sexta-feira, 9 de abril de 2021

LUTO: PRÍNCIPE PHILIP MOUNTBATTEN

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe,_Duque_de_Edimburgo (Wikipedia)

https://gshow.globo.com/Famosos/noticia/principe-philip-marido-da-rainha-elizabeth-ii-do-reino-unido-morre-aos-99-anos.ghtml (Fonte da imagem)



  • Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo GCTE • GColIH • GCA • GCC (Corfu, 10 de junho de 1921 — Windsor, 9 de abril de 2021), nascido Filipe da Grécia e Dinamarca, foi o marido da rainha Isabel II e consorte real do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos reinos da Comunidade das Nações desde 1952 até sua morte. Ele foi o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de o homem mais velho da história da família real.
  • Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, Filipe nasceu na Grécia sendo membro das famílias reais grega e dinamarquesa. Porém, ele foi expulso do país junto com seus pais enquanto ainda era um bebê, durante o Golpe de 1922. Filipe estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia, entrando na Marinha Real Britânica em 1939 aos dezoito anos. Ele começou a se corresponder no mesmo ano com a princesa Isabel, filha mais velha e herdeira do rei Jorge VI do Reino Unido. Ele serviu no Mediterrâneo e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Depois da guerra, Filipe recebeu permissão do rei para se casar com Isabel. Ele abandonou seus títulos gregos e dinamarqueses antes do anúncio oficial, abandonou a Igreja Ortodoxa Grega e converteu-se ao anglicanismo e naturalizou-se cidadão britânico, adotando o sobrenome Mountbatten a partir de seus avós maternos. Os dois se casaram no dia 20 de novembro de 1947 após cinco meses de noivado. Ao se casar, Filipe recebeu o estilo do "Sua Alteza Real" e o título de Duque de Edimburgo. Ele continuou no serviço ativo da marinha até Isabel ascender ao trono em 1952, tendo alcançado a patente de comandante.
  • Filipe e Isabel tiveram quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Filipe foi patrono de mais de oitocentas organizações e realizou diversos deveres oficiais sozinho e principalmente junto com Isabel. Ele exerceu seu papel como príncipe consorte durante 69 anos e faleceu aos 99 anos em 9 de abril de 2021, no Castelo de Windsor.
  • Filipe nasceu na vila de Mon Repos na ilha de Corfu, Grécia, no dia 10 de junho de 1921, o quinto filho e único menino do príncipe André da Grécia e Dinamarca, filho do rei Jorge I da Grécia, e da princesa Alice de Battenberg. Suas quatro irmãs mais velhas eram Margarida, Teodora, Cecília e Sofia. Ele foi batizado na Igreja Ortodoxa Grega, com seus padrinhos sendo sua avó paterna a rainha Olga e Alexander S. Kokotos, prefeito de Corfu representando toda a comunidade da ilha.
  • Seu avô materno o príncipe Luís de Batemberga, então conhecido como Luís Mountbatten, 1.º Marquês de Milford Haven, morreu em Londres pouco depois do nascimento de Filipe. Luís era um cidadão britânico naturalizado que, após uma carreira na Marinha Real Britânica, havia renunciado seus títulos germânicos e adotado o sobrenome de Mountbatten durante a Primeira Guerra Mundial. Filipe e sua mãe visitaram Londres para o funeral e logo em seguida voltaram para a Grécia, onde André tinha permanecido por estar cmandando uma divisão do exército durante a Guerra Greco-Turca.
  • A guerra seguiu mal para a Grécia, com os turcos conseguindo grandes vitórias. O rei Constantino I, tio de Filipe, foi forçado a abdicar do trono em 22 de setembro de 1922 e o novo governo militar prendeu André junto com vários outros. Georgios Hatzianestis, comandante do exército grego, e outros cinco políticos proeminentes foram executados dias depois. Acreditava-se que a vida de André estava em perigo, com Alice estando sob vigilância. Uma corte revolucionária por fim baniu o príncipe e sua família pelo restante de suas vidas em dezembro. O cruzador rápido britânico HMS Calypso evacuou a família de André do país, com Filipe, então com dezoito meses de vida, sendo carregado em um berço feito a partir de caixas de frutas. Eles foram para a França, onde se estabeleceram na comuna de Saint-Cloud perto de Paris em uma casa emprestada por sua tia, a princesa Maria Bonaparte. Por ter deixado a Grécia ainda quando bebê, Filipe tinha pouco conhecimento da língua grega.
  • Filipe começou sua educação em uma escola americana em Paris dirigida por Donald MacJannet, que descreveu o príncipe como um menino "áspero, efusivo ... mas sempre incrivelmente educado". Ele foi enviado para o Reino Unido em 1928 a fim de estudar na Escola Cheam, vivendo junto com sua avó materna a princesa Vitória de Hesse e Reno no Palácio de Kensington e com seu tio Jorge Mountbatten, 2.º Marquês de Milford Haven, na Mansão Lynden em Bray, Berkshire. Nos três anos seguintes suas quatro irmãs se casaram com nobres germânicos e foram viver na Alemanha, com sua mãe sendo colocada em um sanatório ao ser diagnosticada com esquizofrenia paranoide e seu pai indo morar em um pequeno apartamento em Monte Carlo. Pelo restante de sua infância, Filipe teve pouco contato com Alice. Ele foi enviado em 1933 para a Escola do Castelo de Salem porque tinha a "vantagem de se economizar taxas escolares" por ser propriedade de Bertoldo, Marquês de Baden e marido de sua irmã Teodora. Kurt Hahn, o fundador judeu de Salem, fugiu da Alemanha por causa da ascensão do nazismo e fundou a escola Gordonstoun na Escócia. Filipe foi para Gordonstoun após dois semestres em Salem. Sua irmã Cecília, o marido dela Jorge Donatus, Grão-Duque Herdeiro de Hesse-Darmstadt, os dois filhos meninos do casal e a mãe de Donatus a princesa Leonor de Solms-Hohensolms-Lich, morreram em 1937 em um acidente aéreo perto de Oostende, Bélgica; Filipe tinha dezesseis anos e compareceu ao funeral em Darmstadt. Seu tio o Marquês de Milford Haven morreu um ano depois de câncer.

R.I.P.

Entrevista com o Príncipe Philip

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui