terça-feira, 24 de novembro de 2020

LUTO: FERNANDO VANUCCI

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Vannucci (Wikipedia)



  • Fernando Antonio Vanucci Braz (Uberaba, 5 de março de 1951 – Barueri, 24 de novembro de 2020) foi um radialista, apresentador de televisão e jornalista brasileiro, especializado na cobertura de esportes. Morreu no dia 24 de novembro de 2020 em Barueri, na Grande São Paulo, aos 69 anos.
  • Fernando Vanucci começou a trabalhar quando tinha quinze anos, na Rádio Sociedade Triângulo Mineiro em Uberaba, onde nasceu. Em seguida, foi para a Rádio Sete Colinas, apresentando o programa Pintando o Sete. Na mesma emissora, começou a fazer carreira como repórter esportivo.
  • Aos vinte anos foi contratado pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Transferiu-se para a Rede Globo, primeiro em Minas Gerais, de 1973 até 1977, depois para a Central Globo de Jornalismo do Rio de Janeiro. Na Globo apresentou vários jornais: Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Gols do Fantástico, entre outros.
  • Foi por esta emissora que cobriu seis Copas do Mundo: 1978, na Argentina, 1982, na Espanha, 1986, no México, 1990, na Itália, 1994 (tetra campeonato) nos Estados Unidos e 1998, na França. O destaque fica para a Copa do México, onde à frente do programa Copa 1986, criou o bordão que se tornaria sua marca registrada: "Alô Você". O país vivia um momento de euforia com o Plano Cruzado do presidente Sarney, onde tudo "tinha que dar certo". Mas na Copa, o Brasil treinado pelo técnico Telê Santana foi desclassificado pela França. Após o jogo, narrando uma poesia de Affonso Romano de Sant'Anna, não conseguiu segurar as lágrimas e acabou fazendo o Brasil inteiro chorar.
  • Também na Rede Globo, ao lado de Luciano do Valle, Galvão Bueno, Léo Batista e Mylena Ciribelli, cobriu as Olimpíadas de Moscou em 1980, de Los Angeles em 1984, de Seul em 1988, de Barcelona em 1992 e de Atlanta em 1996, e foi o âncora das transmissões do Carnaval na Marquês de Sapucaí Rio de Janeiro, de 1985 até 1999.
  • Em 1998 após entrar no ar ao vivo mastigando um biscoito, foi para geladeira da emissora, de onde saiu para narrar o seu último carnaval. Em abril de 1999, após assinar contrato com a empresa de marketing esportivo Traffic, estreou no Show do Esporte da TV Bandeirantes, onde ficou até 2001, além de ter feito também a cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney (Austrália), o programa diário Esporte Agora e o Carnaval da Bahia. Em 2002, também pela TRAFFIC, esteve na Rede Record, até ser contratado em fevereiro de 2003 pela RedeTV! para narrar as provas da Fórmula Indy e apresentar o TV Esporte. O último programa acabou extinto para dar lugar ao TV Esporte Notícias, apresentado pelo próprio e pela então estreante Renata Maranhão, substituída em junho de 2004 por Cláudia Barthel.
  • Em setembro de 2004, cedeu seu lugar no jornal para Cristina Lyra. No mesmo mês trabalhou na cobertura dos Jogos Paraolímpicos de Atenas. Em novembro de 2004 passou a narrar partidas pela Superliga de Vôlei.
  • No fim de fevereiro de 2005, começou a comandar o RedeTV! Esporte, a princípio ao lado de Roberto Avallone (que ficou na apresentação do programa até abril quando foi para a Rede Bandeirantes), e atualmente com Cristina Lyra. Ele também foi apresentador do programa esportivo de debates Bola na Rede, aos domingos à noite e já fez o bloco esportivo do RedeTV! News.
  • No dia 9 de julho de 2006, Vannucci passou mal no ar enquanto apresentava o programa Bola na Rede da RedeTV!, transmitido após a final da Copa do Mundo de 2006. Segundo a direção da emissora, o mal-estar foi ocasionado pela utilização de medicamentos para tratamento de distúrbios de ansiedade. Na ocasião o programa foi cortado e o apresentador foi substituído pelo jornalista Augusto Xavier. Até então, muita gente acreditava que o apresentador teria se apresentado sob efeito de bebidas alcoólicas no seu programa.
  • Em entrevista à Revista Veja e a outros veículos de comunicação, ele explicou que tomou 4 mg do ansiolítico Lorax (lorazepam) após uma discussão familiar. Vannucci afirmou que na hora do almoço, antes da discussão, tomou duas taças de vinho, o que pode ter potencializado o efeito do calmante.
  • Outro fato que fez diferença foi a Internet. O vídeo de Vanucci grogue já foi visto mais de 500 mil vezes no site do YouTube. No entanto, foi retirado a pedido do próprio Vanucci, após ser vítima de uma brincadeira sobre esse vídeo pelos integrantes do programa Pânico na TV. Mas logo estava de volta ao site.
  • Em Novembro do mesmo ano, Vannucci foi internado após terem sido descobertos vários problemas no seu coração. Submeteu-se a um cateterismo e após, a uma angioplastia, mas recuperou-se rapidamente.
  • Em 2011, deixou a Rede TV, ao final de seu contrato e foi cuidar de sua empresa de Comunicação.
  • Em agosto de 2014, passou a fazer parte da equipe da Rede Brasil de Televisão, onde foi o editor de esportes.

"Descanse em Paz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui