https://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo (Wikipedia)
Caranguejos (também conhecidos como uaçás, auçás e guaiás) são os crustáceos da infraordem Brachyura, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça, cinco pares de patas (pereópodes) terminadas em unhas pontudas, o primeiro dos quais normalmente transformado em fortes pinças e, geralmente, o abdômen reduzido e dobrado por baixo do cefalotórax. Os pleópodes se encontram na parte dobrada do abdômen e, nas fêmeas, são utilizados para proteção dos ovos. Por terem cinco pares de patas ambulatórias são da ordem de crustáceo chamada Decapoda.
O caranguejo usa uma armadura que, como toda armadura, é uma peça rígida, Quando essa carapaça se torna apertada, fazer outra não é problema. O caranguejo começa por reabsorver um pouco do cálcio da velha carapaça, o qual é usado pra fazer uma nova e mais mole, embaixo da velha. A velha carapaça torna-se mais frágil e a muda começa.
O animal enche-se de água - cerca de 70 % do seu volume - , seu corpo incha, a antiga concha se parte e a nova surge. Enquanto a nova carapaça estiver mole, o caranguejo esconde-se até que ela endureça.
O caranguejo comum (caranguejo-verde na América, caranguejo da praia na Inglaterra, caranguejo-zangado na França) é muito conhecido nas praias do Atlântico Norte.
Vive nas algas marrons dos lagamares, desde a linha da maré alta até uma profundidade de 6 metros. Adapta-se a qualquer espécie de água, mesmo a água salobra dos estuários. Come de tudo, desde peixes mortos até caranguejos menores. Respira por nove pares de brânquias e pode respirar fora da água se a carapaça estiver úmida.
Pegando Caranguejo na Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui