domingo, 2 de novembro de 2025

LUTO: TCHÉKY KARYO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tch%C3%A9ky_Karyo (Wikipedia)

https://cinema10.com.br/personalidades/tcheky-karyo (Fonte da imagem)



  • Tchéky Karyo (Nascido Baruh Djaki Karyo; 4 de outubro de 1953 – 31 de outubro de 2025) foi um ator e músico francês. Iniciando sua carreira como ator de teatro em peças clássicas e contemporâneas, ele posteriormente trabalhou como ator coadjuvante em filmes na década de 1980. Atuou em inúmeros filmes de diretores de Hollywood e franceses, incluindo Luc Besson. Foi indicado ao Prêmio César de Ator Mais Promissor por sua atuação no filme La Balance, de 1982.
  • Seus créditos cinematográficos incluem La Femme Nikita, Vincent and Me, Nostradamus, Crying Freeman, Bad Boys, GoldenEye, The Messenger: The Story of Joan of Arc, The Patriot e Kiss of the Dragon. Seus papéis na televisão incluem o Dr. Willy Rozenbaum no filme da HBO And the Band Played On, Georges Méliès na minissérie da HBO From the Earth to the Moon e o detetive francês Julien Baptiste na série policial da BBC The Missing e em sua série derivada Baptiste (2019–2021).
  • Primeiros anos, família e educação
  • Baruh Djaki Karyo nasceu em 1953 em Istambul, Turquia. Sua mãe era judia grega e seu pai, entregador e construtor, era de uma família judia sefardita turca; ambas as famílias tinham raízes espanholas. Quando era jovem, sua família mudou-se para Paris, França. A grafia de seu nome, Djaki, foi alterada para Tchéky em uma forma de transliteração francesa. Aos 13 anos, seus pais se separaram e sua mãe o expulsou de casa.
  • Ele frequentou o colégio Lycée Arago, em Paris. Quando jovem, Karyo estudou teatro no Théâtre Cyrano e mais tarde tornou-se membro da Companhia Daniel Sorano, interpretando muitos papéis clássicos.
  • Karyo ingressou no Teatro Nacional de Estrasburgo, onde estrelou peças contemporâneas e clássicas. Ele alcançou sucesso no cinema francês a partir da década de 1980, inicialmente como ator coadjuvante. Mais tarde, interpretou papéis principais em vários filmes notáveis, como O Urso, no qual interpretou um dos caçadores, e La Femme Nikita, do diretor Luc Besson, no qual interpretou o mentor espião da protagonista.
  • Ele apareceu em muitos filmes americanos, frequentemente interpretando um personagem francês. Interpretou o profeta francês Nostradamus em Nostradamus (1994) e o criminoso Fouchet em Bad Boys (1995), ao lado de Will Smith e Martin Lawrence. Interpretou um detetive da polícia parisiense corrupto e violento em Kiss of the Dragon (2001), ao lado de Jet Li. Ele atuou em papéis de destaque em grandes filmes ambientados em tempos de guerra. Essas atuações incluem sua interpretação de um oficial francês vingativo ao lado de Mel Gibson em O Patriota (2000), ambientado durante a Guerra Revolucionária Americana, e seu papel como Jean de Dunois em Joana d'Arc. Na edição em DVD de O Patriota, Karyo dublou suas próprias falas na versão em francês. Ele apareceu no filme The Way (2010), de Martin Sheen, como o Capitão Henri.
  • Em 2014 e 2016, Karyo interpretou Julien Baptiste na aclamada série dramática da BBC One/Starz, The Missing. Ele recebeu elogios da crítica por sua atuação. Em abril de 2018, foi confirmado que Karyo reprisaria seu papel como Baptiste em uma série derivada, Baptiste, escrita por Jack e Harry Williams. A primeira temporada, com seis episódios, começou a ser exibida na BBC One em 17 de fevereiro de 2019, com a segunda temporada começando em 18 de julho de 2021. Em 2018, Karyo interpretou Elisha em Maria Madalena, escrito por Helen Edmundson e dirigido por Garth Davis.
  • Karyo também era músico e compositor. Em 2006, lançou o álbum Ce lien qui nous unit (em português: "Este laço que nos une") e lançou Credo em 2013, em seu 60º aniversário.
  • Esta seção precisa ser expandida. Você pode ajudar contribuindo com informações. (Outubro de 2025)
  • Tchéky Karyo foi casado com Isabelle Pasco, mas eles se divorciaram. Em 2002, ele se casou com a atriz Valérie Keruzoré [fr] (23 anos mais jovem que ele), com quem teve dois filhos, a filha Louise e o filho Liv. Eles ainda eram casados ​​na época de sua morte. Karyo falava vários idiomas e era fluente em francês, espanhol, inglês e árabe.
  • Karyo morreu de câncer na Bretanha, em 31 de outubro de 2025, aos 72 anos.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui