segunda-feira, 20 de abril de 2020

LUTO: GENE DEITCH

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gene_Deitch (Wikipedia)
https://www.zoomtventertainment.com/hollywood/article/academy-award-winning-animator-and-director-of-popeye-and-tom-and-jerry-gene-deitch-dies-at/580249 (Site)


  • Eugene Merril Deitch (8 de agosto de 1924 - 16 de abril de 2020) foi um ilustrador, animador, artista de quadrinhos e diretor de cinema americano-tcheco. Baseado em Praga desde 1959, Deitch era conhecido por criar desenhos animados como Munro, Tom Terrific e Nudnik, além de seu trabalho nas séries Popeye e Tom and Jerry.
  • Deitch nasceu em Chicago, Illinois, em 8 de agosto de 1924, filho do vendedor Joseph Deitch e Ruth Delson Deitch. Em 1929, a família se mudou para a Califórnia, e Deitch frequentou a escola em Hollywood. Ele se formou na Los Angeles High School em 1942.
  • Depois de se formar, Deitch começou a trabalhar na aviação norte-americana, desenhando projetos de aeronaves. Em 1943, ele foi convocado e passou por treinamento de pilotos antes de pegar pneumonia e receber alta com dispensa em maio do ano seguinte. De 1945 a 1951, Deitch contribuiu com capas e arte de interiores para a revista de jazz The Record Changer. Na década de 1950, Deitch foi um dos primeiros apoiadores e engenheiros de áudio de Connie Converse, uma das primeiras cantoras e compositoras americanas. Converse apareceu uma vez na televisão da CBS devido em parte às conexões de Deitch com a rede, mas, de outra forma, encontrou pouco sucesso e acabou abandonando a música para ser redescoberta décadas depois, através de gravações que Deitch fez de sua música em 1954.
  • Em 1955, Deitch aprendeu no estúdio de animação United Productions of America (UPA), e mais tarde tornou-se diretor criativo da Terrytoons, criando personagens como Sidney, o Elefante, Gaston Le Crayon e Clint Clobber. A partir de 1955, enquanto trabalhava na UPA, Deitch escreveu e desenhou a história em quadrinhos do United Feature Syndicate The Real-Great Adventures of Terr'ble Thompson !, Herói da História, estrelando uma criança corajosa em aventuras fantásticas. Um esquete sobre Terr'ble Thompson havia sido gravado pela Little Golden Records, com a participação do ator Art Carney e do líder da banda Mitch Miller. Isso levou à tiragem diária, que decorreu de domingo, 16 de outubro de 1955 a 14 de abril de 1956. No início de 1958, seu cartum teatral Sidney's Family Tree foi indicado ao Oscar. Em agosto de 1958, ele foi demitido da Terrytoons e montou seu próprio estúdio em Nova York, chamado Gene Deitch Associates, Inc., que produzia principalmente comerciais de televisão.
  • Quando o cliente Rembrandt Films prometeu financiar Munro, um curta teatral animado que Deitch queria criar, Deitch se mudou para a base da empresa em Praga, Tchecoslováquia, em outubro de 1959. Ele originalmente planejava passar apenas dez dias em Praga, mas depois de conhecer sua futura esposa , Zdena, decidiu se instalar permanentemente na cidade. Munro estreou na Tchecoslováquia em setembro de 1960 e nos EUA em 5 de outubro de 1961, como um pequeno café anterior ao Tiffany's. Ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 1961, o primeiro curta criado fora dos Estados Unidos a ser homenageado.
  • De 1960 a 1963, Deitch colaborou com Rembrandt para dirigir os desenhos de Popeye para a televisão com King Features e, de 1961 a 1962, dirigiu 13 novos shorts de Tom e Jerry para a MGM. Sendo um "homem da UPA", Deitch tinha dúvidas sobre a segunda propriedade, achando que eram "desnecessariamente violentas". No entanto, depois de ser designado para trabalhar na série, ele rapidamente percebeu que "ninguém levava [a violência] a sério", e era apenas "uma paródia de emoções humanas exageradas". Ele também chegou a ver o que considerava as "raízes bíblicas" no conflito de Tom e Jerry, semelhante a Davi e Golias, afirmando "É aí que sentimos uma conexão com esses desenhos: o rapaz pode ganhar (ou pelo menos sobreviver) para lute outro dia. "[Os críticos contemporâneos consideravam os shorts de Deitch os piores da série Tom e Jerry; Deitch disse que alguns fãs escreveram cartas positivas para ele, afirmando que seus shorts Tom e Jerry eram seus favoritos pessoais.
  • Com o produtor William L. Snyder, Deitch co-produziu e dirigiu uma série de curtas de TV de Krazy Kat para King Features de 1962 a 1964. The Bluffers, que foi baseado em uma das idéias de Deitch, também foi coproduzido por ele. Dirigiu o filme de 1966, Alice do País das Maravilhas, em Paris. Em 1966, ele trabalhou com o animador tcheco Jiří Trnka em uma adaptação para o cinema de O Hobbit. No entanto, o produtor William L. Snyder não conseguiu garantir os fundos e, para não deixar os direitos do romance expirarem, ele pediu a Deitch que produzisse uma adaptação para o cinema em 30 dias. Deitch e o ilustrador Adolf Born fizeram um filme de animação de 13 minutos, nunca destinado à distribuição; o filme foi considerado perdido por muito tempo até ser redescoberto pelo filho de Snyder e lançado no YouTube em 2012. Também em 1966, Deitch criou uma jovem aventureira em Terr'ble Tessie.
  • De 1969 até sua aposentadoria em 2008, Deitch foi o principal diretor de animação da organização Weston Woods Studios, em Connecticut, adaptando os livros infantis de figuras. Deitch adaptou 37 filmes para Weston Woods, do baterista Hoff em 1969 a Voyage e ao Bunny Planet em 2008. Seu estúdio estava localizado em Praga, perto do Barrandov Studios, onde muitos filmes importantes foram filmados. Em 2003, Deitch recebeu o prêmio Winsor McCay do Annie Awards da ASIFA-Hollywood por uma contribuição vitalícia à arte da animação.
  • Deitch conheceu sua primeira esposa, Marie, quando ambos trabalhavam na North American Aviation e se casaram em 1943. Seus três filhos, Kim, Simon e Seth Deitch, são artistas e escritores de comix underground e quadrinhos alternativos.
  • Em 1960, vários dias após chegar a Praga em outubro de 1959, Deitch conheceu Zdenka Najmanová, gerente de produção do estúdio Bratři v triku, onde trabalhava. Eles se casaram em 1964. As memórias de Deitch, Pelo amor de Praga, baseiam-se em sua experiência de ser o que ele chamou de "o único americano livre que vive e trabalha em Praga durante 30 anos da ditadura do Partido Comunista". Segundo Deitch, embora ele tenha sido seguido pelo StB e seu telefone tenha sido tocado, ele nunca teve consciência da presença deles e nunca foi interrogado nem preso.
  • Deitch morreu em Praga em 16 de abril de 2020, aos 95 anos. Pouco antes de sua morte, Deitch havia notado problemas intestinais.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui