https://en.wikipedia.org/wiki/Raccoon (Wikipedia)
- O guaxinim, Procyon lotor, também conhecido como guaxinim comum, guaxinim norte-americano ou coon, é um mamífero de tamanho médio nativo da América do Norte. O guaxinim é o maior da família procyonid, com um comprimento de corpo de 40 a 70 cm (16 a 28 in) e um peso corporal de 5 a 26 kg (11 a 57 lb).
- Sua pelagem acinzentada consiste principalmente de sub-feno denso que o isola contra o frio. Três das características mais marcantes do guaxinim são suas patas dianteiras extremamente hábeis, sua máscara facial e sua cauda anelada, que são temas nas mitologias dos povos indígenas das Américas. Guaxinins são conhecidos por sua inteligência, com estudos mostrando que eles são capazes de lembrar a solução para tarefas por pelo menos três anos. Eles geralmente são noturnos e onívoros, comendo cerca de 40% de invertebrados, 33% de plantas e 27% de vertebrados.
- Os habitats originais do guaxinim são florestas decíduas e mistas, mas, devido à sua adaptabilidade, ampliaram seu alcance para áreas montanhosas, pântanos costeiros e áreas urbanas, onde alguns proprietários consideram que são pragas. Como resultado de fugas e introduções deliberadas em meados do século 20, os guaxinins agora estão distribuídos em grande parte da Europa continental, do Cáucaso e do Japão.
- Embora anteriormente pensado para ser geralmente solitário, agora há evidências de que os guaxinins se envolvem em comportamentos sociais específicos de gênero. Fêmeas relacionadas freqüentemente compartilham uma área comum, enquanto machos não aparentados vivem juntos em grupos de até quatro animais para manter suas posições contra machos estrangeiros durante a época de acasalamento e outros potenciais invasores. Os tamanhos de áreas domésticas variam de 3 hectares (7,4 acres) para mulheres em cidades a 5.000 hectares (12.000 acres) para machos em pradarias. Após um período de gestação de cerca de 65 dias, dois a cinco jovens, conhecidos como "kits", nascem na primavera. Os kits são posteriormente criados pela mãe até a dispersão no final do outono. Embora os guaxinins cativos sejam conhecidos por viverem mais de 20 anos, sua expectativa de vida na natureza é de apenas 1,8 a 3,1 anos. Em muitas áreas, a caça e a lesão veicular são as duas causas mais comuns de morte.
Explicando
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui