quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

HISTÓRIA: DEAN JONES

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dean_Jones (Wikipedia)

https://d23.com/walt-disney-legend/dean-jones/ (Fonte da Imagem)



  • Dean Carroll Jones (25 de janeiro de 1931 - 1 de setembro de 2015) foi um ator americano mais conhecido por seus papéis como Agente Zeke Kelso em That Darn Cat! (1965), Jim Douglas em The Love Bug (1968) e Herbie Goes to Monte Carlo (1977) e Dr. Herman Varnick em Beethoven (1992). Ele foi indicado ao Globo de Ouro por sua atuação como Albert Dooley em O pato do milhão de dólares (1971). Em 1995, Jones foi nomeado vencedor do prêmio Disney Legends por seu trabalho no cinema.
  • Jones nasceu em Decatur, Alabama, filho de Andrew Guy Jones (1901–1979), um trabalhador da construção civil itinerante, e a ex-Nolia Elizabeth Wilhite (1902–1977).
  • Como um estudante na Riverside High School em Decatur, Jones tinha seu próprio programa de rádio local, Dean Jones Sings. Jones serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia e, após sua dispensa, trabalhou no Bird Cage Theatre na Knott's Berry Farm em Buena Park, Califórnia.
  • Jones frequentou a Asbury University em Wilmore, perto de Lexington, Kentucky. Membro de sua turma de 1953, ele não se formou, mas a universidade em 2003 concedeu-lhe um título honorário. Em 4 de março de 2011, ele se dirigiu à comunidade durante a cerimônia de dedicação do Andrew S. Miller Center for Communications Arts de Asbury.
  • Depois de aparecer em papéis menores no cinema e na televisão, Jones fez sua estréia na Broadway (junto com Jane Fonda) na peça de 1960, There Was a Little Girl. Ele assumiu o papel em Boston, Massachusetts, com apenas um dia de antecedência. Em 1960, ele também interpretou Dave Manning na comédia da Broadway Under the Yum-Yum Tree, um papel que repetiu na versão cinematográfica de 1963 estrelada por Jack Lemmon.
  • Depois de trabalhar no cinema e na televisão, Jones foi escalado para retornar à Broadway como a estrela do musical Company de Stephen Sondheim em 1970. Pouco depois da noite de estreia, Jones retirou-se do show devido ao estresse de que estava passando por um processo de divórcio em andamento. O diretor Harold Prince concordou em substituí-lo por Larry Kert se Jones abrisse o show e gravasse o álbum do elenco. Jones concordou, e seu desempenho é preservado no álbum do elenco original (embora tenha sido Kert quem recebeu a indicação ao Tony de Melhor Ator em Musical).
  • Em 1986, Jones, já então cristão, estrelou Into the Light, musical sobre cientistas e o Sudário de Torino, que fechou quatro dias após sua estreia. Ele teve muito mais sucesso em turnês no show de um homem São João no Exílio como o último apóstolo sobrevivente de Jesus Cristo, relembrando sua vida enquanto estava preso na ilha grega de Patmos. Uma performance foi filmada em 1986. Ele fez mais uma aparição na Broadway, em 1993, no Vivian Beaumont Theatre, em um concerto especial de dois dias de montagem Company, apresentando a maior parte do elenco original da Broadway.
  • Jones começou como um artista contratado para a MGM, começando com um pequeno papel como soldado em Somebody Up There Likes Me (1956) e mais tarde interpretou o disc jockey Teddy Talbot no filme de Elvis Presley Jailhouse Rock (1957). Ele retratou um soldado em Imitation General (também 1957) com Glenn Ford e Never So Few (1959) com Frank Sinatra.
  • O papel característico de Jones na Disney seria o piloto de carros de corrida Jim Douglas na bem-sucedida série Herbie: ele apareceu em dois filmes, The Love Bug (1968) e Herbie Goes to Monte Carlo (1977), bem como na televisão de curta duração série Herbie, the Love Bug (1982) e o filme feito para a TV The Love Bug (1997). Em 1969, Jones foi o apresentador de uma curta sessão de comédia de esquetes na ABC-TV intitulada What's It All About, World? que se tornou um show de variedades no meio do caminho, quando o título foi alterado para The Dean Jones Variety Hour.


Memorial Tribute

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui