quinta-feira, 26 de novembro de 2020

HISTÓRIA: GONÇALO RODRÍGUEZ

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Gonzalo_Rodr%C3%ADguez_(automobilista) (Wikipedia)



  • Gonzalo Rodríguez Bongoll, conhecido por Gonchi ou Gonzo (Montevidéu, 22 de janeiro de 1971 - Monterey, 11 de setembro de 1999) foi um automobilista uruguaio.
  • Começou a correr aos sete anos, no motociclismo, migrando para o kart aos 13. Foi campeão nacional em 1985, 1986 e 1989, e nessa altura competiu no Campeonato do Mundo de karting de 1988, em Valence, na França. Lá, conheceu e tornou-se amigo do brasileiro Rubens Barrichello. Eles também competiram contra outros futuros pilotos de Fórmula 1, como o italiano Giancarlo Fisichella, o dinamarquês Jan Magnussen e o escocês David Coulthard. Nessa prova fez a volta mais rápida da corrida, mas perdeu a oportunidade de ganhar, devido a uma avaria.
  • Em 1989, passa para para a Fórmula 4 uruguaia, equipada com motores Renault, e num campeonato ultra-competitivo, torna-se num dos melhores pilotos do grid, vencendo o campeonato por 2 vezes e sendo o segundo classificado por outras 2. Corre algumas provas na Fórmula 3 Sul-Americana, e torna-se, em 1991, campeão uruguaio de Turismos, um título que em tempos tinha sido alcançado pelo seu pai.
  • Em 1992, o Uruguai e a América do Sul ficariam pequenos para o talento de Gonchi, que parte para a Espanha juntamente com seu compatriota Marcelo Bresciani, disputando a Fórmula Ford local, tornando-se vice-campeão no seu ano de estreia, vencendo 2 provas. Em 1993, continua no automobilismo espanhol, desta vez na Fórmula Renault, onde fica em terceiro lugar no campeonato, com apenas uma vitória.
  • Continua na Fórmula Renault em 1994, desta vez na Inglaterra, ao contrário de Bresciani, que optou em voltar ao Uruguai por falta de dinheiro. Rodríguez repete o bom desempenho que obtivera na Espanha, ficando outra vez em terceiro lugar no campeonato, novamente com uma vitória, e conquistando o título de "Rookie do Ano" na categoria. No final do ano, aventurou-se na Fórmula 3, no GP de Macau, causando um acidente.
  • Em 1995, disputa a prestigiada Fórmula 3 britânica pela Alan Docking Racing, onde os resultados foram bons, vencendo uma corrida, em Silverstone. Continua na categoria em 1996, mas não repete as boas atuações e fica apenas em 12º lugar no campeonato. No mesmo ano, corre 6 provas na Fórmula 2, que reaproveitava antigos carros da Fórmula 3000, defendendo a equipe Edembridge Racing. Não venceu nenhuma vez, embora conquistasse o segundo lugar em três oportunidades.


Acidente de Gonçalo Rodríguez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui