domingo, 15 de agosto de 2021

HISTÓRIA: CICELY TYSON

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cicely_Tyson (Wikipedia)



  • Cicely Tyson (19 de dezembro de 1924 - 28 de janeiro de 2021) foi uma atriz, modelo e autora americana. Em uma carreira que durou mais de sete décadas, ela se tornou conhecida por retratar mulheres afro-americanas fortes. Tyson recebeu três Primetime Emmy Awards, quatro Black Reel Awards, um Screen Actors Guild Award, um Tony Award, um Oscar honorário e um Peabody Award.
  • Tendo atuado em pequenos papéis no cinema e na televisão no início de sua carreira, Tyson atraiu atenção generalizada e aclamação da crítica por sua atuação como Rebecca Morgan em Sounder (1972); ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em um Filme - Drama por seu trabalho no filme. A representação de Tyson do papel-título no filme para televisão de 1974, The Autobiography of Miss Jane Pittman, baseado no livro de Ernest J. Gaines, ganhou mais elogios; entre outros elogios, o papel lhe rendeu dois prêmios Emmy e uma indicação ao prêmio BAFTA de Melhor Atriz em Papel Principal.
  • Tyson continuou a atuar no cinema e na televisão no século 21. Em 2011, ela interpretou o papel de Constantine Jefferson no filme premiado The Help. Ela também desempenhou o papel recorrente de Ophelia Harkness na série de TV dramática legal How to Get Away With Murder desde o início do programa em 2014, pelo qual foi indicada ao Primetime Emmy Award de Melhor Atriz Convidada em Série Dramática cinco vezes.
  • Além de sua carreira nas telas, Tyson apareceu em várias produções teatrais. Ela recebeu o prêmio Vernon Rice em 1962 por sua atuação off-Broadway em Moon on a Rainbow Shawl. Tyson também estrelou como Carrie Watts na peça da Broadway The Trip to Bountiful, ganhando o Tony Award, o Outer Critics Award e o Drama Desk Award de Melhor Atriz em uma Peça em 2013. Tyson foi nomeado homenageado do Kennedy Center em 2015. Em Em novembro de 2016, Tyson recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, que é a maior homenagem civil nos Estados Unidos. Em 2020, ela foi introduzida no Television Hall of Fame.
  • Tyson nasceu no Bronx, Nova York, mas logo se mudou com sua família para o East Harlem. Ela era um dos três filhos de Fredericka (Huggins) Tyson, empregada doméstica, e William Augustine Tyson, que trabalhava como carpinteiro e pintor. Seus pais eram imigrantes de Nevis, nas Índias Ocidentais. Seu pai chegou à cidade de Nova York aos 21 anos e foi processado em Ellis Island em 4 de agosto de 1919.
  • Tyson cresceu em uma atmosfera religiosa. Ela cantou no coro e compareceu a reuniões de oração em uma igreja episcopal em East Harlem. A mãe de Tyson se opôs a que ela se tornasse atriz e não falou com ela por um tempo. Ela mudou de ideia quando viu Cicely aparecer no palco.
  • Tyson foi descoberta por um fotógrafo da revista Ebony e se tornou uma modelo de sucesso. Seu primeiro papel como atriz foi no filme Carib Gold de 1956 e ela apareceu pela primeira vez no palco na produção de Vinnette Carroll de Dark of the Moon no Harlem YMCA em 1958. Tyson teve pequenos papéis nos filmes de 1959 Odds Against Tomorrow e The Last Angry Man, como bem como a comédia de 1960, Who Was That Lady? Em 1961, ela fez sua estreia na televisão na série da NBC, Frontiers of Faith.
  • No início dos anos 1960, Tyson apareceu no elenco original do dramaturgo francês Jean Genet, The Blacks. Ela desempenhou o papel de Stephanie Virtue Secret-Rose Diop; outros membros notáveis ​​do elenco incluídos; Maya Angelou, James Earl Jones, Godfrey Cambridge, Louis Gossett Jr. e Charles Gordone. O show foi o não musical off-Broadway mais antigo da década, com 1.408 apresentações. Ela ganhou o Vernon Rice Award de 1961-1962 (mais tarde conhecido como Drama Desk Award) por sua atuação em outra produção off-Broadway, Moon on a Rainbow Shawl.
  • Tyson, que já trabalhou para uma agência de serviços sociais, foi flagrado pelo produtor David Susskind em The Blacks e em Tiger, Tiger, Burning Bright, e foi escalado para um papel na série de TV da CBS East Side / West Side (1963-1964) , jogando a secretária de um assistente social interpretado por George C. Scott. Na época, ela era o único membro regular afro-americano de um elenco de TV. O programa era conhecido por seu tratamento das questões sociais, e um de seus episódios, sobre um casal afro-americano no Harlem (interpretado por James Earl Jones e Diana Sands ), foi apagado em Atlanta e Shreveport, Louisiana.
  • Em meados da década de 1960, ela teve um papel recorrente na novela The Guiding Light. Ela apareceu com Sammy Davis Jr. no filme A Man Called Adam (1966) e estrelou a versão cinematográfica de The Comedians (1967) baseada no romance de Graham Greene. Em 1968, Tyson teve um papel de destaque em The Heart Is a Lonely Hunter

Cicely Tyson recebendo 
Oscar Honorário no Prêmio Governadores 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui