https://en.wikipedia.org/wiki/Ken_Block (Wikipedia)
- Kenneth Paul Block (21 de novembro de 1967 - 2 de janeiro de 2023) foi um piloto profissional de rally americano da Hoonigan Racing Division, anteriormente conhecido como Monster World Rally Team. Block também foi um dos co-fundadores da DC Shoes. Ele também competiu em muitos eventos de esportes de ação, incluindo skate, snowboard e motocross. Depois de vender sua propriedade da DC Shoes, Block mudou seu foco de negócios para a Hoonigan Industries, uma marca de roupas para entusiastas de automóveis. Ele era o co-proprietário e "Head Hoonigan In Charge" (HHIC) da empresa antes de sua morte.
- Em janeiro de 2021, a Hoonigan Racing Division e a Ford Performance anunciaram que estavam se separando após 11 anos. Em abril, Block anunciou que voltaria para a Subaru. Em setembro, Block anunciou que faria uma nova parceria com a Audi para "projetos conjuntos na área de mobilidade elétrica".
- Em 2005, Block começou sua carreira no rally nacional com a equipe Vermont SportsCar. A Vermont SportsCar preparou um Subaru WRX STi 2005 para Block competir. Seu primeiro evento da temporada de ralis foi o Sno*Drift, onde acabou terminando em sétimo na geral e em quinto na classe do Grupo N. Durante a temporada de 2005, Block teve cinco resultados entre os cinco primeiros e ficou em terceiro lugar geral na classe do Grupo A e quarto geral no Rally America National Championship. Na final de seu primeiro ano no rali, Ken Block ganhou o prêmio Rookie America of the Year.
- Em 2006, Block, junto com seu companheiro de equipe de rally DC Travis Pastrana, assinou um novo contrato de patrocínio com a Subaru. Por meio deste acordo com a Subaru, os companheiros de equipe ficaram conhecidos como "Subaru Rally Team USA". Ele competiu no primeiro evento de rally dos X Games no X Games XII. Na competição, Block acabou terminando em terceiro para levar o bronze. Ele passou a competir no Rally America National Championship de 2006, onde terminou em segundo lugar geral.
- Em 2007, Block competiu no evento de rali X Games XIII, onde ficou em segundo lugar geral e ganhou a medalha de prata. No Rally America National Championship de 2007, Block terminou em terceiro lugar geral. Nesta temporada, o Block também participou de algumas rodadas do Campeonato Mundial de Rally; Rali do México e Rali da Nova Zelândia. No Rally da Nova Zelândia, o Bloco registrou dois tempos entre os cinco primeiros na aula do Grupo N. Na final de 2007, o Bloco alcançou 19 pódios e 8 vitórias gerais em eventos de rali.
- Em 2008, Block recebeu um Subaru WRX STi 2008 novinho em folha para competir. Block decidiu competir no Rallye Baie-des Chaleurs do Canadian Rally Championship para ganhar alguma experiência com seu novo carro de rally de 2008 e se preparar para o Campeonato Mundial de Rally na final do ano. Block conquistou sua primeira vitória no rally canadense no evento. Este foi apenas o segundo evento para o novo carro. Block e seu co-piloto não conseguiram nenhum ponto no campeonato no evento por não terem licença de competição canadense. Block competiu na competição Rally New York USA e terminou em primeiro lugar. Na competição de rally dos X Games XIV, Block terminou empatado em terceiro lugar com Dave Mirra. Esta ocorrência deveu-se a ambos os competidores terem problemas com seus carros. Block, que chegou às semifinais do evento, teve um problema no radiador após pousar o carro desajeitadamente em um salto. Com os dois competidores do bronze em carros danificados impossibilitados de competir, as medalhas foram concedidas a ambos.
- Bloco disputou o campeonato nacional Rally America 2008, que terminou em 17 de outubro de 2008. No evento, ele terminou em segundo lugar geral com uma forte vitória no último evento. Na etapa Lake Superior Performance Rally (LSPR), o Bloco terminou mais de um minuto à frente de seu próximo competidor mais próximo e garantiu a segunda posição geral. O próximo passo para Block nesta temporada de rali são três eventos do Campeonato Mundial de Rali. Bloco apareceu em um segmento do programa automobilístico Top Gear. Block filmou o vídeo de sucesso do YouTube "Gymkhana 2".
- Em 2010, Block encerou sua parceria com a Subaru e se juntou à Ford para competir no meio período no Campeonato Mundial de Rally pela Monster World Rally Team, onde dirigia um Ford Focus RS WRC 08 junto com o co-piloto de longa data Alex Gelsomino . Block, portanto, se tornou o primeiro piloto americano a fazer campanha pelo Campeonato Mundial de Rally. Ele marcou dois pontos depois de terminar em 9º na Espanha. Além disso, ele escreveu sua sexta temporada do Rally America Championship em um Ford Fiesta de classe aberta, bem como seu quinto X Games. No dia 27 de fevereiro, Block venceu o Rally in the 100 Acre Wood (Rally America) pela 5ª vez consecutiva. Isso quebrou o disco de John Buffum.
- Em 23 de março, Block e seu co-piloto Alex Gelsomino foram levados ao hospital, depois de capotar seu Ford Fiesta RS WRC durante uma etapa de shakedown do Rally de Portugal 2011 em Faro, Portugal. Um representante da equipe Monster World Rally afirmou mais tarde que os dois homens estavam bem. Ele terminou em 8º na França e 9º no País de Gales, marcando 6 pontos.
- Em sua primeira corrida na temporada de 2013, Bloco pontuo bem, entrando entre os dez primeiros no rali mexicano, recebendo assim seus primeiros seis pontos para o campeonato e obtendo o melhor 7º lugar geral de todos os tempos. Veja também: Temporada do Campeonato Mundial de Rali de 2014
- A Castrol voltou como patrocinadora da Block. Ele participou do WRC localizado na Catalunha, na Espanha. Ele ficou em 10º lugar até a última etapa, onde sofreu um furo no pneu e perdeu um tempo significativo. Ele terminou em 12º, sua penúltima temporada no WRC.
R.I.P. Ken Block
"Thank You Very Much"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui