sábado, 14 de janeiro de 2017

HISTÓRIA: MARIE VON EBNER-ESCHENBACH

https://en.wikipedia.org/wiki/Marie_von_Ebner-Eschenbach (wikipedia)


  • Baroness Marie von Ebner-Eschenbach (tcheca: Marie von Ebner-Eschenbachová, alemão: Marie Freifrau von Ebner-Eschenbach, 13 de setembro de 1830 - 12 de março de 1916) foi uma escritora austríaca. Juntamente com Ferdinand von Saar - como um dos mais importantes escritores de língua alemã da última parte do século XIX.
  • Ela nasceu no castelo da família nobre Dubský Dubský (Dubský von Třebomyslice) em Zdislavice (atual República Tcheca), perto de Kroměříž na Morávia, filha de Baron (de 1843: Conde) Dubsky e sua esposa Maria, née Baroness Vockel, que Veio de um fundo protestante-saxão. Marie perdeu sua mãe na primeira infância, mas recebeu um cuidadoso treinamento intelectual de duas madrastas. Apesar de ser parte de uma família nobre que tem acesso às vastas bibliotecas de sua família, nunca foi realmente educada corretamente. Em 1848 casou-se com seu primo, o capitão austríaco e subsequente marechal de campo, Moritz von Ebner-Eschenbach. O casal residia primeiro em Viena, depois em Louka (Klosterbruck), perto de Znojmo, onde seu marido tinha uma acusação militar, e depois de 1860 novamente em Viena. O casamento não teve filhos. Marie lutou com as prioridades domésticas de uma mulher. Ela manteve um diário e escreveu cartas explicando como sua vida constantemente se sentia interrompida por causa dessas tarefas. Especula-se que Marie pode ter sofrido de histeria com base nos sintomas encontrados em todas essas entradas, incluindo dores de cabeça debilitantes e nervosismo excessivo.
  • Marie começou a dedicar-se à obra literária. Em seus esforços ela recebeu ajuda e encorajamento de Franz Grillparzer e Freiherr von Münch-Bellinghausen. Sua primeira obra publicitada foi o drama Maria Stuart na Escócia, que Philipp Eduard Devrient produziu no teatro de Karlsruhe em 1860. Em seguida veio uma tragédia em cinco atos, Marie Roland, com vários dramas de um ato: Doktor Ritter, Violetas (em alemão: Das Veilchen) e The Disconsolate One.
  • Depois desses sucessos limitados no campo do drama, ela se voltou para a narrativa. Começando com Die Prinzessin von Banalien (1872), ela retrata graficamente em Božena (Stuttgart, 1876, 4o ed. 1899) e Das Gemeindekind (Berlim, 1887, 4o ed. 1900) os arredores de sua casa Morávia, e em Lotti Uhrmacherin (Berlim, 1883, 4o ed. 1900), Zwei Comtessen (Berlim, 1885, 5o ed. 1898), Unsühnbar (1890, 5o ed. 1900) e Glaubenslos? (1893) a vida da aristocracia austríaca na cidade e no país. Muito do sucesso de Ebner-Eschenbach é acreditado para Julius Rodenberg devido à sua publicação do trabalho de Ebner-Eschenbach em seu popular periódico, Die Deutsche Rundschau.Ela também publicou Neue Erzählungen (Berlim, 1881, 3o ed. 1894), Aphorismen (Berlim, 1880, 4o ed. 1895) e Parabeln, Märchen und Gedichte (2a ed., Berlim, 1892). A elegância de estilo de Von Ebner-Eschenbach, sua sagacidade incisiva e sua magistral representação do caráter lhe dão um lugar de destaque entre as escritoras alemãs de seu tempo. Por ocasião do seu 70º aniversário a universidade de Viena conferiu-lhe o grau de doutor de filosofia, honoris causa. Uma edição de Gesammelte Schriften de Marie von Ebner-Eschenbach (Trabalhos Recolhidos) começou a aparecer em 1893 (Berlim).
  • Na vontade de Ebner-Eschenbach, nunca criando literatura e jogando por meios monetários, deixou a compensação que recebeu para ajudar outros escritores em seus próprios esforços. Ela morreu em Viena, Áustria-Hungria.
Marie Von Ebner-Eschenbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui