segunda-feira, 11 de março de 2019

LUTO: ANTÔNIO WILSON VIEIRA HONÓRIO "COUTINHO"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coutinho_(futebolista) (Wikipedia)


  • Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho (Piracicaba, 11 de junho de 1943 - Santos, 11 de março de 2019), foi treinador e futebolista brasileiro que atuou como atacante. Ao lado de Pelé, Pepe e Dorval, montou o quarteto ofensivo mais artilheiro da historia do Santos. É o terceiro maior artilheiro da história do clube, com 368 gols em 457 jogos.
  • Jogou no Santos durante uma "era Pelé". Foi eleito o melhor parceiro que o Rei já teve. Muito habilidoso, lig grandes jogadas com Pelé. Como famosas "tabelinhas", fôssemos com uma bola nos pés ou até mesmo usando uma cabeça.
  • Em sua cidade natal, era chamado de Cotinho, e o apelido virou Coutinho quando começou a jogar no Santos.
  • Ele chegou muito novo ao Santos, descoberto pelo técnico Lula. Estreou pelo tempo profissional com apenas 14 anos de idade como opção para o outro grande sucesso com as lesões, Pagão. Mas que encerra uma carreira precocemente, devido a sua tendência para engordar. Era para ser o vencedor da Seleção Brasileira na Copa de 1962, mas foi o campeão da competição e perdeu o lugar para o experiente Vavá, campeão em 1958.
  • É melhor os principais centroavantes da história do futebol. Tinha como principais virtudes uma frieza e uma tranquilidade nas finalizações. Ele tinha as duas grandes características: driblava os adversários em poucos espaços e finalizava uma lança com uma perfeita visão. Da forma, recebeu o apelido de "gênio da pequena área", superando outros centros que também se destacaram no clube, como Toninho Guerreiro e Feitiço. O próprio Pelé declara que "Coutinho, dentro da área, era melhor que eu. Sua frieza era algo sobrenatural".
  • Coutinho detém uma marca de proteção contra um dos principais rivais do Santos, o Corinthians. Em 12 anos de ensaios que disputou, nunca perdeu um jogo sequer. No ano que tabu foi quebrado, em 1968, Coutinho já não atuava mais pelo Santos.
  • Coutinho estreou no time profissional do Santos em 17 de maio de 1958, ainda aos 14 anos de idade, em uma partida em Goiânia, contra o Sírio Libanês Futebol Clube. Coincidentemente, o placar foi o mesmo da estreia de seu lendário parceiro Pelé, que acontecera quase dois anos antes: vitória de 7 a 1 para o Santos. E, assim como o camisa 10, Coutinho também marcou um dos gols do Peixe em sua primeira partida pelo elenco adulto do clube.
  • De 1958 a 1970, vestiu a camisa do Santos, conquistando 19 títulos e marcando 370 gols, em 457 partidas.

Pelé e Coutinho Jogando FIFA
(R.I.P. Coutinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui