sábado, 22 de maio de 2021

ANIMAIS EM GERAL: HIROLA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Beatragus_hunteri (Wikipedia)

https://br.pinterest.com/pin/325877723009549301/ (Fonte da imagem)



  • O hirola (Beatragus hunteri), hartebeest de Hunter ou antílope de Hunter, é uma espécie de antílope em perigo crítico encontrada na fronteira entre o Quênia e a Somália. Eles foram descobertos pelo grande caçador e zoólogo H.C.V. Hunter em 1888. Alguns acreditam que os povos africanos da região sabiam de sua existência antes mesmo dessa "descoberta". É o único membro do gênero Beatragus. A população global de hirola é estimada em 300–500 animais e não há nenhum em cativeiro. De acordo com um documento produzido pela União Internacional para a Conservação da Natureza "a perda da hirola seria a primeira extinção de um gênero de mamífero na África continental na história da humanidade moderna".
  • A hirola é um antílope de tamanho médio, de cor castanha a castanha-amarelada com partes inferiores ligeiramente mais claras, orelhas interiores predominantemente brancas e cauda branca que se estende até aos jarretes. Tem chifres lirados muito agudos, sem pedículo basal e estriados ao longo de três quartos de seu comprimento. Conforme a hirola envelhece, sua pelagem escurece para um cinza ardósia e o número de cristas ao longo dos chifres aumenta. Hirola tem grandes glândulas suborbitais escuras usadas para marcar seus territórios e lhes dá o nome de "antílope de quatro olhos". Eles têm óculos brancos ao redor dos olhos e uma divisa branca invertida correndo entre os olhos. Os chifres, cascos, úberes, narinas, lábios e pontas das orelhas são pretos. Machos e fêmeas são parecidos, embora os machos sejam ligeiramente maiores, com chifres mais grossos e pelagem mais escura.
  • Várias fontes registraram medições precisas de hirola em cativeiro e selvagem. Os seguintes são valores máximos e mínimos retirados de todas as fontes: altura no ombro: 99-125 cm, peso corporal: 73-118 kg, comprimento da cabeça e do corpo: 120-200 cm, comprimento do chifre: 44-72 cm, extensão do chifre (maior largura externa): 15–32 cm, comprimento da cauda: 30–45 cm, comprimento da orelha: 19 cm. Não é declarado se o comprimento do chifre foi medido diretamente da base à ponta ou ao longo da curva do chifre. Não há dados sobre quanto tempo os hirolas vivem na natureza, mas em cativeiro eles vivem por 15 anos.
  • As autoridades concordam que a hirola pertence à subfamília Alcelaphinae dentro da família Bovidae, mas tem havido um debate sobre o gênero em que deve ser colocada. O Alcelaphinae contém hartebeest, gnu e topi, korrigum, bontebok, blesbok, tiang e tsessebe.
  • Quando foi descrito pela primeira vez, o hirola recebeu o nome comum de hartebeest do Hunter. Apesar disso, foi colocado no gênero Damaliscus com o topi e recebeu o nome científico de Damaliscus hunteri. Teorias mais recentes classificaram-no como uma subespécie do topi (Damaliscus lunatus hunteri) ou o colocaram dentro de seu próprio gênero como Beatragus hunteri.
  • Análises genéticas recentes no DNA cariotípico e mitocondrial sustentam a teoria de que a hirola é distinta do topi e deve ser colocada em seu próprio gênero. Eles também indicam que a hirola está de fato mais intimamente relacionada com Alcelaphus do que com Damaliscus. Colocar a hirola em seu próprio gênero é posteriormente apoiado por observações comportamentais. Nem Alcelaphus nem Damaliscus se envolvem em flehmen, onde o macho prova a urina da fêmea para determinar o estro. Eles são os únicos gêneros de bovinos que perderam esse comportamento. Hirola ainda se envolve em flehmen, embora seja menos óbvio do que em outras espécies. O gênero Beatragus se originou há cerca de 3,1 milhões de anos e já foi difundido com fósseis encontrados na Etiópia, Djibouti, Tanzânia e África do Sul.

Hirola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui