https://pt.wikipedia.org/wiki/Niki_Lauda (Wikipedia)
- Andreas Nikolaus "Niki" Lauda (Viena, 22 de fevereiro de 1949 - Viena, 20 de maio de 2019), foi um piloto austríaco de Fórmula 1 e três vezes campeão mundial de pilotos da F1, vencendo em 1975, 1977 e 1984. Ele é atualmente o único piloto a ter sido campeão para ambos Ferrari e McLaren, os dois construtores mais bem sucedidos do esporte.
- Ele é considerado por alguns como um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos. Mais recentemente, um empresário da aviação, ele fundou e dirigiu três companhias aéreas (Lauda Air, Niki e Laudamotion). Ele também é embaixador da marca Bombardier Business Aircraft. Ele também foi consultor da Scuderia Ferrari e gerente de equipe da equipe de corrida de Fórmula 1 da Jaguar por dois anos. Ele está atualmente trabalhando como um comentarista para a TV alemã durante os fins de semana do Grande Prêmio e atua como presidente não-executivo da Mercedes AMG Petronas F1 Team. Lauda possui 10% da equipe.
- Tendo emergido como o principal piloto de Fórmula 1 em uma vitória em 1975 e liderando a batalha do campeonato de 1976, Lauda ficou gravemente ferido em um acidente no Grande Prêmio da Alemanha de 1976 em Nürburgring, durante o qual sua Ferrari pegou fogo e chegou perto da morte inalar vapores tóxicos quentes e sofrer queimaduras graves.
- No entanto, ele sobreviveu e se recuperou o suficiente para correr novamente apenas seis semanas depois, no Grande Prêmio da Itália. Embora ele tenha perdido por pouco o título para James Hunt naquele ano, ele conquistou sua segunda coroa da Ferrari no ano seguinte, durante sua última temporada na equipe. Depois de dois anos em Brabham e dois anos de hiato, Lauda retornou e correu quatro temporadas pela McLaren entre 1982 e 1985 - durante o qual ele ganhou o título de 1984 por 0,5 pontos sobre seu colega de equipe Alain Prost.
- Niki Lauda nasceu em 22 de fevereiro de 1949 em Viena, na Áustria, para uma família rica. Seu avô paterno era Hans Lauda, um homem de origem vienense.
- Lauda se tornou um piloto de corridas apesar da desaprovação de sua família. Depois de começar com um Mini, Lauda entrou na Fórmula Vee, como era normal na Europa Central, mas subiu rapidamente para dirigir em carros esportivos privados da Porsche e da Chevron. Com sua carreira paralisada, ele contratou um empréstimo bancário de £ 30.000, garantido por uma apólice de seguro de vida, para comprar seu caminho para a equipe de Março como piloto de Fórmula 2 em 1971. Por causa da desaprovação de sua família ele tinha uma contenda em curso com eles sobre suas ambições de corrida e abandonou o contato. Ele foi rapidamente promovido para a equipe de F1, mas dirigiu para março na F1 e F2 em 1972. Embora os carros F2 fossem bons (e as habilidades de condução de Lauda impressionaram Robin Herd em março), a temporada de 1972 de março foi catastrófica. Talvez o ponto mais baixo da temporada da equipe tenha sido no Grande Prêmio do Canadá, no Mosport Park, onde os dois carros de março foram desclassificados a três voltas de distância um do outro, após apenas 3/4 da corrida. Lauda pegou outro empréstimo bancário para comprar seu caminho para a equipe da BRM em 1973. Lauda foi imediatamente rápido, mas a equipe estava em declínio; Sua grande oportunidade veio quando seu companheiro de equipe da BRM, Clay Regazzoni, saiu para se juntar à Ferrari em 1974 e o dono da equipe Enzo Ferrari perguntou o que ele achava de Lauda. Regazzoni falou tão favoravelmente de Lauda que a Ferrari prontamente o assinou, pagando-lhe o suficiente para liquidar suas dívidas.
- Após um início mal sucedido nos anos 1970, culminando em um começo desastroso para a temporada de 1973, a Ferrari se reagrupou completamente sob Luca di Montezemolo e ressurgiu em 1974. A fé da equipe no pouco conhecido Lauda foi rapidamente recompensada com um segundo lugar em sua carreira. corrida de estreia para o time, o GP da Argentina. Sua primeira vitória no Grande Prêmio (GP) - e a primeira da Ferrari desde 1972 - seguiu apenas três corridas depois no Grande Prêmio da Espanha. Embora Lauda tenha se tornado o líder da temporada, alcançando seis posições consecutivas, uma mistura de inexperiência e falta de confiabilidade mecânica fez com que Lauda vencesse apenas mais uma corrida naquele ano, o GP da Holanda. Ele terminou em quarto no Campeonato de Pilotos e demonstrou imenso comprometimento em testar e melhorar o carro.
- A temporada de F1 de 1975 começou lentamente para Lauda; Depois de um quinto lugar nas quatro primeiras corridas, eu venci quatro das cinco seguintes pilotando a nova Ferrari 312T. Seu primeiro Campeonato Mundial foi confirmado com um terceiro lugar no Grande Prêmio da Itália em Monza; O companheiro de equipe de Lauda, Regazzoni, venceu a corrida e a Ferrari conquistou seu primeiro campeonato de construtores em 11 anos; Lauda, em seguida, pegou uma quinta vitória na última corrida do ano, o GP dos Estados Unidos em Watkins Glen. Ele também se tornou o primeiro piloto a rodar Nürburgring Nordschleife em menos de sete minutos, o que foi considerado uma grande façanha, já que a seção Nordschleife de Nürburgring era dois mil mais longa do que é hoje. Lauda notoriamente entregou todos os troféus que ele ganhou em sua garagem local em troca de seu carro ser lavado e consertado.
R.I.P.
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