sábado, 8 de maio de 2021

LUTO: CASSIANO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiano (Wikipedia)

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/05/07/autor-de-primavera-cassiano-morre-de-covid-no-rio.ghtml (Fonte da imagem)



  • Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, 16 de setembro de 1943 — Rio de Janeiro, 7 de maio de 2021), mais conhecido apenas como Cassiano, foi um cantor, compositor e guitarrista brasileiro. Precursor da música soul no Brasil, com influências que vão desde o rhythm and blues de Otis Redding, o soul de Stevie Wonder e outros, bem como o samba-canção de Lupicínio Rodrigues. Devido ao comportamento controverso, assim como o do amigo Tim Maia, ambos se auto-intitulavam músicos doidões. Entre seus sucessos destacam-se "A Lua e Eu" e "Coleção", na sua voz, "Primavera (Vai Chuva)" e "Eu Amo Você", gravadas por Tim Maia, "Mister Samba", na voz de Alcione, e "Morena", interpretada por Gilberto Gil.
  • Nascido na Paraíba, viveu pouco tempo no estado sendo que uma das poucas lembranças que tem dessa época é a amizade que seu pai tinha com Jackson do Pandeiro. No fim da década de 1940 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro e trabalhou como assistente de pedreiro. Foi nessa época que aprendeu com o pai os primeiros acordes de bandolim e violão.
  • Iniciou a carreira aos 21 anos, tocando violão no "Bossa Trio", que daria origem ao grupo vocal Os Diagonais - formado inicialmente por Cassiano, Camarão (seu irmão) e Amaro - com quem viajou por cidades mineiras e baianas e tocou na noite do Rio e de São Paulo ao longo da década de 1960. Em 1969, o grupo gravou alguns compactos pela CBS e Cassiano viria a se tornar conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael, "Eu Amo Você" e "Primavera (Vai Chuva)", e elas logo se tornaram sucessos naquele ano.
  • No ano seguinte, o grupo consegue gravar um disco pela RCA, Cada um na Sua, no qual estavam incluidas "Não Dá pra Entender" e "Clarimunda", ambas de sua autoria. No mesmo ano, sai em carreira solo e lança seu primeiro LP, também pela RCA, Imagem e Som. Neste LP, interpretou "Ela Mandou Esperar" e "Tenho Dito", ambas em parceria com Tim Maia, e, ainda, "Primavera (Vai Chuva)" e "Uma Lágrima".
  • No ano de 1973, pela gravadora Odeon, lançou Apresentamos o nosso Cassiano, disco no qual interpretou dez composições de sua autoria, entre elas "Cedo ou Tarde" (em parceria com Suzana), "Me Chame Atenção" (composta com Renato Britto) e "Castiçal". Como cantor e intérprete, fez sucesso em 1976 com "A Lua e Eu" (em parceria com Paulo Zdanowski), tema da novela O Grito, da Rede Globo, gravada no LP Cuban Soul. No ano seguinte, obteve novamente notoriedade com a música "Coleção" (também com Paulo Zdanowski), incluída na trilha sonora da novela Locomotivas, também da Globo. No ano de 1978, foi obrigado a retirar um pulmão por motivos de saúde, sendo, então, obrigado a abandonar a carreira de intérprete. Cassiano, porém, prosseguiu compondo.
  • Em 1988, Cláudio Zoli gravou "Não Dá pra Entender" (em parceria com Cláudio Zoli e Ronaldo Santos). No ano de 1991, participou do songbook de Noel Rosa, editado pela Lumiar, e lançou o disco Cedo ou Tarde, que contou com as participações de Ed Motta, Djavan, Marisa Monte, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Karla Sabah e Cláudio Zoli, acompanhados pela sua banda Dancing Club, formada por Cassiano na guitarra, Silvio da Costa na bateria, Jomar no baixo, Cássia Maria no piano e Júlio Gamarra na percussão. Nesse LP, além de sucessos antigos regravados, constam também novas composições, com destaque para "Know-how".

A história de Cassiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui