quarta-feira, 29 de abril de 2020

HISTÓRIA: ANN SULLIVAN



  • Ann Sullivan (10 de abril de 1929 - 13 de abril de 2020) foi uma animadora americana, que trabalhou principalmente para a Disney Animation.
  • Nascida Sara Ann McNeese em Fargo, Dakota do Norte, filha de Thomas e Helen (Kossick) McNeese. Thomas era contador e Helen, estenógrafa. Ela foi para uma escola católica e depois para a Universidade Estadual da Dakota do Norte. Ela seguiu sua irmã para a Califórnia e se matriculou no ArtCenter College of Design, em Pasadena.
  • Ao se formar na década de 1950, começou a trabalhar no laboratório de pintura de animação dos estúdios da Disney em filmes, incluindo Peter Pan. Mais tarde, ela tirou uma licença para criar seus quatro filhos. Em 1973, ela se juntou a Hanna-Barbera.
  • Sullivan retornou à Disney por volta de 1987, animando filmes como Oliver & Company (1988), A Pequena Sereia (1989) e O Príncipe e o Pobre (1990). Nos anos 90, ela pintou cels para O Rei Leão (1994), Pocahontas (1995), Hércules (1997), Tarzan e Fantasia 2000 (ambos 1999). Nos anos 2000, ela trabalhou em New Groove do Imperador (2000), Lilo & Stitch e Treasure Planet (ambos em 2002). No início dos anos 50, ela se casou com Kevin Sullivan. O casal teve quatro filhos e se divorciou na década de 1970. Sullivan era um pintor ávido. Ela ensinou arte para crianças no bairro de La Mirada, Califórnia, onde a família morava.
  • Sullivan passou os anos restantes residindo na Casa e Hospital da Motion Picture & Television, onde morreu de complicações do COVID-19 em 13 de abril de 2020, três dias após seu aniversário de 91 anos. Ela deixou quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos.

Vida e Arte

terça-feira, 28 de abril de 2020

VÍDEOS: GREAT MOMENTS MOVIES


Jack the Giant Slayer

AVIÕES: COPA AIRLINES

https://www.copaair.com/pt/web/br (Site)


  • A Copa Airlines (Compañía Panameña de Aviación, S.A.) é uma companhia aérea panamenha. Seu hub principal é a Cidade do Panamá (IATA: PTY). A Copa Airlines, subsidiária da Copa Holding S.A., é uma das principais companhias aéreas da América Latina. Operando a partir do estratégico hub das Américas na cidade do Panamá, opera 315 voos diários para 80 destinos em 33 países, entre América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe. Pedro Heilbron é o Director Geral da Copa Holdings e Copa Airlines.
  • A companhia aérea foi fundada como Companhia Panameña de Aviación (daí o acrônimo COPA) em 21 de junho de 1944 e iniciou suas operações em 15 de agosto de 1947. Foi fundada por um grupo de importantes investidores panamenhos com assistência da Pan American World Airways, que levou uma participação de 32%. Começou a operar vôos domésticos com uma pequena frota de aeronaves Douglas DC-3. A companhia aérea iniciou seus primeiros vôos internacionais no início dos anos 70, com serviços para cidades na Jamaica, Colômbia e Costa Rica. As aeronaves turboélice operadas pela Copa incluíram o Hawker Siddeley HS 748 e Lockheed L-188 Electra.
  • Até o início dos anos 80, a companhia aérea possuía uma concorrência significativa da Air Panamá Internacional, que possuía um perfil mais elevado. A Copa interrompeu os vôos domésticos em 1980 e adquiriu seu primeiro jato, um Boeing 737-100. Hoje, a companhia aérea opera vôos para vários destinos nos EUA e Canadá, incluindo Boston (BOS), Chicago (ORD), Denver (DEN), Fort Lauderdale (FLL), Las Vegas (LAS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Montreal (YUL), Nova Orleans (MSY), Nova York (JFK), Orlando (MCO), São Francisco (SFO), Tampa (TPA), Toronto (YYZ) e Washington, DC (IAD) bem como para outros destinos no Caribe e na América Latina. Até a introdução do Embraer 190 em 2005, a companhia aérea possuía uma frota totalmente Boeing 737.

Decolando "Takeoff"

Aterrizando "Landing"

MUSIC: ELECTRA RAP - QUE HABRA PARA CENARLES

https://www.youtube.com/user/thebrothertintal (Youtube)

Electra Rap - Que Habra Para Cenarles


FRASES: SNOOP DOGG



So I laugh and go for a better.(ING)

Entonces yo río y voy busco una mejor.(ESP)

Also lache ich und wähle einen besseren.(DEU)

MOTOS: ESPORTIVAS ACELERANDO EM CURITIBA - PART 7


Part 7

segunda-feira, 20 de abril de 2020

FUTEBOL: TRANSFERÊNCIAS

MUSIC: 50 CENT FEAT POST MALONE - TRYNA F*CK ME

LUTO: GENE DEITCH

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gene_Deitch (Wikipedia)
https://www.zoomtventertainment.com/hollywood/article/academy-award-winning-animator-and-director-of-popeye-and-tom-and-jerry-gene-deitch-dies-at/580249 (Site)


  • Eugene Merril Deitch (8 de agosto de 1924 - 16 de abril de 2020) foi um ilustrador, animador, artista de quadrinhos e diretor de cinema americano-tcheco. Baseado em Praga desde 1959, Deitch era conhecido por criar desenhos animados como Munro, Tom Terrific e Nudnik, além de seu trabalho nas séries Popeye e Tom and Jerry.
  • Deitch nasceu em Chicago, Illinois, em 8 de agosto de 1924, filho do vendedor Joseph Deitch e Ruth Delson Deitch. Em 1929, a família se mudou para a Califórnia, e Deitch frequentou a escola em Hollywood. Ele se formou na Los Angeles High School em 1942.
  • Depois de se formar, Deitch começou a trabalhar na aviação norte-americana, desenhando projetos de aeronaves. Em 1943, ele foi convocado e passou por treinamento de pilotos antes de pegar pneumonia e receber alta com dispensa em maio do ano seguinte. De 1945 a 1951, Deitch contribuiu com capas e arte de interiores para a revista de jazz The Record Changer. Na década de 1950, Deitch foi um dos primeiros apoiadores e engenheiros de áudio de Connie Converse, uma das primeiras cantoras e compositoras americanas. Converse apareceu uma vez na televisão da CBS devido em parte às conexões de Deitch com a rede, mas, de outra forma, encontrou pouco sucesso e acabou abandonando a música para ser redescoberta décadas depois, através de gravações que Deitch fez de sua música em 1954.
  • Em 1955, Deitch aprendeu no estúdio de animação United Productions of America (UPA), e mais tarde tornou-se diretor criativo da Terrytoons, criando personagens como Sidney, o Elefante, Gaston Le Crayon e Clint Clobber. A partir de 1955, enquanto trabalhava na UPA, Deitch escreveu e desenhou a história em quadrinhos do United Feature Syndicate The Real-Great Adventures of Terr'ble Thompson !, Herói da História, estrelando uma criança corajosa em aventuras fantásticas. Um esquete sobre Terr'ble Thompson havia sido gravado pela Little Golden Records, com a participação do ator Art Carney e do líder da banda Mitch Miller. Isso levou à tiragem diária, que decorreu de domingo, 16 de outubro de 1955 a 14 de abril de 1956. No início de 1958, seu cartum teatral Sidney's Family Tree foi indicado ao Oscar. Em agosto de 1958, ele foi demitido da Terrytoons e montou seu próprio estúdio em Nova York, chamado Gene Deitch Associates, Inc., que produzia principalmente comerciais de televisão.
  • Quando o cliente Rembrandt Films prometeu financiar Munro, um curta teatral animado que Deitch queria criar, Deitch se mudou para a base da empresa em Praga, Tchecoslováquia, em outubro de 1959. Ele originalmente planejava passar apenas dez dias em Praga, mas depois de conhecer sua futura esposa , Zdena, decidiu se instalar permanentemente na cidade. Munro estreou na Tchecoslováquia em setembro de 1960 e nos EUA em 5 de outubro de 1961, como um pequeno café anterior ao Tiffany's. Ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 1961, o primeiro curta criado fora dos Estados Unidos a ser homenageado.
  • De 1960 a 1963, Deitch colaborou com Rembrandt para dirigir os desenhos de Popeye para a televisão com King Features e, de 1961 a 1962, dirigiu 13 novos shorts de Tom e Jerry para a MGM. Sendo um "homem da UPA", Deitch tinha dúvidas sobre a segunda propriedade, achando que eram "desnecessariamente violentas". No entanto, depois de ser designado para trabalhar na série, ele rapidamente percebeu que "ninguém levava [a violência] a sério", e era apenas "uma paródia de emoções humanas exageradas". Ele também chegou a ver o que considerava as "raízes bíblicas" no conflito de Tom e Jerry, semelhante a Davi e Golias, afirmando "É aí que sentimos uma conexão com esses desenhos: o rapaz pode ganhar (ou pelo menos sobreviver) para lute outro dia. "[Os críticos contemporâneos consideravam os shorts de Deitch os piores da série Tom e Jerry; Deitch disse que alguns fãs escreveram cartas positivas para ele, afirmando que seus shorts Tom e Jerry eram seus favoritos pessoais.
  • Com o produtor William L. Snyder, Deitch co-produziu e dirigiu uma série de curtas de TV de Krazy Kat para King Features de 1962 a 1964. The Bluffers, que foi baseado em uma das idéias de Deitch, também foi coproduzido por ele. Dirigiu o filme de 1966, Alice do País das Maravilhas, em Paris. Em 1966, ele trabalhou com o animador tcheco Jiří Trnka em uma adaptação para o cinema de O Hobbit. No entanto, o produtor William L. Snyder não conseguiu garantir os fundos e, para não deixar os direitos do romance expirarem, ele pediu a Deitch que produzisse uma adaptação para o cinema em 30 dias. Deitch e o ilustrador Adolf Born fizeram um filme de animação de 13 minutos, nunca destinado à distribuição; o filme foi considerado perdido por muito tempo até ser redescoberto pelo filho de Snyder e lançado no YouTube em 2012. Também em 1966, Deitch criou uma jovem aventureira em Terr'ble Tessie.
  • De 1969 até sua aposentadoria em 2008, Deitch foi o principal diretor de animação da organização Weston Woods Studios, em Connecticut, adaptando os livros infantis de figuras. Deitch adaptou 37 filmes para Weston Woods, do baterista Hoff em 1969 a Voyage e ao Bunny Planet em 2008. Seu estúdio estava localizado em Praga, perto do Barrandov Studios, onde muitos filmes importantes foram filmados. Em 2003, Deitch recebeu o prêmio Winsor McCay do Annie Awards da ASIFA-Hollywood por uma contribuição vitalícia à arte da animação.
  • Deitch conheceu sua primeira esposa, Marie, quando ambos trabalhavam na North American Aviation e se casaram em 1943. Seus três filhos, Kim, Simon e Seth Deitch, são artistas e escritores de comix underground e quadrinhos alternativos.
  • Em 1960, vários dias após chegar a Praga em outubro de 1959, Deitch conheceu Zdenka Najmanová, gerente de produção do estúdio Bratři v triku, onde trabalhava. Eles se casaram em 1964. As memórias de Deitch, Pelo amor de Praga, baseiam-se em sua experiência de ser o que ele chamou de "o único americano livre que vive e trabalha em Praga durante 30 anos da ditadura do Partido Comunista". Segundo Deitch, embora ele tenha sido seguido pelo StB e seu telefone tenha sido tocado, ele nunca teve consciência da presença deles e nunca foi interrogado nem preso.
  • Deitch morreu em Praga em 16 de abril de 2020, aos 95 anos. Pouco antes de sua morte, Deitch havia notado problemas intestinais.

R.I.P.

CURIOSIDADES: QUANTO CUSTAVAM AS COISAS NOS ANOS 90?


Canal 90

domingo, 12 de abril de 2020

LUTO: STIRLING MOSS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stirling_Moss (Wikipedia)
https://www.essentiallysports.com/the-bizarre-reason-why-sir-stirling-moss-lost-an-f1-world-championship/ (Site)


  • Stirling Crawford Moss, OBE ,ou mais conhecido como Stirling Moss (Londres, 17 de setembro de 1929 – 12 de abril de 2020) foi um automobilista britânico. Competiu na Fórmula 1 por vários anos e foi por quatro vezes vice-campeão. Filho de Alfred Moss, que terminou em 14º as 500 Milhas de Indianápolis em 1924. É considerado o maior piloto da história a nunca ter conquistado um título da Fórmula Um.
  • Moss competiu na chamada era de ouro da Fórmula 1, em que ainda corriam pilotos como Juan Manuel Fangio e Mike Hawthorn.
  • O piloto britânico é considerado por muitos o melhor piloto a não vencer a Fórmula 1. Ele foi quatro vezes consecutivas vice-campeão mundial, de 1955 a 1958.
  • Em 1958, uma atitude de desportivismo, em Portugal, viria a impedi-lo de conquistar o título de campeão da F1 no final dessa época. Moss venceu o Grande Prémio de Portugal de 1958, no Porto, mas no final ilibou Mike Hawthorn, que tinha sido desclassificado, por ter feito uma inversão de marcha em plena pista. O testemunho do piloto britânico permitiu que o compatriota terminasse a prova no segundo posto, o suficiente para que, no final da temporada, Hawthorn se sagrasse campeão, com um ponto de vantagem sobre Moss.
  • Moss venceu 194 de suas 497 corridas entre 1948 e 1962, incluindo 16 grandes prêmios de Fórmula 1 - nenhum outro piloto venceu tanto sem ser campeão. Foi, também, o primeiro britânico a vencer um GP em seu próprio país.
  • Em 1962 Moss ficou ferido num acidente em Goodwood dirigindo um Lotus. Ficou inconsciente por um mês e paralisado por seis. Recuperou e fez uma tentativa prematura de voltar, mas não se adaptou e decidiu aposentar-se. Continuou a correr com carros históricos. Aposentou-se somente em 2011, aos 81 anos. Foi ordenado Sir em 2000, por serviços prestados ao automobilismo.
  • Uma de suas corridas mais famosas foi a Mille Miglia — um enduro de 1500 km na Itália — de 1955, em que ele venceu com um tempo recorde de 10 horas e 8 minutos, na frente de Juan Manuel Fangio, que foi o segundo colocado.

R.I.P.

sábado, 11 de abril de 2020

FUTEBOL: CAMPEONATO DE NICARÁGUA 2019-20

https://www.flashscore.com.br/futebol/nicaragua/liga-primera/classificacao/ (Tabela Completa)


Classificação do Campeonato

1° Managua FC - 42 / 18
2° Esteli - 35 / 18
3° Diriangen - 35 / 18
4° Ferretti - 30 / 18
5° Jalapa - 23 / 18

Cor verde = Pontos
Cor vermelha = Jogos

sexta-feira, 3 de abril de 2020

LUTO: BILL WITHERS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Withers (Wikipedia)


  • William Harrison Withers, Jr. (Slab Fork, 4 de julho de 1938 - Los Angeles, 30 de março de 2020) conhecido por seu nome artístico Bill Withers, foi um cantor e compositor norte-americano de blues e soul que atuou e gravou de 1970 a 1985. Gravou vários sucessos importantes, incluindo "Lean on Me", "Ain't No Sunshine", "Use Me", "Just the Two of Us", "Lovely Day" e "Grandma's Hands". Withers ganhou três Grammy Awards e foi indicado para mais quatro. Sua vida foi o tema do documentário Still Bill, de 2009. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2015. 
  • Withers é o caçula de seis irmãos na pequena cidade de mineração de carvão de Slab Fork, Virgínia Ocidental. Withers tinha treze anos de idade quando seu pai morreu. Gago, foi criado por sua vó em grande parte da infância. Ele se alistou a Marinha dos Estados Unidos aos dezoito anos e atuou por nove anos, período em que ele ficou interessado em cantar e escrever músicas. Dispensado da Marinha em 1965, ele se mudou para Los Angeles em 1967 para tentar uma carreira musical. Só alcançou o objetivo quatro anos depois, quando lançou seu primeiro disco, Just as I Am, que inclui hits como "Grandma's Hands" e "Ain't No Sunshine". Lançou mais seis álbuns em sete anos e afastou-se dos palcos, continuando a atuar como compositor.
  • Suas canções foram interpretadas por artistas como Michael Jackson, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Diana Ross, Tom Jones, Paul McCartney, Sting e Mick Jagger e apareceram no cinema e na TV, sendo trilha de filmes como Beleza americana, O guarda-costas e Jerry Maguire, entre outros. Em 2015, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.
  • Withers morreu no dia 30 de março de 2020 devido a problemas cardíacos, aos 81 anos. Ele deixou sua mulher, Marcia, e dois filhos, Todd e Kori.

R.I.P.
Bill Withers - Lean On Me (Legendado)