venceu o prêmio Óscar de "Melhor curta-metragem de animação" pelo filme Dear Basketball.
  • Kobe faleceu, aos 41 anos, em 26 de janeiro de 2020 quando o helicóptero que estava caiu nas cercanias de Los Angeles.
  • Kobe Bryant era o mais novo do filhos, nascido no condado de Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia.
  • Aos seis anos, Kobe mudou-se com sua família para a Itália, quando o pai deixou a NBA para jogar na Europa. Kobe recebeu influências fortes do basquete, além disso, passou a falar italiano e espanhol fluentemente. Lá conheceu a estrela do basquete brasileiro Oscar Schmidt e virou um fã do ala da seleção brasileira. Kobe também teve contato com o futebol e passou a torcer para o clube italiano Milan. Ele declarou, mais tarde, que se tivesse permanecido por mais tempo na Itália ele teria tentado se tornar um jogador profissional de futebol. Kobe é também um grande fã do futebol do brasileiro Ronaldinho Gaúcho.
  • Em 1991, Kobe voltou aos Estados Unidos. Não precisou passar por uma grande universidade para chamar a atenção dos olheiros da NBA. Foi em Lower Merion, subúrbio da Filadélfia, que ele já começou a se destacar. No seu segundo ano de High School, Kobe foi treinado por seu próprio pai. Bryant declarou que se tivesse tentado ir para alguma faculdade, seria a Universidade Duke No draft de 1996 foi escolhido pelo New Orleans Hornets e trocado, sem realizar nenhuma partida pelo mesmo, para o time californiano Los Angeles Lakers.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui