domingo, 28 de novembro de 2021

LUTO: FRANK WILLIAMS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Williams (Wikipedia)

https://jovempan.com.br/esportes/outros-esportes/fundador-da-equipe-williams-de-formula-1-frank-williams-e-internado-em-hospital.html (Fonte da imagem)



  • Francis Owen Garbatt Williams CBE (16 de abril de 1942 – 28 de novembro de 2021) foi um empresário britânico. Ficou conhecido como fundador e dirigente da equipe de Fórmula 1 Williams. Williams nasceu no Condado de Durham, Inglaterra e fundou sua primeira equipe de corrida em 1966, a Frank Williams Racing Cars. Em 1977 fundou juntamente com Patrick Head a Williams Grand Prix Engineering, hoje conhecida como Williams.
  • Em 16 de abril de 1942, Frank Williams nasceu em South Shields, South Tyneside. Na época, seu pai servia como oficial da Força Aérea Real, enquanto sua mãe trabalhava como professora. Williams foi parcialmente criado por sua tia e seu tio em Jarrow, após o fim do casamento de seus pais.
  • Posteriormente, ele passou grande parte de sua infância em um internato particular, St Joseph's College, Dumfries, Escócia. No final dos anos 1950, um amigo deu a Williams uma carona em seu Jaguar XK150, que serviu imediatamente para catalisar seu interesse por carros velozes.
  • Após uma breve carreira como piloto e mecânico, Williams fundou a Frank Williams Racing Cars em 1966, financiado por seu trabalho como vendedor ambulante de mercearia. Ele dirigiu pilotos, incluindo Piers Courage, por vários anos na Fórmula 2 e Fórmula 3. Williams comprou um chassi de Fórmula 1 da Brabham, que Courage dirigiu ao longo da temporada de Fórmula 1 de 1969, terminando duas vezes em segundo lugar.
  • Em 1970, Williams firmou uma breve parceria com Alejandro de Tomaso. Após a morte de Courage no Grande Prêmio da Holanda daquele ano, o relacionamento de Williams com de Tomaso terminou. Em 1971, ele competiu com Henri Pescarolo com um chassi comprado da March Engineering; 1972 viu o primeiro carro de F1 construído pela fábrica da Williams, o Politoys FX3 projetado por Len Bailey. Pescarolo caiu e destruiu em sua primeira corrida.
  • Williams, com pouco dinheiro e conduzindo os negócios da equipe de uma cabine telefônica depois de ser desconectado por contas não pagas, procurou a Marlboro e a Iso Rivolta, uma empresa automobilística italiana, em busca de patrocínio. Embora eles tenham prometido seu apoio, eles não sobreviveram a tempo. Em 1976, Williams contratou um parceiro do magnata canadense do petróleo Walter Wolf. Embora a equipe continuasse funcionando, ela não pertencia mais a Williams e ele saiu em 1977, junto com um de seus funcionários, o engenheiro Patrick Head. Os dois sócios adquiriram um armazém de carpetes vazio em Didcot, Oxfordshire, e anunciaram a formação da Williams Grand Prix Engineering, uma nova equipe para competir nas corridas de Fórmula Um.
  • A primeira vitória da equipe veio quando Clay Regazzoni levou a Williams FW07 com motor Cosworth à vitória no Grande Prêmio da Inglaterra de 1979 em Silverstone. Seu primeiro Campeonato de Pilotos e Campeonato de Construtores vieram em 1980, com o australiano Alan Jones ganhando o título de pilotos. Entre 1981 e 1997, a equipe conquistou mais seis campeonatos de pilotos e mais oito campeonatos de construtores. Ele também supervisionou a equipe e reivindicou um total de 114 vitórias em Grandes Prêmios.
  • Em maio de 1994, após a morte de Ayrton Senna no Williams FW16 em Imola, Williams foi acusado de homicídio culposo na Itália, mas foi absolvido após vários anos. Desde a morte de Senna, todos os chassis, desde o Williams FW17, carregam uma homenagem na forma de um pequeno logotipo do Senna nos apoios da asa dianteira, ou nas proximidades.
  • Em março de 2012, Williams anunciou que deixaria o conselho da Williams F1 e seria substituído por sua filha Claire Williams, embora ele ainda permanecesse com a equipe no papel de chefe da equipe. A Williams deixou de ter qualquer envolvimento com a venda da equipe Williams de Fórmula Um em setembro de 2020.
  • Williams conheceu Virginia Berry em 1967. Eles se casaram em 1974. Eles tiveram dois filhos, Jonathan e Jamie, e uma filha, Claire, que viria a se tornar a vice-diretora de sua futura equipe de Fórmula Um Williams Grand Prix Engineering.
  • Williams usou uma cadeira de rodas desde que um acidente de carro no sul da França, em 8 de março de 1986, o deixou tetraplégico. Ele estava dirigindo com o gerente de patrocínio da equipe, Peter Windsor, em um sedã familiar Ford Sierra 1600 alugado do Circuito Paul Ricard para o Aeroporto Nice Côte d'Azur quando o incidente aconteceu. Williams esteve no circuito para assistir aos testes do novo Williams FW11 da equipe, mas como um corredor de longa distância entusiasta, ele estava voltando ao aeroporto após as provas porque desejava competir em uma meia maratona em Londres no dia seguinte.
  • Durante o trajeto até o aeroporto, ele perdeu o controle do carro alugado em uma ligeira curva à esquerda da estrada, prendendo um muro baixo de pedra, fazendo com que o veículo saísse da rodovia. Uma queda de 2,4 m entre a estrada e um campo fez com que o carro rolasse para o lado do motorista. Williams permaneceu consciente, mas imediatamente percebeu que não podia se mover e estava com medo de incêndio devido ao derramamento de combustível. Ele sofreu uma fratura na coluna vertebral entre a quarta e a quinta vértebra depois de ser pressionado entre seu assento e o teto esmagado. Windsor, que tinha sofrido apenas ferimentos leves, retirou Williams do veículo enquanto esperava pelos serviços de emergência. Virginia voou com Patrick Head para o hospital francês e era da opinião que Williams estava prestes a morrer. Ela organizou sua repatriação urgente para a Inglaterra, onde médicos do Royal London Hospital realizaram uma traqueotomia, o que permitiu a drenagem do fluido de seus pulmões, quase certamente salvando sua vida. Williams exigiu cuidados constantes e dependência física de outras pessoas como consequência do acidente.
  • Virginia escreveu um livro autobiográfico publicado em 1991, A Different Kind of Life, no qual descreve suas experiências nos anos de formação da equipe de Fórmula 1, bem como o acidente quase fatal de seu marido. Por sua vez, Williams decidiu não ler seu relato durante a vida, preferindo deixar o passado no passado. Ela foi diagnosticada com câncer em 2010 e morreu em 7 de março de 2013, aos 66 anos. Williams foi internado no hospital em 26 de novembro de 2021 e morreu dois dias depois, na manhã de 28 de novembro, aos 79 anos.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui