sábado, 13 de junho de 2015

LUTO: JOSÉ MESSIAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Messias (Wikipedia)


José Messias da Cunha (Bom Jardim de Minas, 7 de outubro de 1928 - Rio de Janeiro, 12 de junho de 2015) foi um compositor, cantor, escritor, músico, radialista, apresentador e produtor de programas de rádio e televisão, além de jornalista, crítico musical e jurado musical em programas de talentos na televisão.Personagem de destaque expressivo na cultura artística brasileira durante várias décadas, desde a era de ouro do rádio e o início da televisão no país.
José Messias nasceu em 7 de outubro de 1928, no Município de Bom Jardim de Minas (MG). Nascido de família pobre, mas extremamente musical (o pai, e o avô eram regentes de banda, o tio era trombonista), ainda jovem começou a compor músicas para blocos de carnaval. Essa verve artística e musical iria acompanhá-lo por toda a sua vida nas múltiplas facetas de expressão.
Mudou-se, mais tarde, para Barra Mansa, trazido por um parente de nome José Gentil, nascido também em Bom Jardim de Minas , já falecido, que ainda possui filhos na cidade de Barra Mansa, que foi quem o levou para a Capital (Rio de Janeiro) este parente foi quem o ensinou a ler e escrever ,pois como é sabido ,José Messias não tinha estudo quando morava em Bom Jardim de Minas. Este seu parente era auto ditada , falando fluentemente Latim , Inglês e Esperanto e ainda grande conhecedor da gramática da Língua Portuguesa, e ali aprendeu os ofícios do circo em pequenas companhias locais, havendo atuado, inclusive como palhaço de circo.
Em 1945 seguiu para o Rio de Janeiro — onde viveria por várias décadas - e participou de vários programas de rádio (entre os quais, "Papel Carbono", de Renato Murce). Estudou no Liceu de Artes e Ofícios. Trabalhou, também, durante algum tempo, no comércio, até que foi apresentado ao compositor Herivelto Martins, de quem veio a ser então secretário.
Com esse trabalho e com o relacionamento no meio artístico de então, oportunidades começaram a surgir, e José Messias chegou a substituir Grande Otelo em vários espetáculos. Continuava a compor músicas de Carnaval e, em 1952, conseguiu que fosse gravada a "Marcha do Coça Roça", sua primeira composição, que veio a ser interpretada por Heleninha Costa. Seguiram-se, depois, várias outras interpretações de composições suas, por artistas famosos da época de ouro do rádio brasileiro: Emilinha Borba, Francisco Carlos, Marlene, e Quatro Ases e Um Coringa. Por essa época, escreveu para jornais e revistas.
Em 1954, o então Ministro do Trabalho João Goulart nomeou-o para o Serviço de Recreação Operária 6 , porém à disposição da Rádio Mauá 7 , o que lhe permitiu continuar a desenvolver seus atributos musicais.


Documentário - José Messias Part - 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui