sexta-feira, 26 de outubro de 2018

HISTÓRIA: CARLOS EZQUERRA



  • Carlos Sanchez Ezquerra (12 de novembro de 1947 - 01 de outubro de 2018) foi um artista de quadrinhos espanhol que trabalhou principalmente em quadrinhos britânicos e viveu em Andorra. Ele é mais conhecido como o co-criador do juiz Dredd. Ezquerra morreu de câncer no pulmão em 1º de outubro de 2018, aos 70 anos de idade.
  • Nascido em Ibdes, província de Zaragoza, Aragon, Ezquerra começou sua carreira desenhando westerns e histórias de guerra para os editores espanhóis. Em 1973, conseguiu trabalhar no mercado do Reino Unido através do agente Barry Coker, desenhando para romances de garotas como Valentine e Mirabelle, além de faroeste para a Pocket Western Library, e uma variedade de tiras de aventura para The Wizard da DC Thomson & Co. . O Reino Unido era um mercado popular para artistas espanhóis como a taxa de câmbio significou o trabalho pagou bem, mas Ezquerra se mudou para Londres para estar perto do trabalho, enquanto se estabelecendo em Croydon com a esposa dele.
  • Em 1974, com a força de seu trabalho sem créditos para The Wizard, Pat Mills e John Wagner o chamaram, através de Coker, para trabalhar no novo título do IPC Battle Picture Weekly. Ele desenhou "Rat Pack": inspirado no filme The Dirty Dozen, a tira, escrita por Gerry Finley-Day, apresentava uma gangue de criminosos recrutados para realizar missões suicidas. Mas seus compromissos em outros lugares significavam que ele não podia desenhar em tempo integral, e outros artistas também eram usados. Em 1976, o editor da Batalha, Dave Hunt, convenceu-o a comprometer-se com o título, oferecendo-lhe o descontraído anti-herói "Major Eazy", escrito por Alan Hebden. Ezquerra atraiu quase 100 episódios nos próximos dois anos e meio, baseando a aparência do personagem no ator James Coburn.
  • Ele foi convidado a visualizar um novo personagem, o futuro jurista Dredd, para a ficção científica semanal 2000 DC, antes de seu lançamento em 1977. Seus elaborados desenhos desagradaram o escritor da tira, John Wagner, mas impressionaram o editor Pat Mills, e suas paisagens persuadiram Mills para definir a faixa mais para o futuro do que inicialmente previsto. Mas Wagner (temporariamente) desistiu de questões de propriedade,: pp. 12-13 e Ezquerra o seguiram quando a primeira aparição publicada do personagem foi tirada por outro artista, Mike McMahon. Ele voltou para Battle, onde mais uma vez se juntou a Alan Hebden para criar "El Mestizo", um gun-for-hire preto que jogou os dois lados contra o meio durante a Guerra Civil Americana.
  • Em 1978, ele e Wagner criaram "Strontium Dog", uma ficção científica ocidental sobre um caçador de recompensas em um futuro em que os mutantes são uma minoria oprimida forçada a fazer um trabalho tão sujo, para Starlord, um título irmão de curta duração. valores de produção.pp.39-41 Starlord foi posteriormente fundido em 2000 AD, trazendo "Strontium Dog" com ele. Ezquerra foi quase o único artista a desenhar o personagem, até 1988, quando o escritor Alan Grant decidiu matá-lo em uma história chamada "The Final Solution". Ezquerra discordou da decisão e recusou-se a desenhar a história, que foi ilustrada por Simon Harrison e Colin MacNeil. Em 2000, Wagner e Ezquerra reviveram "Strontium Dog", baseado em um tratamento que Wagner havia escrito para um abortado piloto de TV. Inicialmente, as histórias foram postas antes da morte do personagem em uma continuidade revisada, mas "A Vida e a Morte de Johnny Alpha", de 2010, trouxe Johnny de volta dos mortos.
  • Outras tiras de 2000 dC que ele desenhou incluíram Fiends of the Eastern Front (1980), uma história de vampiros ambientada na Segunda Guerra Mundial, escrita por Gerry Finley-Day, e adaptações dos romances de Harry Harrison, com o personagem-título mais uma vez parecido com James. Coburn. Em 1982, ele retornou ao "Judge Dredd" para desenhar "The Apocalypse War", um épico de sete meses que ele desenhou em sua totalidade. Ele continuou a desenhar o personagem semiformalmente, lidando com toda a "Necropolis" em 1990, "Origins" em 2006-07 e muitos outros.
  • Em 2009, seu filho Hector assinou seu trabalho de lápis para o Strontium Dog: Blood Moon.
  • O personagem de Stogie da longa série 2000 AD Robo-Hunter recebeu o nome completo de Carlos Sanchez Robo-Stogie em homenagem a Ezquerra.
Um painel dos 40 anos do Festival Thrill-Power, 
organizado por Kelly Kanayana

Entrevista com John Wagner e Carlos Ezquerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui