domingo, 14 de junho de 2015

LUTO: ALDO ROSA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldo_da_Rosa (Wikipedia)


Aldo Weber Vieira da Rosa (Florianópolis, 15 de novembro de 1917 – Palo Alto, 8 de junho de 2015) foi um engenheiro brasileiro.
Foi professor emérito de engenharia elétrica da Universidade Stanford.Seus campos de pesquisa são processos ionosféricos, processos energéticos e energia renovável. É autor de "Fundamentals of Renewable Energy Processes"e "Fundamentals of Electronics".Detém uma patente nos Estados Unidos sobre o processo de produção de amônia.
Aldo da Rosa nasceu em Florianópolis. Após a graduação na Escola Militar do Realengo e na Escola Brasileira de Aeronáutica, ambas no Rio de Janeiro, frequentou a Universidade Stanford e a Universidade Harvard. Obteve um Ph.D. em engenharia elétrica na Universidade Stanford.
De 1945 a 1951 Aldo da Rosa fundou a Diretoria de Rotas Aéreas, da qual foi o primeiro diretor da divisão de pesquisa e padronização. De 1952 a 1953 foi professor associado de eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 1954 fundou o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do qual foi o primeiro diretor, e em 1956 foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Resignou este cargo em consequência de uma lesão na perna durante uma competição internacional de planadores na França. Em 1961, foi nomeado como Presidente do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que em 1963 se tornou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) e que em 1971, através do decreto Nº 68.532, foi substituída pelo Instituto de Pesquisas Espaciais atualmente denominado: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do qual ele foi o primeiro Diretor.
No início da década de 1960 foi um piloto de teste do Beija Flor, um helicóptero projetado por Henrich Focke.
Aldo da Rosa aposentou-se na Força Aérea Brasileira como general de brigada em 1965, e em 1966 tornou-se research associate, depois professor e atualmente professor emérito da Universidade Stanford.
Em março de 2010 foi condecorado com a grâ-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.Aldo da Rosa faleceu em 8 de junho de 2015 em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos,Aldo Rosa sempre será lembrado pois era uma pessoa muito importante e um dos brasileiros mais inteligentes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui