domingo, 3 de março de 2019

HISTÓRIA: JAMES KAREN



  • James Karen (nascido Jacob Karnofsky; 28 de novembro de 1923 - 23 de outubro de 2018) foi um ator de cinema da Broadway, cinema e televisão. Karen era mais conhecida por seus papéis em Poltergeist, O Retorno dos Mortos-Vivos, Invasores de Marte e em À Procura da Felicidade.
  • Karen também era conhecido por seu papel recorrente na televisão como o chefe de Tom Bradford, Eliot Randolph, em Oito é o Suficiente. Ele apareceu em comerciais para a Pathmark, que ganhou seu apelido de "Mr. Pathmark". Ele foi nomeado para um Saturn Award por seu papel em 1985 em The Return of the Living Dead.
  • Karen nasceu Jacob Karnofsky em Wilkes-Barre, no nordeste da Pensilvânia, filho de imigrantes judeus nascidos na Rússia, Mae (née Freed) e Joseph H. Karnofsky, um comerciante de produtos agrícolas.
  • Quando jovem, Karen foi encorajado a ser ator do congressista democrata dos EUA Daniel J. Flood, que era um ator amador, recrutando-o para uma produção no Little Theatre de Wilkes-Barre. Ele freqüentou a Escola Bairro Playhouse do Teatro em Nova York.
  • A grande oportunidade de Karen veio quando ele foi convidado para entender Karl Malden na produção original da Broadway de A Streetcar Named Desire.
  • Na televisão, ele interpretou o Dr. Burke em As the World Turns e foi o original Lincoln Tyler em All My Children. Ele foi talvez mais conhecido por seu papel recorrente na série de televisão Eight Is Enough. Ele também é conhecido na costa leste por seus 20 anos como porta-voz de televisão e rádio da rede de supermercados Pathmark. Nas ruas de Nova York, Karen era conhecida como "Mr. Pathmark".
  • Karen apareceu em um episódio da comédia de 1977 da NBC, The Kallikaks, e interpretou Earl Silbert na minissérie de Blind Ambition, de 1979. Uma década depois, ele apareceu em um episódio de The Golden Girls como um interesse amoroso por Dorothy. Ele também é conhecido por ter interpretado Herbert Purcell, um empresário e líder de um capítulo local da Ku Klux Klan, em um episódio de 1981 do The Jeffersons; e o magnata maligno Nathan Lassiter, que matou a cidade de Walnut Grove no último filme de TV de Little House on the Prairie. Karen foi um membro vitalício do The Actors Studio. Os outros créditos cinematográficos notáveis ​​de Karen incluem The China Syndrome e Wall Street, de Oliver Stone.
  • Talvez seus papéis mais conhecidos tenham sido na comédia de horror de baixo orçamento The Return of the Living Dead, onde Karen estrelou como gerente de um depósito médico que, inadvertidamente, libera um gás que anima os mortos, e em Poltergeist, onde interpretou o verdadeiro desenvolvedor do estado que construiu a comunidade planejada da Califórnia de Cuesta Verde no topo de um antigo cemitério.

James Karen on 2010 Governors Awards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui