https://pt.wikipedia.org/wiki/Biz_Markie (Wikipedia)
https://www.celebritynetworth.com/richest-celebrities/richest-rappers/biz-markie-net-worth/
(Fonte da imagem)
- Marcel Theo Hall (8 de abril de 1964 - 16 de julho de 2021), mais conhecido por seu nome artístico Biz Markie, foi um rapper, cantor, DJ, produtor musical, ator, comediante e escritor americano. Ele ficou mais conhecido por seu single "Just a Friend", de 1989, que se tornou um hit no Top 40 em vários países. Em 2008, "Just a Friend" alcançou o 100º lugar na lista das 100 melhores canções de hip hop de todos os tempos da VH1. Markie já foi chamado de "Príncipe Palhaço do Hip Hop".
- Markie nasceu em Manhattan, no bairro do Harlem. Ele foi criado em Long Island e se formou na Brentwood High School em 1982. Markie começou sua carreira em casas noturnas de Nova York e mais tarde ganhou reconhecimento regional por se apresentar em faculdades em Washington, D.C .; Maryland; Virgínia; e na Pensilvânia.
- Biz Markie foi entrevistado no documentário cult de 1986, Big Fun in the Big Town. Markie lançou seu álbum de estreia, Goin 'Off, em 1988, que atraiu bastante atenção, em grande parte devido ao single principal, "Make the Music with Your Mouth, Biz". O álbum também contou com os singles underground "Nobody Beats The Biz", "Vapors" e "Pickin 'Boogers".
- Em 10 de outubro de 1989, o segundo álbum de estúdio de Markie, The Biz Neverleep foi lançado pela Cold Chillin '/ Warner Bros. Records, produzido por Markie, seu primo Cool V e Paul C. O single "Just a Friend", no qual ele alterna entre rap e canto, tornou-se o single de maior sucesso de Markie, alcançando o nono lugar nas paradas da Billboard. A canção interpola a canção de 1968 "You Got What I Need" do cantor e compositor Freddie Scott, cujo acorde e melodia básicos forneceram a base para o refrão da canção. "Just a Friend" ficou em 81º lugar nas 100 Greatest One-Hit Wonders da VH1 em 2000 e, posteriormente, como número 100 nas 100 Greatest Songs of Hip Hop da VH1 em 2008. O videoclipe, dirigido por Lionel C. Martin, narra a mulher do rapper problemas.
- O terceiro álbum de estúdio de Markie, I Need a Haircut, foi lançado em 27 de agosto de 1991 pela Cold Chillin '/ Warner Bros. Records e foi produzido por Markie e seu primo Cool V. As vendas do álbum já estavam baixas quando Markie foi processado por Gilbert O'Sullivan, que afirmou que o álbum "Alone Again" trazia uma amostra não autorizada de seu hit "Alone Again (Naturally)". A afirmação de O'Sullivan foi confirmada em uma decisão histórica, Grand Upright Music, Ltd. versus Warner Bros. Records Inc., que alterou a paisagem do hip-hop, descobrindo que todas as amostras devem ser aprovadas pelo artista original antes de serem usadas. De acordo com a decisão, a Warner Bros., a empresa-mãe do Cold Chillin ', teve que tirar I Need a Haircut de circulação, e todas as empresas tiveram que liberar as amostras com os criadores das amostras antes de liberar os discos. Este desenvolvimento refletiu a crescente popularidade do hip-hop e as apostas financeiras sobre as quais os lançamentos foram definidos. Markie respondeu em 1993 com o maliciosamente intitulado All Samples Cleared !, mas sua carreira foi prejudicada pela publicidade proveniente do processo, e o registro sofreu conseqüentemente.
- Pelo restante da década, Markie ocasionalmente fez aparições na televisão, incluindo participações especiais no In Living Color (incluindo como o concorrente Damian "Foosball" Franklin no esboço recorrente do game show "The Dirty Dozens" e como Marlon Cain em "Ed Bacon: Guidance Conselheiro ") e em um comercial de rap freestyle de 1996 na MTV2. Ele também fez várias participações como convidado com os Beastie Boys em Check Your Head (1992), Ill Communication (1994), Hello Nasty (1998) e sua antologia The Sounds of Science (1999). Ele também fez um rap na música "Schizo Jam" no lançamento de Don Byron de 1998, Nu Blaxploitation (Blue Note / Capitol) e trabalhou com Canibus na primeira faixa da trilha sonora de Office Space (1999). Ele também fez um rap na faixa "So Fresh" ao lado de Slick Rick no álbum Willennium, de 1999, de Will Smith.
- Em 1996, Markie apareceu na compilação do CD da Red Hot Organization, America Is Dying Slowly, ao lado de Wu-Tang Clan, Coolio e Fat Joe, entre outros. O CD tinha como objetivo aumentar a conscientização sobre a epidemia de AIDS entre os homens afro-americanos. Em 1997, uma amostra de uma gravação de Markie apareceu na canção dos Rolling Stones "Anybody Seen My Baby?" do álbum Bridges to Babylon. Markie também se juntou a Frankie Cutlass em seu terceiro single e videoclipe intitulado "The Cypher Part 3" com alguns veteranos do Juice Crew de Marley Marl.
- Em 1999, Markie apareceu na canção de Len "Beautiful Day" em seu álbum You Can't Stop the Bum Rush, bem como no álbum Fat Comeback da Alliance Ethnik.
Thank You So Much!
R.I.P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui